TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc I - Marketing

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Estácio – Uniseb

Projeto de Pesquisa

  1. Dados de Identificação

Título: A razão da existência do marketing nas organizações e as estratégias mais utilizadas para obter o sucesso.

Autor: Adrieli Fernanda Bailo

             Jaqueline Elisabete da Silva

Curso: Administração

Polo: Piracicaba

Linha de Pesquisa: Linha 5 ( Marketing )

2. Justificativa

        Podemos salientar a importância do Marketing no âmbito das empresas, pois consiste em uma ciência que explora, cria e agrega valor aos produtos e/ou bens para atender as necessidades de seus clientes.  Nos dias atuais, onde há um numero grande de transformações dentro e fora das empresas é necessária uma gestão para acompanhar as mudanças de ordem econômica, social, política e tecnológica. Mesmo sendo uma palavra muito usada pode ter outras três dimensões, como sugere Urdan e Urdan (2006), sendo elas: Marketing como troca, Marketing como filosofia organizacional e Marketing como processo. No ambiente de marketing, isso se divide em dois: macroambiente, composto por forças externas e microambiente, composto por forças internas. As forças externas são influencias demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. Por outro lado, as forças internas são influencias de fornecedores, canais de marketing, clientes, concorrentes e públicos. Vale lembrar também  sobre os 4 “PS” presentes no marketing, que se referem a “P” de produto, “P” de preço, “P” de promoção e “P” ponto. Sendo assim, esta pesquisa tem pelo intuito compreender a área de Marketing, sua evolução e como ela funciona em conjunto com outras áreas dentro da empresa.

3. Pergunta de Pesquisa

Hoje em dia existem diversas estratégias de marketing no qual pode contribuir para o crescimento e imagem da empresa. Porem, diante de tantas estratégias surge à dúvida: Em relação aos métodos utilizados de marketing, podemos dizer que o mesmo é um aliado ou inimigo para a organização?  

4. Objetivo

Geral: Demonstrar importância do Marketing, seus pontos positivos e negativos.

Especifico: Comparação entre empresa que não possui área de Marketing com empresa que possui área de Marketing.

5. Hipóteses

O departamento de marketing é responsável em analisar o comportamento dos consumidores, o mesmo liga a organização ao cliente e vice e versa. Porem para que isso aconteça existe um processo de analise, através dessas analises o mesmo consegui identificar a necessidades do seu publico e com isso criar estratégias especificas para que a empresa encontre uma resposta para os anseios do consumidor.

Em resposta ao questionamento realizado na pergunta de pesquisa, podemos chegar à conclusão que o marketing pode ser tanto aliado da empresa como pode ser inimigo também. Como isso? Bom, o marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem o principal objetivo de agregar valores às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, porem se não houver planejamentos estratégicos o marketing poderá transmitir uma imagem reversa do produto, ocasionando sérios prejuízos para a empresa.

6. Metodologia

Para a formulação do trabalho iremos realizar pesquisas através de livros e artigos relacionados ao assunto, além das pesquisas, serão analisados também os procedimentos tomados por organizações em relação ao tema escolhido.

Outro método que será utilizado é a pesquisa do tipo qualitativa, onde serão realizadas entrevista à pessoas que atuam no setor publicitário em empresas de diversos ramos.

REFERÊNCIAS

CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com