TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE TEXTOS E DE TRABALHO ACADÊMICOS

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TECNOLOGICO FEDEREAL DO PARANA

CURSO TECNOLOGICO EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

MARCOS ANTONIO DA SILVA

TIPOS DE TEXTOS E DE TRABALHO ACADÊMICOS

TRABALHO ACADÊMICO

MEDIANEIRA

2016

MARCOS ANTONIO DA SILVA

TIPOS DE TEXTO E TIPOS         TRABALHOS ACADÊMICOS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito de avaliação de disciplina  Metodologia da Pesquisa do Curso de Manutenção Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professora: Kátia Simonetto

MEDIANEIRA

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2 TIPOS DE TEXTOS..........................................................................................5

2.1 DESCRIÇÃO..................................................................................................5

2.2 RESUMO.......................................................................................................6

2.3 RESENHA......................................................................................................6

2.4 TEXTO ARGUMENTATIVO...........................................................................7

3 TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS .......................................................8

3.1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO..................................................8

3.2 DISSERTAÇÃO..............................................................................................9

3.3 TESE.............................................................................................................10

3.4 ARTIGO CIENTÍFICO..................................................................................10                                            4 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................12

REFERÊNCIAS..................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico visa apresentar os tipos de textos e os tipos de trabalhos acadêmicos.

Mostra as diversas formas mais apropriadas de realizar um trabalho de determinada situação em situação em que o acadêmico se encontra, seja curso técnico, graduação, pós graduação, mestrado e doutorado, e também nos momentos certo onde se deve fazer sem muitas formalidade, como trabalhos comuns realizado na própria sala de aula, ou com todas as normas da normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como os TCCS, MANOGRAFIA etc...

O conhecimento do textos o aluno sente maior segurança e fazem uma escolha adequada no momento de produzir seu trabalho.

Sendo assim, e muito importante ressaltar os diferentes tipos de textos e trabalhos acadêmicos para facilitar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos.


2 TIPOS DE TEXTOS

Segundo Duarte existe três tipos textuais, Descrição, Dissertação e Narração. “Um texto narrativo caracteriza-se pelo relato acerca de um determinado acontecimento, contando com a participação de alguns elementos primordiais, como, narrador, personagens, espaço, dentre outros.” 
           O texto descritivo é caracterizado por características pertinentes a um animal, objeto, lugar, pessoa, acontecimento, um fato, e muitos outros. E o dissertativo, refere-se à “exposição de ideias com base em argumentos convincentes e verdadeiros a respeito de um determinado assunto.”

2.1 DESCRIÇÃO

Figurando-se na modalidade escrita, o texto descritivo, tem particularidades tais como: linguagem precisa e clara, ideias coerentes e coesas, “distribuídas em uma sequência linear em que o discurso condiciona o leitor a adquirir uma visão mediante o objeto descrito.” (DUARTE).
        A mesma autora nos descreve que o texto descritivo possui características peculiares a um determinado ser, um filme, lugar, objeto,uma obra de arte, dentre outros. Considera-se que a observação se relaciona aos cinco sentidos (olfato, visão, paladar, tato e audição), que transforma o objeto captado em palavras e imagens.
Ela ainda nos relata que

(...) pode-se dizer que se trata de uma fotografia verbalizada, na qual a riqueza de detalhes, retratadas de forma minuciosa destaca-se como fator de extrema relevância. Na medida em que o emissor os revela, automaticamente vai se instaurando um clima de interatividade com leitor, materializando-se como uma espécie de representação mental acerca do que é representado.

2.2 RESUMO

Segundo o site http://www.significados.com.br/resumo/ “resumo é uma exposição abreviada de um acontecimentoobra literária ou artística.” É o ato de resumir através de um sumário ou uma síntese.

Ainda o mesmo site nos diz que fazer uma sinopse que também é uma palavra usada para resumo é “apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc”. Para a elaboração de uma sinopse exige interpretação e analise do conteúdo para transmitir as ideias mais importantes. Um resumo pode ser informativo, indicativo ou crítico.

A realização de um resumo desenvolve no aluno a capacidade de síntese, na clareza e objetividade.

“Resumo é sinônimo de "recapitulação", quando, ao final de cada capítulo de um livro é apresentado um breve texto com as ideias chave do assunto introduzido” conforme o site citado a cima.

2.3 RESENHA

Resenha é o conteúdo de uma obra com a linguagem em 3°pessoa e acompanhada de avaliação crítica, tendo assim uma naturalidade;

“No campo da comunicação técnica e científica, a resenha é de grande utilidade, porque facilita o trabalho do profissional ao trazer um breve comentário sobre a obra e uma avaliação da mesma.” (LAKATOS e MARCONI 2006, p. 90)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com