TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO GESTÃO DE FACILITIES EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Por:   •  2/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE CONCLUSÃO

GESTÃO DE FACILITIES EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Professor: Rodrigo Scatulin Gerritsen Plaggert

Tema: A Experiência do paciente

Vivemos em uma época em que as pessoas estão cada vez mais exigentes e bem-informadas. Uma das grandes razões facilitadoras é a internet que cada vez mais cresce, chegando a praticamente toda a população.

Antes de falarmos da experiência do paciente, vale a pena trazer a conceituação da palavra “experiência” que nada mais é o conhecimento ou aprendizado obtido através da prática ou da vivência.

Percebe-se que a experiência vem da prática ou da vivência, assim, de forma simplória, temos um ponto de partida para falar do tema.

Se voltarmos no tempo ou conversar com pessoas mais velhas e perguntar sobre suas experiências, em especial como paciente, as respostas serão bem parecidas.

De forma bem simples, seria um atendimento rápido, frio e objetivo.

Não há crítica a forma que era feita, simplesmente temos a realidade da época, e tampouco queremos dizer que era algo ruim, porém, o mundo mudou muito e vem mudando cada vez mais.

As pessoas vêm se tornando cada vez mais exigentes e com razão, pois, independente de pagar ou não por um atendimento, querem sempre o melhor, seja no tratamento em si da condição da saúde ou no tratamento pessoal.

Pelo mundo, percebemos uma priorização da experiência do paciente nas organizações de saúde, e no Brasil, o tema ainda é tratado de forma tímida pois ainda não sabem o significado do tema e muitas vezes confundido com a satisfação do cliente.

A experiência do paciente vai além da simples satisfação, é algo que encanta. Significa uma mistura de qualidade, custo, segurança, humanização e resultado assistencial. É algo que extrapola a relação médico paciente, envolve todos os envolvidos (médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionista, serviços gerais etc.), clínicas, hospitais, operadoras de saúde suplementar. Todo o ecossistema.

Todos precisam estar preparados para oferecer a experiência do paciente e ao entender o trabalho, neste momento o paciente é colocado no centro do cuidado.

Ao ser centralizado, o paciente estará cercado e terá todas as suas necessidades atendidas. São simples ações que trazem um grande impacto.

E aproveitando a evolução tecnológica e colocar em prol dessa experiência. Manter as redes sociais atualizadas e com informações úteis em linguagem clara, manter um sítio eletrônico com visual limpo, sempre com informações e novidades, utilização de softwares para facilitar toda a experiência, seja para agendar uma consulta, um exame, seja um aplicativo onde o paciente colocará sua rotina e receberá dicas de saúde etc., são inúmeras as possibilidades existentes

Ao fortalecer essa experiência, percebe-se a elevação do cuidado, onde todas as dúvidas são realmente sanadas, em linguagem que o paciente entenda, além de documentar em notas, panfletos ou qualquer outro material que o paciente possa vir a consultar em outro momento (importância da utilização das redes sociais e sítios eletrônicos).

Manter um diálogo com o paciente, deixando-o confortável e seguro para se abrir mais com o profissional. Com isso ficará mais claro as demandas reais do paciente, inclusive em relação aos valores pessoais, culturais, religiosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com