TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMADA DE DECISÃO MARKETING A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

UNIRV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

CAMPUS CAIAPÔNIA

TOMADA DE DECISÃO MARKETING

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO

Letícia Ramos

Orientador: Profª. Milene Lopes

Trabalho apresentado a Displina de Jogos Empresariais I do Curso de Administração da UNIRV – Universidade de Rio Verde – Campus Caiapônia, sob orientação da Professora Especialista Milene Lopes.

CAIAPÔNIA - 2015

Tomada de decisão marketing

A importância da informação na tomada de decisão

A pesquisa para a tomada de decisões independente da área de atuação do profissional é de extrema importância para ter um planejamento e não ter um possível futuro arrependimento sobre determinada decisão

Para Clancy & Krieg (2002, p.14), as decisões tomadas “à base de testosterona, muitas vezes feitas por homens, diretores de marketing, de publicidade e de produto que precipitadamente optam por uma das alternativas que eles conseguem vislumbrar, e agem pronta e energicamente sem ter a informação necessária”, conduzem as organizações a sérios riscos.

Nos tempos atuais o avanço tecnológico cresceu de forma assustadora, o acesso a informação está a um clique ou a um simples e suave toque na tela de um smartphone pois estamos vivendo na era da informação e portanto está cada vez mais difícil descobrir qual informação tem uma maior credibilidade.

[pic 1]

Figura 3: O processo de tomada de decisão segundo Simon (1976)

No marketing o conhecimento, as informações, se usados da forma correta poderão proporcionar bons resultados pois esse conhecimento fara com que a área de marketing tenha acesso as variáveis internas e externas assim sabendo quis são as estratégias a serem adotadas. Mas os bons resultados só aparecerão se a equipe de marketing souber utiliza-las na tomada de decisões de maneira correta pois as informações podem ser boas mas se não utilizadas de maneira correta, o resultado muita das vezes será negativo.

MARKETING

De acordo com a definição atual da American Marketing Association (AMA), “O marketing é uma FUNÇÃO ORGANIZACIONAL e um conjunto de pessoas que envolvem a CRIAÇÃO, a COMUNICAÇÃO e a ENTREGA DE VALOR para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu PÚBLICO interessado.”

De tal forma o marketing tem a responsabilidade de realizar as trocas entre a organização e o mercado.

O planejamento tem função fundamental no marketing, pois o mesmo é o processo de antecipar eventos e condições futuras e determinar os cursos de ação necessários para alcançar objetivos.

É decidir hoje as ações do futuro, concentrando- se na vantagem competitiva, no contexto da missão e metas da organização.

[pic 2]

        

CONCLUSÃO

O programa de ações e tomada de decisões na organização deve compreender as decisões do marketing, decisões estas que são baseadas nos 4P’s- Produto, praça, preço e promoção.

Assim sendo, o marketing e a tomada de decisões andam em conjunto, tornando- se necessário que os objetivos do marketing sejam compatíveis com os objetivos estratégicos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (104.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com