TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ANHANGUERA-FACNET EDUCACIONAL

FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURSO-ADMINISTRAÇÃO

IDELANO SALES DOS SANTOS RA: 1299873013

ORISMAM DE SOUSA ARAUJO BARBOSA RA: 1299180199

LUZINETE FRANCISCA DOS SANTOS AQÜILES RA: 3830713847

FERNANDO PEDRO LEONARDO NEPOMUCENO RA: 1299881033

TRABALHO DE ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

BRASÍLIA-DF

24/09/2015

IDELANO SALES DOS SANTOS RA: 1299873013

ORISMAM DE SOUSA ARAUJO BARBOSA RA: 1299180199

LUZINETE FRANCISCA DOS SANTOS AQÜILES RA: 3830713847

FERNANDO PEDRO LEONARDO NEPOMUCENO RA: 1299881033

TRABALHO DE ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ATPS PARA CONCLUSÃO DE DISCIPLINA “ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA” SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR A DISTÂNCIA ANTÔNIO SALVATIERRA

BRASÍLIA-DF

24/09/2015

SUMÁRIO

1 – A IMPORTÂNCIA DE GERIR OS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS....05

2 – A GESTÃO DE ESTOQUES E COMPRAS E SEU PAPEL NA EMPRESA................07

3 – AS EMPRESAS ESCOLHIDAS E A SEQÜÊNCIA DAS SUAS OPERAÇÕES.........09

4 – O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS..........................................11

4.1 – As sugestões de melhoria para a administração de materiais..........................................13

INTRODUÇÃO

As empresas de qualquer ramo de atividade e tamanho necessitam de vários recursos para funcionarem, principalmente com a evolução tecnológica e grande concorrência existente entre as empresas, neste contexto os recursos precisam ser bem geridos para que proporcione vantagens para o desenvolvimento do negócio.

Nesse trabalho apresentaremos a importância na gestão dos recursos materiais e patrimoniais, logo á frente destaca-se a gestão de estoques e compras e seus papéis na empresa, na terceira parte mostraremos como funcionam as empresas em relação as suas operações, como pedidos dos clientes, compra de suprimentos e/ou produtos e classificação e armazenagem dos insumos, em seguida falaremos sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e as sugestões de melhoria para a administração de materiais.

Esperamos com o trabalho ampliar nosso conhecimento nessa área de fundamental importância para o crescimento e sobrevivência das organizações.

1. A IMPORTÂNCIA DE GERIR OS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Primeiramente devemos identificar que recursos estão à disposição das empresas e que são necessários para desenvolver a organização como um todo, nesse contexto apresentam-se os recursos Materiais, Patrimoniais, Capital que é utilizado para aquisição de outros recursos, Humanos e Tecnológicos, sem estes as empresas não conseguem permanecer no mercado e tão pouco cumprir sua função social. Porém o foco está na administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Os recursos materiais classificam-se em materiais auxiliares, matéria-prima, produtos em processo e produtos ou bens acabados, estes são utilizados pela empresa em “suas operações diárias”, “na execução do seu objeto social”, como também na produção de outros bens e produtos que constituem os estoques dessa empresa (PLT). Enquanto que os recursos ou bens patrimoniais classificam-se em: equipamentos, prédios (qualquer construção), veículos, terrenos e jazidas, esses recursos também são utilizados nas “operações diárias” da organização, porém “são adquiridos esporadicamente” (PLT).

De acordo com (Carvalho, 2014), a administração de materiais é definida como: “Um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, sendo centralizada ou não, destinada a suprir as diversas áreas da organização com os materiais necessários para o desempenho normal das respectivas atribuições”.

Segundo o (PLT), a administração de recursos materiais:

Engloba a seqüência de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Dessa forma a administração dos recursos materiais funciona como um sistema integrado que abrange desde a vontade de consumo até a entrega final para o cliente que adquire um produto acabado da empresa.

Conforme o (PLT), a administração de recursos patrimoniais: “Trata da seqüência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com a conservação, manutenção ou quando for o caso, alienação”. Desse modo é preciso domínio em outras disciplinas que integram a administração e que complementam a gestão adequada dos recursos patrimoniais.

É preciso compreender que a administração de materiais está voltada realmente para gerir esses recursos, nesse contexto utiliza-se em sua grande maioria, “técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos” (PLT). Entre as principais técnicas de administração de materiais podemos destacar: Just-in-time; Fornecedor preferencial; Programação de fornecedores; Kanban; Qualidade em tempo real e Seis Sigma. Já as técnicas para a gestão de bens e equipamentos são: Justificativa de investimento; Simulação; Configuração de fluxo; Tecnologia de agrupamento de processos e Manufaturabilidade do produto.

A administração dos recursos materiais é importante porque representa as atividades que asseguram os suprimentos de materiais necessários para que a empresa desenvolva seu funcionamento, considerando tempo, custo, quantidade e a qualidade definida pela organização. Devemos considerar que a administração de materiais tem grande importância para todas as empresas, e não somente no setor industrial, nesse sentido as organizações comerciais necessitam cada vez mais de gerir os recursos materiais de maneira eficiente e eficaz para conquistar crescimento e vantagem competitiva para o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (100.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com