TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Instituto Ethos

Por:   •  21/10/2020  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS

Resenha Crítica de Caso Instituto Ethos

Wanderson Alves Pereira

Trabalho da disciplina Economia e Finanças para Gestores                                                                     Tutor: Prof. Ronald Castro Paschoal

Betim

2020

O INSTITUTO ETHOS (A):  DESAFIANDO NEGÓCIOS PARA SE TORNAR A

VANGUARDA DO PROGRESSO SOCIAL NO BRASIL

Referência:

Kennedy School Government. Programa de caso. Disponível em: https://www.ethos.org.br/conteudo/o-instituto/; acessado em 21 de outubro de 2020.

  1. Introdução

O Instituto Ethos é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1998, por Oded Grajew e alguns empresários e executivos brasileiros. Iniciou o seu processo com uma equipe de 5 pessoas e uma dúzia de empresas e membros iniciais que pagavam taxam mensais. O Ethos, junto com suas empresas-membro, implementou um código de práticas éticas a partir disso criou-se um movimento de responsabilidade social empresarial.

A Ethos procurou criar um movimento de responsabilidade social empresarial (RSE.). O objetivo era que além de doar partes dos seus lucros para filantropia, mas deveria também gerenciar suas operações, lutando contra o racismo e o trabalho infantil, por exemplo. Seu objetivo era buscar uma sociedade mais justa e sustentável.

  1. Desenvolvimento

O Instituto Ethos foca em meios para que as empresas se comprometam a perfeiçoar a responsabilidade social e uma economia sustentável para que assim possa promover mudanças na sociedade e agregar valor as marcas.

Sua missão é apoiar o gerenciamento das organizações em seus negócios e com responsabilidade social. Sua Visão tem como objetivo que as organizações sejam mais conscientes e melhorias mais consciente para a sociedade e reduzir impactos negativos. A empresa é socialmente responsável por conceitos, como: transparência em seus procedimentos, determinação de compromissos públicos, esforços para atrair e  manter talentos, altas  taxas de motivação dos colaboradores e o reconhecimento dos resultados e ações da empresa no meio social, excedendo quando for preciso as obrigações determinadas por meios legais quando o proposito for o bem estar da coletividade.

O instituto orienta as organizações a alinhar a gestão a definição de responsabilidades social empresarial e sustentabilidade. A sociedade civil, composta por ONG´s, entidades e instituições acompanham de perto as práticas relacionadas a operação e gestão nas áreas de influência. Dá se então, a responsabilidade compartilhada.

O instituto desenvolveu também os temas como, sustentabilidade e responsabilidade sociam. A geração de empregos e o pagamento de salários são contribuições econômicas e sociais socialmente responsáveis. Outro aspecto que podemos citar, é o relacionamento da empresa com seus consumidores, em relação aos impactos causados pelo consumo de seus produtos e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com