TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ADM

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................

CONCLUSÃO............................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

Para fazer esse trabalho de diagnóstico organizacional escolhemos a Biofarma. A empresa está localizada na Rua ibitiba, número 523, bairro Santa Cruz, cidade Luís Eduardo Magalhães, estado Bahia.

A Biofarma, faz parte de uma rede, aqui na cidade de Luis Edardo Magalhães tem uma no santa cruz(que é a que vamos falar) e a outra no centro.

 A empresa foi instalada em 2010, no começo foi era uma pequena e em outro local, porém o proprietário resolveu mudar para o endereço atual que além de ser maior fica mais bem localizado, o que até hoje está dando muito certo, prosperando e se tornando uma das mais conhecidas farmácias da cidade, ganhando por 2 anos consecutivos o premio de melhor farmácia de Luís Eduardo Magalhães.

A empresa atualmente conta com 13 funcionários divididos nos seguintes departamentos:

  • Departamento financeiro: conta com 3 pessoas, sendo responsáveis por pagamentos de fornecedores e funcionários, problemas bancários, recebimento de boletos e dinheiro das compras, cobranças, contratações e demissões, dentre outros.
  • Departamento de vendas: responsáveis pelas vendas aos clientes, tendo 6 vendedores.
  • Departamento de limpeza: uma funcionária responsável pela limpeza da empresa.
  • Departamento de entrega: contando com 2 motoboy que são responsáveis pelas entregas aos clientes.
  • E um gerente, que comanda todos esses setores.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

ROTEIRO PARA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

A empresa está inserida no setor de revenda de remédios, medicamentos, cosméticos e produtos de higiene. Para contratar funcionários a empresa procura vendedores que entendam de remédios, ou que entendam de finanças para trabalhar no financeiro porém a empresa encontra muita dificuldade para contratar funcionários com mão de obra qualificada, então a empresa prefere contratar funcionários que não tenham experiências e dispostos a aprender para ensiná-los.

 Assim o RH é responsável pela divulgação através de jornais, agencias de emprego e internet, para conseguir funcionários qualificados ou que não possuam experiência porém força de vontade.

Sempre é feito um levantamento através de perguntas aos funcionários para verificar se os funcionários têm algumas dúvidas, se tem dificuldades ou se necessitam de algo para melhorar esse trabalho.

Depois de feito esse levantamento é hora de colocar em pratica e solucionar esses problemas. Primeiramente são feitas reuniões com os responsáveis pelo programa da farmácia, também são feitas palestras sobre peças e como atender os clientes e por ultimo se não resolver será designado uma pessoa que entenda do assunto para ensinar quem está com dúvidas.

Os tipos de treinamentos mais usados são:

treinamento que atenda suas necessidades e estes métodos de treinamento são:

  • Treinamento Formal – Treinamento planejado com antecedência, estruturado, onde cada colaborador saiba antecipadamente dia e horário do seu treinamento e também o conteúdo, que deve ser direcionado ao seu tipo de tarefa;
  • Treinamento no Trabalho – Este tipo de treinamento dentro do ambiente de trabalho constitui a maioria, e acontece no momento em que os funcionários estão desempenhando sua própria tarefa.

A empresa não aplica dinâmica de grupos ou jogos em treinamentos. Porém acredito que as dinâmicas são muito importantes para o desenvolvimento integral do ser humano e dos negócios. E tem muitas vantagens como essas, por exemplo:

  • Possibilidades de integração entre os participantes;
  • Clima de motivação, afetividade e envolvimento;
  • Conscientização da necessidade de um realinhamento de posturas e atitudes no trabalho de equipe;
  • Redução do tempo do facilitador, já que a vivência favorece a compreensão de conceitos;
  • Maior possibilidade de comprometimento do grupo com mudanças que se façam necessária;
  • Reconhecimento do próprio potencial e das dificuldades individuais;
  • Clima de motivação, afetividade e envolvimento;

Depois de algumas semanas será avaliado se esse treinamento foi positivo e se foi tirada todas as dúvidas, se não foi terá que ser repensado se foi por que o funcionário tem dúvidas ou se não teve força de vontade para aprender. Para fazer essa avaliação dos resultados de treinamento pelos colaboradores responsáveis pela a aplicação da avaliação de desempenho e pela área de treinamento e desenvolvimento. Para a avaliação dos resultados, seguem o processo de mensurar e obter os resultados fazendo ou aplicando outra avaliação de desempenho em período posterior.

A empresa não possui nenhum programa de Segurança, Saúde e Qualidade de vida de seus funcionários.

Seguindo com nosso diagnóstico foi analisado três cargos que são importantes na empresa, que são:

  • Chefe do setor financeiro: que é responsável, pela movimentação das contas da empresa, por fazer o pagamento dos fornecedores e funcionários, além de ser responsável por todas as outras funcionárias que trabalham no setor financeiro. Quando foi contratada foi exigida que soube fazer todas as rotinas administrativas.
  • Outro cargo foi o gerente de vendas: que é responsável por ensinar os novos vendedores, ajudar os vendedores, resolver questões com clientes, fazer o levantamento do que está faltando em estoque e ajudar o gerente geral a comprar o que necessita para a loja. Quando foi contrato foi exigido que o mesmo soubesse fazer esse papel porém por já ter grande experiência nesse área não foi nenhum desafio.
  • E por último o cargo de gerente geral: o gerente geral é responsável por todos os funcionários da loja e pela loja, como: fazer as compras do que precisa, fazer as entrevistas para contratação, resolver problemas com clientes, funcionários e fornecedores, dentre várias outras funções. Quando ele foi contratado não foi exigido que soubesse de todas essas funções, pois foi contratado para ser vendedor e foi promovido de cargo onde está hoje por mérito próprio.

Na empresa não existe formação de equipes, porem cada setor é responsável pela sua área e sempre tem um que comanda e supervisiona o restante do pessoal daquela área para que consigam cumprir com todas as exigências daquela área.

Para a empresa uma equipe motivada produz mais e melhor, pois a motivação está relacionada ao nível de satisfação dos profissionais com relação a sua condição dentro da organização em que atua. Um profissional motivado possui clareza sobre o propósito de suas atividades, agregando com a empresa e, automaticamente, com o desenvolvimento de sua carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com