TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL DE GESTÃO DE PROCESSOS E DA QUALIDADE: A INDÚSTRIA 4.0

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL DE GESTÃO DE PROCESSOS E DA QUALIDADE:

A INDÚSTRIA 4.0

Fernando Grosso Avelino

Gustavo Moreira

Isabella Laia de Almeida Alexandrina

Pedro Henrique Frossard Moreira

Uyara Caroline Nazare

BELO HORIZONTE

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................4

3 CONCLUSÃO...............................................................................................5

    APÊNDICE..................................................................................................6

    REFERÊNCIAS...........................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A primeira aparição do termo indústria 4.0, ocorreu na Alemanha em 2011 na feira de Hannover. Após um ano, Siegfried Dais e Kagermann foram os responsáveis por introduzir e colocar em prática toda a ideologia desta revolução.

A indústria 4.0 consiste nas empresas que utilizam as mais modernas inovações tecnológicas das áreas de automação e controle de informação. Ela é considerada um novo período nas revoluções industriais. Isso porque ela traz mudanças significativas na forma em que os produtos serão fabricados e com isso impacta diversos setores do mercado como um todo. Sua ideologia consiste que ao conectar sistemas, máquinas e ativos, as indústrias terão redes inteligentes por todo o sistema produtivo, que poderão controlar a operação de produção de forma autônoma.

Através destes princípios, as empresas e industrias podem prever falhas, agendar manutenções e revisões além de poder adaptar a algo que em um primeiro momento, não estava planejado em sua produção.

De acordo com o economista Delfim Netto, as mudanças decorrentes da “quarta revolução industrial” já estão ocorrendo mesmo não sendo percebida pelas pessoas. Um grande exemplo é a rápida multiplicação de mini cervejarias (que ampliam a escolha do consumidor). Não é mais o fabricante em massa que impõe ao consumidor sua escolha, mas é o consumidor que controla a qualidade e a nova escala de produção.

O presente trabalho consiste no estudo a respeito do tema aqui abordado, buscando através de uma pesquisa qualitativa, o aprimoramento acadêmico a partir da aplicação do conteúdo à realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

O termo Industria 4.0 originou-se de um projeto do governo alemão voltado a tecnologia.
O projeto foi ministrado pelo Siegfried Dais e Kagermann apresentou um relatório de recomendações ao Governo Federal Alemão para a sua implementação em 2011 na feira de Hannover.

A indústria 4.0 é também conhecida como a 4ª revolução industrial, no qual se usa Inteligência Artificial, Robótica, Big Data etc. Ela propõe mudanças na forma como as fábricas operam atualmente.

Nessa nova forma do futuro, ocorre uma completa descentralização do controle dos processos produtivos e uma proliferação de dispositivos inteligentes interconectados, ao longo de todo o processo, desde a produção até a logística.

Também temos os impactos positivos e negativos causados pela Indústria 4.0, como a redução de custos devido ao ganho de eficiência, redução nos custos de manutenção de maquinas e consumo de energia.
O mercado se tornará cada vez mais exigente, forçando as empresas a integrarem ao produto necessidades e preferencias especificas de cada cliente.
O ramo de pesquisa também deverá continuar em constante desenvolvimento nos campos de segurança em T.I para a proteção de suas produções e segredos empresariais.

O impacto em partes negativo, será devido a necessidade de adaptação dos profissionais, pois com as fabricas ainda mais automatizadas, novas demandas surgirão enquanto algumas deixarão de existir. Trabalhos manuais e repetitivos deixarão de existir e serão substituídos por mão de obra automatizada, por outro lado as demandas por profissionais especializados com formação multidisciplinar serão cada vez maiores.

No Brasil, grande parte da nossa indústria ainda se encontra na transição do que seria a Industria 2.0 para a Industria 3.0, incrementando a automação por meio da eletrônica, robótica e programação na simples linha de montagem com energia elétrica.

O Brasil pode e precisa queimar etapas para modernizar e ter competitividade no mercado internacional.

3 CONCLUSÃO

Levando em consideração a pesquisa realizada no presente trabalho, pode-se concluir que a indústria 4.0 já é parte das empresas nos dias atuais. As organizações irão necessitar de planejamento para que se adaptem às novas tecnologias.

Em razão disso, os profissionais inseridos em tais empresas também enfrentarão o fato de que precisam evoluir juntamente com o meio. Investir em desenvolvimento pessoal e treinamentos torna-se essencial para que permaneçam conectados com a nova realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com