TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TODAS AS PARTES DE UM ELEFANTE

Por:   •  6/4/2019  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Campus Tubarão

Curso: Administração

Disciplina: Pesquisa de Marketing

Professor: Antonio

Acadêmico: Leticia Mendes Bogo

Tubarão, 30/08/2018

Resenha sobre o texto "Todas as partes do elefante"

Todas as partes do elefante

Este texto trata basicamente dos conceitos de estratégia. O exemplo diz que as diferentes partes de um elefante podem sofrer interpretações distintas quando consideradas individualmente, mas que somente a junção de todas elas pode formar um elefante completo. Assim também o plano estratégico é composto de várias partes que são compreendidas de maneiras diferentes quando observadas isoladamente. Somente ao trabalhar todas as teorias em conjunto se pode alcançar a plenitude desta ferramenta administrativa.

Há uma separação em 10 escolas da estratégia e 3 grupos:

Grupo I

1) Concepção – a base de todas

2) Planejamento

3) Posicionamento

Grupo II

4) Espírito empreendedor – na época como a “criação de um profeta”

5) Cognitiva – a linha de conhecimento do espirito empreendedor

6)Aprendizado -  os famosos “só se aprende fazendo” e “um passo de cada vez”

7) Poder – a pior das negociações: a interna

8) Cultura empresarial

9) Ambiente

Grupo III

10) Configuração – a integração das partes de modo que entenda as diferenças, a maturidade e o ciclo de vida das organizações.

O texto traz também um explicativo muito detalhado sobre cada escola com informações como: autores, disciplina de base, organização, liderança e entre outros, em que ele visa entender que ESTRATEGIA também é “moda” entre os executivos, deixando claro que os modismos no mundo organizacional também foi fruto de muitos fracassos devido a falta de entendimento das escolas citadas acima.

A seguir o texto explica “o que é a estratégia” onde fala da base do planejamento, “para que serve a estratégia” em que ele centra que a estratégia da o rumo da organização, concentra os esforços e define a organização dando a coerência da mesma. Fala também “quais são os problemas da estratégia” utilizando-se de um sistema de tópicos em que fala da complexidade, a integração, a especificidade e as linhas de aprendizado por ela aplicado. Fazendo esta separação a leitura facilita a assimilação do conteúdo do texto em blocos de compreensão.

A conclusão vem sob o interessante título de “Elefante” e defende que todas as diferentes escolas estratégicas e seus ensinamentos devem ser combinados para se criar o melhor planejamento estratégico para cada empresa considerando-se vários fatores como: progresso ou ruptura; influências internas e externas; a energia de um líder, etc.

Sendo assim, os autores defendem que os maiores fracassos do campo administrativos foram cometidos por executivos que levaram em consideração apenas um campo da estratégia, em que na realidade todos os campos devem ser considerados em um todo, mas entendidos separadamente, porém são complementares, não vão fazer sentido, se encaixar ou “resolver” a organização se não entendidos separadamente e aplicados como se fossem um só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com