TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: PESQUISA REALIZADA NA EMPRESA TELLERINA COMERCIO DE PRESENTES E ARTIGOS PARA DECORAÇÃO S/A

Por:   •  12/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CEUMA

GRADUAÇÃO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PAULA KARINE CAMILO DA SILVA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: PESQUISA  REALIZADA NA EMPRESA TELLERINA COMERCIO DE PRESENTES E ARTIGOS PARA DECORAÇÃO S/A

SITUADA EM ÁGUAS CLARAS DF.

Brasília

2018

UNIVERSIDADE CEUMA

GRADUAÇÃO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PAULA KARINE CAMILO DA SILVA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: PESQUISA  REALIZADA NA EMPRESA TELLERINA COMERCIO DE PRESENTES E ARTIGOS PARA DECORAÇÃO S/A

SITUADA EM ÁGUAS CLARAS DF.

Pesquisa apresentada à disciplina de Recursos Humanos da Universidade Ceuma como requisito de nota parcial.

Orientador: Prof. Alessandro Barbosa Ximenes

Brasília

2018

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa aborda a importância da área de treinamento e desenvolvimento na Joalheria Vivara.

O recursos humanos consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento (T&D), relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar etc. Nesse processo, cada gestor seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor desempenha as quatro funções administrativas que constituem o modo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. 

Sendo assim, a área de recursos humanos precisa ser bem planejada de forma que suas condições  fiquem bem definidas e claras, pois a área de treinamento e desenvolvimento da empresa possa ser realizado de maneira eficiente e eficaz. Porque o trabalho se inicia logo após o processo de recrutamento e seleção e vai até o momento do desligamento do funcionário da empresa.

O investimento em treinamento e desenvolvimento dos funcionários é importante para a empresa ampliar e/ou manter sua vantagem competitiva no mercado. Além disso, as empresas estão cada vez mais sendo pressionadas, tanto pelo ambiente externo quanto pelas pessoas com as quais mantêm relação de trabalho para investir no desenvolvimento humano. Pois o desenvolvimento de pessoas a médio e longo prazo também deveria ser interesse crescente nas organizações, porque se os profissionais forem adequadamente treinados e desenvolvidos, as vagas abertas pelas empresas tem maior chance de serem preenchidas. Com isso, as promoções e as transferências também mostram aos funcionários têm maiores possibilidades de crescimento profissional e não apenas ser mais um a ocupar uma vaga. Desse modo, o empregador se beneficia, já que geralmente, os funcionários se setem mais compromissados com a empresa.

2 CONCEITOS DE TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

Treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20),Já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que o preparo da pessoa  “da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do funcionário dentro da empresa.

2.1 MÉTODOS DE TREINAMENTO


Quanto a forma de execução, e realizado o treinamento integração de novos empregados, uma de suas finalidades é dar boas vindas a novos funcionários e fornecer informações corriqueiras sobre o local de trabalho. Esse tipo de treinamento faz uso de manuais sobre a empresa e promove a integração dos novos colegas. E também como um adicional que também fornece capacitação com diplomas ao final dos cursos é o treinamento a distância que vem ganhando mais espaço com o avanço tecnológico, o treinamento via internet através de um portal. Este tem como vantagem  possibilitar os funcionários que não tem um local específico ou que estuda e não disponibilizam de um horário comercial para isso.

2.2 DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento cabe ao próprio funcionário, ou seja, cabe ao mesmo ter interesse em desenvolver competência para desempenhar determinada função, ele tem a oportunidade, a qual é oferecida pela empresa. A joalheria age como facilitadora desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve sempre partir do próprio funcionário e desenvolver novas competências.

Para Dutra (2002),entende-se que competências se refere ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Para Dutra (2002), os conhecimentos tratam do domínio de conteúdos e informações importantes para o cargo. As habilidades são aptidões ou capacidades necessárias para o cargo, e as atitudes estão relacionadas com a postura, maneira de ser, forma de agir e as reações importantes para o cargo.

3 AS ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D) 

Essa terceira parte do processo de treinamento e desenvolvimento, e onde se tem o planejamento e a partir das informações oferecidas pela primeira etapa que é trabalhar de forma adequada para que os  diferentes objetivos sejam atingidos. Para isso se estabelece critérios que guia todo o planejamento.  

O planejamento deve contemplar as seguintes questões: qual a melhor forma de treinar e desenvolver? Quem deve ser ensinado? O que deve ser ensinado? Como deve ser ensinado? Quanto deve ser ensinado? Quando deve ser ensinado? Onde deve ser ministrado? Quem deve treinar e desenvolver? O que deve ser avaliado? Qual será o valor do investimento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com