TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc - Segurança no Trabalho

Por:   •  3/4/2021  •  Monografia  •  6.022 Palavras (25 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 25

AGRADECIMENTOS

A DEUS

Agradeço por ter me dado força para superar todos os obstáculos durante essa caminhada. Posso afirmar com toda certeza que sem a sua presença seria impossível tal conquista. Obrigada meu grande AMIGO e MESTRE!

AOS MEUS FAMILIARES

Para conquistar algo, é necessário muito empenho pessoal, mas nada seria útil se não houvesse o apoio dos que estão mais próximos. Por isso, agradeço ternamente a minha heroína.

A minha querida mãe, parte de minha vida e obra de Deus. Sem a sua luta, eu nada teria conseguido. Lembro-me sempre do seu apoio e sentimento de realização por me ver crescendo e alcançando os meus objetivos.

AOS PROFISSIONAIS

Primeiramente aos Técnicos de Segurança do Trabalho, por terem me ensinado não somente as técnicas de Segurança do Trabalho, mas também por ser um exemplo de vida. Obrigada por ter confiado em mim e principalmente por ter reconhecido o meu desempenho. A equipe técnica da Projesan, em especial a diretora e supervisora do estágio, Helena, que esteve sempre disposta a me ensinar e a compartilhar conhecimento, oportunizando o meu crescimento profissional.  

AOS MESTRES

O dom de repassar o conhecimento é único. Por isso não poderia esquecer os professores que contribuíram ao meu aprendizado. Nunca esquecerei os momentos de paciência e preocupação, pelas palavras de incentivo. Estou concretizando este momento graças à compreensão e atenção.

Finalizo os agradecimentos com o sentimento do dever cumprido e sonho realizado!

 SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO        03

2. JUSTIFICATIVA        04

2.1 OBJETIVO        05

2.2 IDENTIFICAÇÃO        06

3 HISTÓRICO DA EMPRESA        07

3.1 ORGANOGRAMA DA EMPRESA        08

4. IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO        09

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        10

5.1 Mapa de Risco        10

5.2 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)        11

5.3 Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)         16

5.4 Conhecimentos Gerais de Ergonomia em Diferentes         18

5.5. Acompanhamento Na Elaboração De LTCAT        21

5.6. Elaboração de Programa das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT)         23

5.6. 1 Segurança No Trabalho Na Construção Civil        24

5.6. 2 Entrega de EPI`s na Construção Civil        25

5.6. 3 Aprendizagem de didática em reuniões e treinamentos        26

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        31

1. INTRODUÇÃO

O estágio do curso técnico em Segurança do Trabalho é um processo de aprendizagem, onde se verifica a transição entre a teoria e a prática que proporciona ao estudante a participação em situações reais de vida e de trabalho, consolida a sua profissionalização ética e responsabilidade pelo desenvolvimento humano pela melhoria da qualidade de vida.

A atividade desenvolvida no estágio curricular que foi realizado na empresa Projesan Projetos Saneamentos Ambiental LTDA ME.

A referida empresa em seu portfólio apresenta uma gama de atividades entre elas às de Gestão Ambiental, onde há elaboração e execução de projetos de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Entre as atividades, destacam-se gestão de Saúde Ocupacional e de Engenharia de Segurança do Trabalho, onde o técnico de segurança atua no levantamento dos dados e dos riscos para a elaboração de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) oferecendo dados técnicos para elaboração do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho).

Todos os programas elaborados são rigorosamente embasados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e demais NBR`S da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Entre outras atividades realizadas estão os treinamentos e entrega de EPI`s(Equipamentos de Proteção Individual), atendimento a cliente e elaboração de ASO com base no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e elaboração de cronograma de ações a ser realizado nas empresas, com objetivo aprimorar a segurança do trabalho.

Dentro das quais pude aprimorar meus conhecimentos adquiridos em salas de aulas.

2. JUSTIFICATIVA

Atendendo às solicitações da Concedente, Projesan – Projetos e Saneamentos Ambientais, e da Instituição de Ensino, SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, ou a quem possa interessar, faço o presente Relatório de Estágio Curricular com o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas como instrumentos de máxima importância para formação profissional de Técnica de Segurança do Trabalho.

O presente estágio tem como uma das metas, garantir maior domínio sobre técnicas e normatização de Segurança do Trabalho utilizados e desenvolvidos junto à organização, sentir as necessidades empresariais para ampliar a base de conhecimentos adquiridos durante o período de estágio de formação acadêmico-profissional e contribuir para o desenvolvimento e experiência adquirida no setor produtivo da empresa.

2.1 OBJETIVOS

Atende as exigências legais inerentes às questões relacionadas à segurança no trabalho na assessoria a empresas e a expectativa da instituição de ensino e da concedente do estágio, objetivando sempre, a conscientização das pessoas que ali trabalham, através das orientações e treinamento.

Usando como diretrizes as Normas Regulamentadoras e Legislações em vigor do Ministério do Trabalho e Emprego e a prevenção continua contra os riscos e perigos que circula nas, mas variadas atividades, busca-se, portanto sensibilizar empresários e colaboradores, evidenciado a importância da segurança e saúde do trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (950.3 Kb)   docx (804.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com