TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PRÁTICO DE LANÇAMENTO DE PRODUTOS

Por:   •  24/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 9

REGULAMENTO - TRABALHO PRÁTICO DE LANÇAMENTO DE PRODUTOS

Modificado em 21 de fevereiro de 2019

 1 Aspectos Gerais        

O trabalho prático de lançamento de produtos será realizado pelos alunos dos cursos de Gestão da Universidade de Uberaba que estejam devidamente matriculados no componente Estratégias de Marketing e Pesquisa de Mercado, independentes de sua etapa.

 2 Objetivo        

Este trabalho tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de analisar mercados, identificar oportunidades e de criar/estruturar um produto e/ou um serviço capaz de satisfazer a um público alvo específico, aplicando teorias estudadas à prática de um lançamento de produto.

 3 Montagem dos Grupos        

O trabalho deverá preferencialmente ser desenvolvido em grupo de até no máximo 3 componentes. Para a formação de grupos, os alunos deverão utilizar a ferramenta AVABOX e procurar alunos do próprio polo para a atividade, e em último caso, poderá fazer de forma individual. Após a formação do grupo ou a decisão de fazer individual, o aluno deverá avisar o professor tutor por meio da ferramenta Tira Dúvidas. A informação deverá conter os participantes do grupo, RA de cada um e o nome da empresa a ser criada, bem como um pequeno histórico do produto a ser desenvolvido. Ressaltamos que é permitido o aluno fazer o trabalho individualmente.

 4 Conteúdo do Trabalho        

O trabalho prático de lançamento de produtos é composto de 03 (três) peças obrigatórias. São elas:

  1. Briefing do Produto/Serviço
  2. Propaganda do Produto/Serviço
  3. Workshop na Comunidade

Peças Obrigatórias do Trabalho

Prático de Lançamento de Produtos

Definição

Briefing

O Briefing  contém informações altamente relevantes para a execução de uma tarefa, o que torna a sua leitura totalmente obrigatória por parte de todos os responsáveis pelas ações concernentes à demanda solicitada. Briefing é o documento elaborado para guiar um projeto específico, contendo orientações passadas de um ponto para outro. Ele traz informações claras e sucintas para embasar as melhores estratégias para o momento certo, a fim de alcançar os objetivos estipulados. Funciona como uma descrição do trabalho a ser realizado.

Propaganda

Na Propaganda poderá ser desenvolvido um folder, usar um post, uma ação física, cartaz, etc bem como, o uso das mídias sociais, direcionas como o  Facebook, instagram. Poderá ser apresentado uma paródia, jingle para um grupo de pessoas. Um jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração

Este trabalho será desenvolvido em 08 semanas de estudo. Caberá ao professor responsável pela componente Estratégias de Marketing e Pesquisa de Mercado inserir no AVA as Orientações de Estudo (OE) explicando de forma pormenorizada a demanda de cada semana. O sucesso do trabalho passa essencialmente pelo comprometimento do aluno em ler e atender às sugestões e solicitações determinadas nas Orientações de Estudo e nas videoaulas, bem como participar das reuniões online com o uso das ferramentas do AVA.

As peças deverão ser postadas nos formatos determinados a seguir:

  1. Briefing  – formato .doc ou .docx (Word)
  2. Propaganda  – formato .jpg ou .pdf ou word
  3. Workshop na Comunidade – formato .mpeg4, .avi, .flv (vídeo)

 5 Briefing do Produto        

O desenvolvimento de um novo produto deve partir de uma intenção. Esta, por sua vez, deve estar delimitada por uma grande variedade de quesitos, que orientem o foco do desenvolvimento do produto. Este é o Briefing: um conjunto de ideias que possibilita à equipe de trabalho compreender e mensurar o projeto. Nele, é especificado qual o produto a ser desenvolvido, qual o seu conceito, para quem se destina e os recursos produtivos.

No trabalho prático de lançamento de produtos, o aluno deverá pensar um produto ou serviço que seja inédito (não existente) ou inovador (existente, mas aperfeiçoado). A partir do produto ou serviço idealizado, o aluno criará a peça principal deste trabalho, ou seja, o Briefing. Ele é composto de 08 partes, quais sejam:

  1. Produto
  2. Mercado
  3. Consumidor
  4. Distribuição

  1. Concorrência
  2. Preços
  3. Objetivos de mercado
  4. Comunicação e Promoção

O aluno criará o Briefing, bem como as demais peças do trabalho com base nas Orientações de Estudo (OE), no livro-texto do componente, nas videoaulas, nos materiais de apoio disponibilizados na Biblioteca do Componente e, sobretudo, no diálogo contínuo e perseverante com o professor tutor por meio das Ferramentas do Ava e pelo  Tira Dúvidas. Este diálogo será decisivo para o sucesso desse projeto.

 6 Workshop na Comunidade        

Na 8ª semana, o aluno deverá produzir como última peça do trabalho prático de lançamento de produtos um vídeo referente ao Workshop na Comunidade. Nesse    evento, o aluno terá que apresentar com criatividade ao seu público alvo, o produto ou serviço criado, bem como argumentar sobre a sua importância. Por exemplo, se o aluno criou um produto para crianças, o Workshop na Comunidade deverá acontecer junto ao público infantil e/ou aos pais. Se o aluno criou um serviço para a terceira idade, deverá acontecer junto aos seus tios, avós, ou quaisquer pessoas mais velhas. O importante é que o Workshop na Comunidade se dê junto ao público que potencialmente irá consumir o produto ou o serviço sugerido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com