TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO BASE: NOVO PADRÃO AGRÍCOLA BRASILEIRO: DO COMPLEXO RURAL AOS COMPLEXOS AGROINDÚSTRIAS

Por:   •  13/3/2019  •  Resenha  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO BASE: NOVO PADRÃO AGRÍCOLA BRASILEIRO: DO COMPLEXO RURAL AOS COMPLEXOS AGROINDÚSTRIAS

O texto inicia falando sobre os conceitos de industrialização, modernização e de complexos agroindústrias, e que muitas vezes são utilizados como sinônimos, entretanto, não são. A modernização se estende basicamente da mudança na base técnica da produção agrícola, podendo ser com a introdução de máquinas na agricultura, elementos químicos, mudanças de ferramentas entre outros. A industrialização na agricultura envolve um pensando de que a agricultura está se tornando parecida com a indústria em relação ao seu meio de produção. E, os complexos agroindustriais são vários complexos que se constituem ao mesmo período em que a atividade agrícola se especializa continuamente.

Existiam três transformações que diferenciam a modernização da agricultura do processo de industrialização. A primeira seria mudar as relações de trabalho, onde antes um só fazia todo o processo e agora havia uma coletividade de todos os colaboradores, e que cada um destes, se especificava em uma área. A segunda foi à mecanização onde as atividades passam a ser mecanizadas não mais em função da substituição da força física, e sim, como exemplo, a substituição da habilidade manual. E a terceira é a internalização dos setores produtores de insumos, maquinas e equipamentos para a agricultura.

A crise do complexo rural foi de 1850 a 1945 e se desencadeou pelo fato da transição para o trabalho livre, a partir da suspensão efetiva do tráfico negreiro. Com isso, formou-se um novo completo que era o cafeeiro, e que com o tempo, foi-se separando algumas atividades desse novo setor, assim quebrando ainda mais o complexo rural, começando a formar um setor independente dos mesmos, cultivando animais e alimentos para abastecimento das vilas e cidades que estavam se formando. Também nessa época houve o auge do setor cafeeiro até a grande crise dele. As atividades tipicamente urbanas começaram a emergir e aumentar, onde foram criadas maquinas e equipamentos agrícolas fora das fazendas cafeeiras. E, que com o tempo, chega à fase de integração dos mercados nacionais e a implantação dos setores de produtores de insumos, maquinas e equipamentos para a agricultura brasileira, iniciando assim a sua própria industrialização.

A modernização da Agricultura se deu a partir do processo de importações de tratores e fertilizantes no esforço de aumentar a produtividade, pois se tinha um elevado consumo intermediário na agricultura naquele período, e com isso dependiam extremamente do mercado externo. Esse consumo intermediário era o valor de todos os insumos que entram no processo de produção, exceto a força de trabalho. Assim, fazendo com que a atividade dependa cada vez mais de compras para poder efetivar-se.

E, a industrialização da agricultura que foi a partir de 1965, é o momento em que as indústrias passam a comandar a direção, as formas e ritmos da mudança na base técnica agrícola. E com isso houve a constituição e consolidação dos complexos agroindústrias, onde a partir da sua constituição o desenvolvimento da agricultura passa a depender da dinâmica da industria, assim, não sendo mais uma dinâmica geral e sim várias dinâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com