TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO CONCEITO DE GÊNEROS

Projeto de pesquisa: TEXTO CONCEITO DE GÊNEROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

KELLY MAYRA DE SOUZA BELLATO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

Vitoria

07/10/2013

KELLY MAYRA DE SOUZA BELLATO

CONCEITO DE GÊNERO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Organização do Trabalho Pedagogico nos anos iniciais do Ensino Fundamental,Reflexão e Pesquisa,Ensino da Lingua Portuguêsa,Ensino de Educação Fisica Escolar Seminarios VI

Orientadores:Profs:Sandra Ranpazzo,Marilzete Steinle,Juliana Fogaça Sanches Simm, Suhellem Lee.

Vitoria

07/10/2013

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................4

2 CONCEITO DE GENERO TEXTUAL ..................................................................5

2.1 COCEITOS.........................................................................................................5

3 TIPOS DE GÊNEROS DO NARRAR ................................................................6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................9

4

Introdução

Uma das preocupações atuais no Ensino de Língua Materna refere-se ao desenvolvimento das habilidades de uso da leitura e da escrita nas atividades sociais. Em outras palavras, a maioria dos educadores Já se concientizaram da importância de letrar os alunos e reconhece que o letramento é viabilizado através

do uso de diversos gêneros textuais na sala de aula.

O trabalho com os gêneros textuais permite que os alunos tenham contato com os diversos textos que circulam na sociedade e, dessa forma, dar-lhes a oportunidade de utilizar e vivenciar o conhecimento da escrita e, de fato, se apropriar da linguagem.

Nas classes de alfabetização compreende-se a importância do letramento aliado ao processo de aquisição do código escrito e, para tanto, empregam-se os gêneros textuais como ferramentas para a promoção dessa habilidade.

Os gêneros textuais caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas; cognitivas e institucionais, do que por suas peculiaridades linguisticas e estruturais. Este trabalho trás estudos sobre três gêneros textuais relacionados aos meios de comunicação e analisa-os em sua funcionalidade, apontando aspectos de interesse do educador e do educando.

5

Conceito de genero textual

Gêneros Textuais ou Gênero de Textos se referem a diferentes formas de expressão textual como, por exemplo, poesias, crônicas, contos, prosa, narrativa etc. São formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais típicas e em domínios discursivos específicos, ou seja, como práticas sócias históricas, se constituem como ações para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

Segundo Bakhtin gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social, Os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua, são textos que se realizam por uma ou mais de uma razão, em uma determinada situação comunicativa, um contexto para promover uma interação específica.

Sempre que nos expressamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando.

Conceitos:

Sempre que nos manifestamos linguisticamente, ou fazemos por meio de textos este sempre se realiza através de um gênero textual, cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o

Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana, eles existem como mecanismo de organização das atividades

6

sociocomunicativas do dia a dia, assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Tomando como base, o conceito de gênero textual apresentado por Bakthin (1997). Segundo ele, os gêneros textuais são formas relativamente estáveis de enunciados que se definem por aspectos relacionados ao conteúdo, à composição estrutural e aos traços lingüísticos, extremamente ligados aos contextos, condições e finalidades, nos quais estão inseridos. É por esta dependência com relação ao contexto que eles são historicamente variáveis, assim, a imensa diversidade de gêneros é que forma a língua.

Para a Lingüística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Tipos de gêneros do narrar:

Representando os principais gêneros narrativos, temos:

O romance: Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários personagens, onde vários conflitos estão ligados a um conflito principal, formando desta forma o que chamamos de enredo.

A novela: Os episódios são realizados de forma ininterrupta e dinâmica. Os espaços são bem delimitados e o enredo colabora para o desfecho da narrativa e para a resolução de variados conflitos

O conto: Caracteriza-se por uma narrativa curta, envolvendo poucos personagenspersonagens, onde o enredo gira em torno de apenas um conflito que se resolve em pouco tempo.

A crônica: Compõe-se de um texto curto, retratando fatos corriqueiros ligados à vida cotidiana, envolvendo aspectos políticos, esportivos ou artísticos.

7

Estruturalmente é redigida de forma livre e pessoal.

A fábula – Composta por personagens animais, possui um cunho pedagógico, visando transmitir noções relacionadas à moral e à ética humana. Sua estrutura é simples e de curta duração.

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal e abrangem principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. Ou seja, linguagem é a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos, com isso a linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.

A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos, onde há comunicação, há linguagem. E a linguagem corporal é de suma importância para comunicação entre aluno e professor, pois possibilita a interação ente ambos, sendo o corpo um grande aliado na transmissão do conhecimento

A linguagem corporal é um método de expressão inerente ao ser humano, os seus gestos, quando bem observados, são capazes de revelar todo o pensamento e idéias, que por qualquer motivo não são expressa com palavras, por isso e tão importante a linguagem corporal na comunicação com o aluno, pois nos ensina a ver o que eles não falam, mas querem que saibamos.

Essa linguagem pode ser reconhecida através de várias formas, podemos usar inúmeros tipos de linguagens para explorar a linguagem corporal e estabelecermos atos de comunicação, como a expressão facial do corpo, o tom de voz, o controle voluntário ou involuntário dos movimentos, sinais, gestos que podem ser de vários tipos, como gesto manipulador, indicando ansiedade ou desconforto físico, gesto ilustrador, dedo apontando para algo, polegar para cima, informando

8

que está tudo ok. Ou seja, quando se conversa com a pessoa através da linguagem corporal podemos detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Com isso podemos usar vários tipos de atividades para explorar a linguagem corporal como, por exemplo: Jogos de exercícios, Jogos corporais Jogos com materiais concretos, brincadeira com o corpo e muitas outras.

Essas atividades de expressão corporal leva a criança a encontrar soluções para os problemas propostos, trabalhando o aprendizado de forma interdisciplinar e de forma lúdica;

Relaxa as crianças, proporcionando momentos de afetividade entre o grupo e desenvolve nas crianças habilidades motoras, equilíbrios, sensorial, ajudando as crianças a conviver com sentimentos de frustrações, ansiedade e realizações, Incentiva as crianças a enfrentar desafios motores, como pular, rodar, dançar, etc.;

O ensino aprendizagem na perspectiva dos gêneros e da linguagem corporal se torna bem mais eficaz na educação uma vez que colocamos as crianças diante de uma verdadeira diversidade textual, conto de fada, fabula, receitas, história em quadrinhos, poemas, par lendas, trava língua, resumos e entre tantos outros.

Dessa forma as crianças não apenas produzirão historias, elas produzirão tex- tos que circulam socialmente que possuem um rosto definido, função e intencio –nalidade, é esse e o propósito que precisamos alcançar na educação

9

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho enfoca a importância dos gêneros textuais no ensino da leitura , trás assuntos significativos no processo de ensino da língua portuguesa na atualidade. Seu entendimento torna-se mais claro devido a variedades de elementos que se complementam para formar um todo com com significação.

O trabalho pesquisa e investiga aquilo que é proposto no nosso dia a dia,as-sim como o aluno que deve estar preparado para comunicar-se com eficácia por tanto, os alunos e professores precisam pesquisar e estudar as didiversas formas de gêneros textuais escritos e lidos para participarem das diversas formas de interação social, quer sejam no seu dia a dia com outras pessoas ou até mesmo pela internet como são alguns casos.

10

REFERENCIAS

http://wikipedia.org/wiki/generos_de_textos

http://linguagemcorporal.net.br

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal

. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.261-305

BRONCKART. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo

Sócio discursivo. São Paulo: Educ, 1999.

GREGOLIN, M.R.V. Lingüística textual e ensino da língua: construindo a

textualidade na escola. Campinas: Unicamp, 2001.

MACHADO, A.R. Gênero de textos, heterogeneidade textual e questões didáticas.

Abralin, 1998, nº 23.

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In;

Gêneros

Textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003, p. 20-36

MARTIN, J.R. O conhecimento de gêneros textuais e a formação do profissional da

linguagem.

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. “Gramática metódica da língua portuguesa”. São Paulo (SP, Brasil): Saraiva 2005.

BAKTHIN, Mikail. Estética da Criação Verbal. Martins Fontes: SP, 2003.

CRISTÓVÂO, V.L.L.; NASCIMENTO, E.L. Gêneros Textuais e ensino: contribuições do interacionismo sócio-discursivo. In KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 2ª ed. Lucerna: Rio de Janeiro, 2006.

MATÊNCIO, M.L. M; Leitura, produção de textos e a escola: Reflexões sobre o processo de letramento. Campinas. São Paulo, Mercado de letras, 2000.

SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, nº11. 5-17. 1999.

...

Baixar como  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »