TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL GERENCIA PESSOAL

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno:

Turma:

Introdução

Atualmente existem diversos tipos de líderes que se encaixam em equipes especificas e estes conseguem extrair o melhor dos seus liderados de forma a obter resultados extraordinários. Mas existem líderes que não são capazes de se moldar as suas equipes.

Independente do local de trabalho, seja em uma oficina mecânica ou em um escritório de executivos haverá o líder autoritário que deseja ser o centro das atenções e o centralizador das definições. Este tipo de liderança é muito comum na geração de baby boomers e da geração X, onde os liderados não eram detentores de conhecimento. Já os lideres da geração Y são mais direcionados ao estilo democrático.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Para as gerações de baby boomers e da geração X a figura de líder era muito ligada a detentora do conhecimento técnico. Os líderes definiam suas estratégias de execução e escolhiam os liderados, aqueles funcionários que não conseguiam se encaixar nas estratégias eram facilmente substituídos.

A seguir tem-se alguns dos principais tipo de liderança existentes nas corporações:

Coercitivo

É o tipo de líder que possui poucas ferramentas para incentivar os funcionários. Através da posição a qual ocupa intimida seus liderados através da imposição. Não se empenha em auxiliar seus funcionários a desenvolver seus pontos fracos.

Possui facilidade em liderar trabalhadores problemáticos.

Tem dificuldade em realizar feedbacks de forma a motivar os funcionários.

Autoritário
Estilo muito comum nas gerações de baby boomers e na geração X. Tem a necessidade de deter o conhecimento técnico detalhado. Não é receptivo a sugestões e possui a necessidade de ser o centralizador de todas as decisões.

É sempre o responsável pelos bons resultados, e crítico com quem não apresenta os resultados esperados.

Centralizador
Muito útil em equipes pequenas e que possuem necessidade de desenvolvimento técnico. Todas as definições sejam técnicas, administrativas ou gerenciais são definidas e desenhadas pelo líder.

Possui dificuldade em delegar atividades mesmo para funcionários com capacidade técnica para tal exercício, o que poderá gerar desestimulo da equipe com tal líder gerando baixo rendimento.

Democrático
As decisões são tomadas pela equipe em comum acordo entre todos. Este estilo é considerado como um conciliador das partes envolvidas onde busca sempre a aceitação de todos na tomada decisão.

O líder democrático não necessita ser dominador do assunto técnico mas é dependente da sua equipe, o que faz com que seja indeciso nas tomadas de decisão.

Liberal
Este estilo define as diretrizes e metas, deixando a equipe ser responsável pelo planejamento e execução. Necessita de equipe altamente qualificada, que seja independente do líder e comprometida com as atividades.

Costuma não possuir domínio técnico e não ter a equipe sob seu domínio, gerando desconforto entre os funcionários com o líder.

Inspirador
É aquele líder que tem carreira e projetos de sucesso em seu currículo. Sabe se expressar bem e tem a capacidade de motivar a equipe com discursos bem alinhados. É o tipo de líder que inspira a equipe.

Possuem a necessidade de serem o centro das atenções e dão pouca importância aos profissionais da equipe podendo gerar conflitos com profissionais de personalidade forte.

Considerações finais

A evolução intelectual da sociedade tem forçado aos líderes mudanças interessantes desde início do século XX. Um dos grandes líderes dos anos 1900 foi Henry Ford quando revolucionou a indústria automobilística fazendo com que seus funcionários pudessem adquirir seus veículos o que era considerado impossível a época devido ao alto custo. Já no século XXI temos o Steve Jobs que desafia suas equipes a desenvolverem produtos revolucionários para a humanidade.

No início do século XX os trabalhadores se satisfaziam em receber o salário e alimentar suas famílias o que requeria dos seus líderes serem estrategistas operacionais. Cada líder tinha basicamente a função de operacionalizar suas equipes com eficiência para gerar lucros as empresas. Como o custo de treinamento era relativamente baixo, quando um funcionário era ineficiente ele era facilmente substituído.

O modelo dos “oito papeis” de Quinn, Faerman e Thompson (2003) descreve muito bem como os líderes atuais devem se moldar de acordo com a necessidade. Aqueles que conseguem se moldar dentro do quadrante terão sucesso em suas carreiras de liderança.

Referências bibliográficas

https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns

https://febracis.com/lider-coach-sobre-outras-liderancas/?gclid=CjwKCAjw_-D3BRBIEiwAjVMy7ERtm08mQllwXWPmpm7T008jkd6xviRg4zcaLL9k3Jz70glKH-DkMxoCHzQQAvD_BwE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (335.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com