TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG ED XI

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

TG – ED XI

Aluno: Alexandre Guedes da Silva

RA – 1113337

Polo São Joaquim da Barra - SP

        Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as

duas charges, responda:

        a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos

e cada charge?

        Os textos falam sobre os problemas sociais, como infraestrutura, meio ambiente, distribuição de renda. Mostra como a economia influencia toda organização política de um país, e como a gestão pública quando não leva em consideração esta influencia deixa sua população sofrer com falta de necessidades básicas .

        b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

        Sim, Pois os textos mostram como deve ser a gestão pública e econômica de um país que é a causa de uma administração boa ou má, já nas charges vemos a imagem de uma gestão ineficiente, onde o povo sofre com o esquecimento do poder público, que a consequência do que não foi feito de forma correta.

        c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

        Globalização comercial – Falta de necessidades básicas, as pessoas sofrem com a miséria, a falta de alimentos.

        Globalização produtiva – As pessoas não têm acesso ao emprego, falta de direitos trabalhistas.

        Globalização financeira – Falta de distribuição de renda com qualidade, e intervenção do governo na economia é ineficiente.

        Globalização tecnológica – Falta de acesso a tecnologia pela população, mesmo nos dias atuais onde tudo é digital.

        d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

        Em um mundo globalizado, as relações internacionais podem auxiliar o acesso a tecnologia, pois toda inovação que é feita no campo tecnológico em pouco tempo pode ser acessado por qualquer pessoa, pode auxiliar o acesso ao emprego, pois, quando uma multinacional instala em um país menos desenvolvido, ela trás consigo varias oportunidades de emprego, pode auxiliar na distribuição de renda, pois o trabalhador com seu salário vai gerar renda para a economia. Porém também pode atrapalhar pois se o governo não regulamentar políticas que defendam o trabalhador e a economia do país, o trabalhador mal poderá se sustentar com o pouco que receber, e ainda a maior parte dos lucros das multinacionais irão para suas matrizes, deixando a economia estagnada, e sem renda dificilmente o povo terá acesso a tecnologia.

        e) Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar

necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

        Situação de estagnação da economia: que afetam países centrais e de periferia com baixo crescimento econômico. As causas esta segundo o autor em um sistema mal estruturado. Também não foi considerado problemas ecológicos.

        Deterioração das condições sociais de vastas regiões da periferia capitalista: a dependência financeira, exploração, o estado de submissão de países da periferia, impedem o investimento no bem-estar social. Grande parte das riquezas produzidas nesses países tem como destino países centrais capitalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com