TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO UNOPAR

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

  1. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho foi desenvolvido através de estudos aplicados durante o 3º semestre da graduação em Administração.

  1. DEFINIÇÃO E CONCEITO DE MAKETING

Segundo Grewal; Levy (2012,p.4), definição de marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos de criação, captura, comunicação, entrega e troca de ofertas que tem valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade, de maneira que beneficie a empresa e as partes interessadas.

               Pode -se perceber por essa citação que a definição de marketing

realmente é bem ampla. O marketing trata de uma atividade que engloba a empresa como um todo. Comtempla atividades, processos relacionados a criação de produtos, vendas, entrega e comunicação de produtos e serviços aos consumidores.

Para Las Casas (2005), marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidos, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade (LAS CASAS, 2005, p.10).

Outra definição utilizada por Churchill e Peter (2007) para o marketing que é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais (CHURCHILL JR.; PETER, 2007, p.4).

2.2 TIPOS DE MARKETING

Segundo Churchill (2007), embora marketing esteja presente em diversos

tipos de transações, para um existe um tipo diferenciado de marketing. Existem empresas cujas trocas e transações visam atingir lucro, outras empresas já desenvolvem transações sem fins lucrativos, porém, em todas essas transações existe o marketing.

O marketing não se aplica apenas a empresas, pode também se aplicar a

pessoas e lugares.

Segundo Yanaze (2007), o marketing surgiu quando os homens perceberam

que precisavam satisfazer suas necessidades para sobreviver. Nessa época, as comunidades passaram a crescer e o excedente produzido era trocado entre as comunidades, dando origem a atividade comercial.

2.2.1 Marketing de Relacionamento e Serviço

2.2.1.1 Marketing de Relacionamento

Hoje, mais que ganhar clientes, muitas empresas estão preocupadas em não

perdê-los. Algumas ainda se preocupam somente em ganhar e ganhar clientes, mas na mesma velocidade que ganham clientes novos, perdem importantes clientes de carteira. O problema é que a empresa tem como relatar que conhecia o cliente, o que ele compraca e quanto gastava. Jo o novo cliente ainda pe uma interrogação.

2.2.1.2 Marketing de serviços

Segundo Kotler e Keller (2006), marketing é conhecer e entender o cliente

Bem, que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Dias (2006) relata que marketing é a função empresarial cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis: produto, preço, praça e promoção.


  1. CONCEITO DE MARKETING COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE COMPRA

Para Solomom (2002), o estudo do comportamento do consumidor requer o

conhecimento de diversas áreas, quando define que “ (é o estudo de processos   envolvidos quando indivíduos selecionam, compram, usam ou dispõem de bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades ou desejos.

Torna-se fundamental para os praticantes de marketing buscar compreender

o comportamento do consumidor, tanto na sua teoria quanto nos aspectos práticos de compra.

Para Engel, Blackwell e Miniard (2000), o comportamento do consumidor são

atividades diretamente relacionadas a obtenção, ao consumo e ao descarte de serviços, incluindo o processo de decisão que precede o sucede essas ações. Percebe-se que essa compreensão faz parte de um processo continuo, que deve estar sistematizado nas ações mercadológicas. Isso auxiliara na melhor tomada de decisões para a satisfação de necessidades e, consequentemente, criarem relações exitosas e duradouras com os clientes consumidores.

  1. CARACTERISTICAS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Existem vários fatores que influenciam o comportamento do consumidor, entre eles, os principais são: culturais, sociais, pessoais, psicológico.

  1. Fatores Culturais

Cultura: Está relacionado a todos os aspectos em gerais da realidade cultural.

A cultura está ligada aos modos de conceder e organizar a vida social e seus aspectos materiais, que gera a ação de produzir para garantir a sobrevivência e o modo de ver o mundo.

Subcultura: toda cultura desenvolve subcultura, ou seja, grupos de indivíduos

que compartilham da mesma forma de entender o valor, com base em situações e experiências vividas em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com