TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Textos-Base: O que é lugar de Fala?

Por:   •  10/12/2018  •  Artigo  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Questão de Gênero no Brasil Aluno : Michael Martins Dos Santos

Preciosa: Uma História de Esperança

Textos-Base: O que é lugar de Fala? por Djamila Ribeiro. A Interseccionalidade na Discriminação de Raça e Gênero por Kimberle Crenshaw.

O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme “Preciosa: Uma história de Esperança” sob uma perspectiva feminista, tendo como foco principal a história de Cairicee “Preciosa” Jones.

Preciosa é uma jovem mulher negra, cuja a vida é retratada numa aquarela de luta e sofrimento. A luta, por tratar-se de um sujeito que em nossa sociedade capitalista, vive para tal atividade : A mulher Negra ou ‘’o outro do outro’’. Vitimada por constantes formas de opressão e abusos, inclusive no próprio seio familiar, Preciosa levanta-se de cada queda dando valiosas lições de esperança e resistência em resposta, o que culminou para que o Drama lançado em 2009, produzido e dirigido por Lee Daniels e estrelado por Gabourey Sidibe, concorresse em cinco categorias do Oscar, sendo vencedor de duas: melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante para a atriz Mo’Nique.

Tendo como cenário a cidade de Nova York, no ano de 1987, a história de Cairicee é retradada inicialmente pela imagem da jovem sendo suspensa do colégio, após engravidar pela segunda vez. Aos 16 anos, a jovem possui dificuldade de acompanhar o conteúdo, e no que tange a ler e escrever.

Conforme desvelada sua rotina,percebe-se que o filho que carrega no ventre é de seu próprio pai, de quem sofre abusos desde a infância e com quem já tem uma filha de quatro anos, portadora de Síndrome de Down. A criança mora junto a avó, e foi apelidada pela mesma de ''Mongo''.

Mary, mãe de Preciosa, nutre uma relação conturbada com a filha, culpabilizando-a pelas violências às quais fora submetida, por acreditar que a mesma fora responsável por ter ''seduzido seu marido'' e expondo-a a humilhações diárias.

Para além de crescer num ambiente hostil e sem amor, por ser negra,mãe adolescente, pobre e acima do peso, a jovem é alvo de bullying constante também por parte de colegas e desconhecidos, de modo que sua dificuldade com relação aos estudos explica-se por sua dificuldade de inserção no ambiente, que insistia em lhe reservar apenas um canto isolado no fundo da sala.

Encaminhada a uma escola especial,conhece a professora Rain que a ensina a ler, escrever e toma conhecimento de sua história de vida, marcada por experiências traumáticas que de pronto lhe comovem. Ao conseguir interagir, trocando experiências,Preciosa junta forças para que possa enfrentar suas dificuldades.

Ainda vitimada por constantes agressões em casa, Preciosa é abrigada por Sra. Rain em seu lar, onde vive com a esposa.

O Final do filme, infelizmente, não nos reserva uma Preciosa famosa e amada por todos, mas, nos demonstra que sua incessante luta por sobrevivência continua. Mary Jones procura a filha em um emocionante momento no qual conta que seu pai faleceu em decorrência de AIDS, e que ela também é portadora do vírus, estando prestes a morrer.

Preciosa entra em desespero, e ao realizar um exame descobre que também é portadora do vírus, e precisa mais uma vez achar uma maneira de recomeçar e deixar uma vida com oportunidades para seu filho que acaba de nascer. Notoriamente mais empoderada e fortalecida, capaz de dar os primeiros passos para uma nova vida, segue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com