TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Para Tomada De Decisões

Trabalho Escolar: Marketing Para Tomada De Decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MARKETING PARA TOMADA DE DECISÕES

INTRODUÇÃO

Pesquisa é uma das ferramentas de marketing mais importante para uma empresa ajustar suas ofertas, necessidades e tendências do mercado. É um método de coleta formal que se desenvolveu muito com o marketing moderno .“Pesquisa de mercado é o processo de ouvir a voz do mercado e transmitir à administração apropriada, informação e respeito” .

(BARABBA; ZALTAMA.. Op.cit. p.52)

A pesquisa de marketing faz parte do sistema de informação da empresa e visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar os executivos na solução de problemas. Frequentemente os profissionais de marketing encomendam análises para identificar problemas ou oportunidades através de pesquisas de mercado, teste de preferência de produto, satisfação de clientes, previsão de vendas ou para avaliar uma propaganda.

No mercado atual, ao passo que os consumidores ficam cada vez mais exigentes e a concorrência entre as empresas torna-se cada vez mais intensa, há uma grande necessidade de informações em maior quantidade e com melhor qualidade, para que as empresas possam atender ao seu público de maneira mais eficiente. Tais informações dizem respeito, por exemplo, às características do ambiente em que a empresa atua, expectativas dos clientes em relação a determinado produto, a reação dos clientes em relação as campanhas publicitárias, as atividades e politicas da correspondência, entre outros fatores.

Uma pesquisa profissional e bem elaborada exige um planejamento ordenado de todas as etapas do processo, já que cada uma delas é importante. Após definido o problema ou a oportunidade de pesquisa, que consiste na etapa inicial, determina-se quais são as informações a serem adquiridas e faz-se um levantamento das melhores fontes para buscar tais informações. Escolhem-se, então, os métodos mais adequados para a coleta de dados, dependendo do tipo de pesquisa a ser realizada. A analise dos dados coletados, quando bem feita, resultará em constatações, implicações e recomendações que auxiliarão a empresa na tomada de decisões de marketing, colaborando para o seu sucesso e a satisfação dos clientes.

OBJETIVO GERAL

Demonstrar a importância da pesquisa de marketing para identificar e definir as oportunidades mercantis aprimorando as ações das organizações no mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 A pesquisa de marketing em dois tipos: 1º) Para identificar problemas; 2º) para solução de problemas.

 Pesquisas exploratórias e experimentais

 A organização pode estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.

 Foca seu produto no cliente/mercado.

PESQUISA DE MARKETING: O QUE É E COMO FUNCIONA

“A pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”.

(KOTLER,Philip.Administração de marketing. 4. Ed. São Paulo: Atlas.p. 56-57.1994)

A pesquisa de marketing é a função que conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional mercadológico através de informações que são usadas para identificar e definir oportunidades e problemas. Para gerar, refinar e avaliar ações de mercado para monitorar o desempenho organizacional para melhorar a compreensão do marketing como processo, a pesquisa de marketing especifica a informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar informações, gerencia e implementa o processo de coleta de dados, analisa os resultados e suas implicações. As investigações são de suma importância para as organizações, neste sentido por meio de pesquisas são determinados quais caminhos a empresa deve seguir, focando seu produto no cliente/mercado.

O profissional de marketing avalia as necessidades através das informações coletadas sobre os clientes, concorrentes e outras formas de mercado. Com o grande volume de concorrentes hoje existentes no mercado, torna-se cada vez mais necessário a elaboração de uma pesquisa de marketing.

Kotler, classifica a pesquisa de marketing em dois tipos: 1º) Para identificar problemas e 2º) para solução de problemas. A pesquisa para identificar problemas serve para a averiguação de problemas que não estão expostos e que poderão surgir futuramente e a pesquisa para solução dos problemas será usada para resolver os problemas encontrados da pesquisa anterior. Qualquer tipo de pesquisas é importante para a empresa, pois através dos resultados obtidos, a organização pode estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.

A pesquisa de marketing é a entrada de informações para a tomada de decisões, porém, apenas realizar a pesquisa não garante o sucesso, mas sim o uso correto da pesquisa que leva a empresa à conquistas.

(KOTLER,Philip.Administração de marketing. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1994.)

PESQUISAS EXPLROTÓRIAS E EXPERIMENTAIS

As pesquisas exploratórias são usadas quando o pesquisador procura obter informação ou conhecimento sobre determinado assunto ou situação. É o passo inicial na pesquisa, quando há interesse de se “explorar” determinada realidade.

Há a possibilidade de fazer um estudo de casos para encontrar solução ou buscar melhorar desempenhos. O método de estudo de cada caso é uma forma de pesquisa qualitativa do tipo exploratório que auxiliam empresas que tenham o objetivos de analisar o que se deseja. O pesquisador poderá conduzir uma pesquisa do tipo descritiva (levantamento) ou experimental.

Levantamento: muitos autores chamam de levantamento uma pesquisa do tipo descritiva. Geralmente, essa pesquisa envolve um número maior de entrevistados, o que permite a utilização de uma análise estatística, apesar de nem sempre ser esse o caso. Procura-se, com pesquisas desse tipo, descrever o comportamento do consumidor, opiniões a respeito de produtos ou marca entre uma série de outras possibilidades.

Esse é o tipo de pesquisa mais utilizado em marketing.

A pesquisa experimental considera os efeitos de uma variável experimental, um aspecto mercadológico, do qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com