TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Unip Questão Proposta

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

A. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

O Artigo cientifico de Francisco Luiz Corsi: trata o assunto sobre a globalização da economia e dos meios de produção, com conceitos neoliberais. Fala sobre o alto preço que países subdesenvolvidos pagam para se desenvolverem industrialmente.

Manchete do jornal: fala das políticas econômicas adotadas pela presidente Dilma Rousseff para controlar a inflação, o câmbio para diminuir juros facilitando investimentos nas indústrias de bens de consumo duráveis, mantendo o mercado aquecido e gerando empregos.

Charge 1. Trata da omissão social e econômica, por falta de investimentos em projetos sociais aumenta a desigualdade entre ricos e pobres.

Charge 2: é uma sátira a inclusão digital, promovida pelo governo que mostra a exclusão tecnológica e digital e educacional. Aonde os indivíduos por não conseguirem acesso as novas tecnologias acabam sendo marginalizados, desempregados e com poder aquisitivo cada vez menor.

B. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim. Pois, as decisões tomadas pelo governo, tanto podem diminuir as necessidades sociais como agravá-las, e nas charges ficam evidentes as feridas sociais causadas pelas políticas públicas, ou seja, a formulação de uma política pública é voltada para responder a diversas demandas da sociedade como: educação, saúde, assistência social, segurança, entre outras, na forma de garantir, através de um organismo legal, a realização destas ações, visando sempre ao melhor para todos.

C. Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Produtiva: Incentivos à produção industrial de bens de consumo duráveis. No mercado mundial, os países subdesenvolvidos tem sua mão de obra barata e seus recursos naturais são explorados. Econômica: Segue conceitos capitalistas neoliberais. Que não respeitam as leis trabalhistas, o estado intervém muito pouco, o que ocasiona falta de investimentos em projetos sociais que dão origem a gerações de miseráveis, sem perspectivas no futuro. Tecnológicas: falta de educação, falta de conhecimento e acesso as novas tecnologias, é a causa de muito desempregado entre as pessoas que vivem à margem da sociedade globalizada.

Comercial: Voltado para pessoas que tem condições de adquirir bens duráveis, com maior margem de lucro, e para exportação. No cenário mundial a competitividade industrial de países subdesenvolvidos é dificultada pela frágil economia e pela sua condição de submissão em relação aos países centrais.

D. De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

Atrapalham, pois para investir na industrialização e tecnologias países subdesenvolvidos tem que adquirir empréstimos, a juros autos, e as condições impostas são os conceitos neoliberais que entre outras coisas desregulamenta leis trabalhistas, interfere na soberania do estado, exige mínima intervenção do estado em políticas sociais. As empresas multinacionais buscam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com