TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE ORÇAMENTOS UTILIZADOS NO MEIO CORPORATIVO

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

LUIZ ANTONIO ZAN

TIPOS DE ORÇAMENTOS UTILIZADOS NO MEIO CORPORATIVO

SANTOS

2020

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

LUIZ ANTONIO ZAN

TIPOS DE ORÇAMENTOS UTILIZADOS NO MEIO CORPORATIVO

Trabalho apresentado ao curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças, Auditoria e Controladoria, como requisito para obtenção de nota para conclusão da disciplina de Orçamento e Controle

Santos

2020

TIPOS DE ORÇAMENTOS UTILIZADOS NO MEIO CORPORATIVO

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo abordar os diversos tipos de orçamento empresarial, bem como suas origens, objetivos e aplicabilidade. Os tipos de orçamentos são: Orçamento Operacional, Orçamento Estático, Orçamento Flexível (ou Variável), Orçamento Contínuo (ou Rolling), Orçamento Beyond Budget, Orçamento Ajustado, Orçamento Base Zero (OBZ), Orçamento Incremental, Orçamento Baseado em Atividades e Orçamento do Planejamento Estratégico.

O orçamento empresarial ganhou destaque entre os anos 1950 e 1960, quando empresas fortes no mercado começaram a utilizar o orçamento em suas operações e com isso se expandiu mundialmente.

As principais etapas para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são: planejamento de vendas, planejamento de produção ou fabricação, planejamento dos custos de matéria-prima, dos custos de mão-de-obra direta, dos custos indiretos de fabricação, das despesas de vendas e administrativas e projeção dos financeiros.

Desta forma, fica evidente a necessidade de um orçamento em todas as empresas e organizações, pois dele será indicado sobre a sobrevivência do negócio. O planejamento é um processo construtivo onde qualquer negócio, qualquer estabelecimento deve-se adequar nesse processo

Palavras-Chave: Orçamento, Planejamento, Empresa, Negócio, Gestores

TIPOS DE ORÇAMENTOS UTILIZADOS NO MEIO CORPORATIVO

SUMÁRIO

1.        Orçamento Operacional        5

2.        Orçamento Estático        5

3.        Orçamento Flexível (ou Variável)        6

4.        Orçamento Contínuo (ou Rolling)        7

5.        Orçamento Beyond Budget        7

6.        Orçamento Ajustado        8

7.        Orçamento Base Zero (OBZ)        9

8.        Orçamento Incremental        10

9.        Orçamento Baseado em Atividades        10

10.        Orçamento do Planejamento Estratégico        11

TIPOS DE ORÇAMENTOS UTILIZADOS NO MEIO CORPORATIVO

  1. Orçamento Operacional

Envolve todo o plano de operações da empresa, que passa por vendas, produção, necessidade de matérias-primas, mão de obra direta e indireta, estoques, capacidade de produção e de logística, despesas departamentais, etc. Consiste em orçamentos relacionados com as operações do dia- dia da empresa.

A base principal para este estudo este centrado na definição das vendas. Pois, a partir dela é que se define todas as demais variáveis. Para elaborar uma boa base de vendas, é necessário observar diversos aspectos, internos e externos:

- Internos: Deve se ter a absoluta noção da capacidade produtiva, de mão de obra, disponibilidade de matéria prima, capacidade logística para distribuir os volumes pretendidos, dentre outros.

- Externos: Observar a demanda estimada de mercado, a concorrência, avaliando suas forças e fraquezas (swot é uma ferramenta primordial para esta análise), projeção dos diversos cenários, tais como econômico, político, sazonal, dentre outros.

Este tipo de orçamento pode ser aplicado em qualquer segmento de negócio, pois pode-se prever a dinâmica futura de todos os processos da empresa.

  1. Orçamento Estático

O orçamento estático ou orçamento original, como também é conhecido, consiste na elaboração orçamentária a partia da fixação de um determinado volume de vendas para o exercício. Com base nessa premissa, são determinadas as projeções dos demais processos e departamentos da empresa.

Este orçamento não é influenciado pelas tendências externas quanto ao que já foi definido. Ou seja, mesmo com alterações nas tendências internas ou externas, não é permitida a sua alteração durante o processo de execução do exercício.

É indicado para resultados de uma só atividade. Isso, porque não aceita mudanças. A estabilidade desse tipo de orçamento ocorre para que ele possa prever e identificar desvios no planejamento e assim, conseguir tomar decisões de correção rápidas, assertivas e alternativas. Também, para definir gratificações e comissões dos gestores.

É um orçamento, normalmente, aplicado nas funções administrativas em pequenas empresas, com gestão centralizadora

  1. Orçamento Flexível (ou Variável)

O orçamento flexível é uma modalidade de orçamento empresarial que considera de forma mais atenta os custos variáveis de uma empresa. Na realidade, de forma mais livre, pode-se dizer que a prática do orçamento flexível considera quase tudo como custo variável. As peças orçamentárias não mais são fixadas com base em uma estimativa pré-determinada de produção ou vendas. Agora, admite-se uma variação dos recursos disponibilizados para custos, despesas e investimentos conforme a variação dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com