TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc logistica reversa

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Um dos maiores problemas que aflige as administrações municipais no Brasil e no mundo, sobretudo aquelas dos países em desenvolvimento é a destinação dos rejeitos gerados nas mais diversas atividades humanas. Esses resíduos, que podem ser líquidos, gasosos ou sólidos, quando eliminados inadequadamente, traduzem-se em poluição, contaminação e, sobretudo, no desperdício de recursos naturais, como o ar, os mananciais e o solo. A problemática resultante da geração dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, aqueles gerados no ambiente municipal, é cada vez mais preocupante devido ao grande crescimento populacional e ao desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, o que levou ao aumento do consumo de bens e, consequentemente, da geração de lixo. A gestão da “limpeza pública” e dos RSU é de responsabilidade das prefeituras. A destinação adequada dos resíduos, aquela que garante menores impactos ao meio ambiente, tem se tornado um desafio, principalmente para as cidades de pequeno porte, devido à carência de recursos humanos qualificados, tecnológicos e financeiros, Dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB – publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2002, revelam a situação da gestão do lixo urbano nos municípios brasileiros no início desta década: em termos percentuais do peso total, a situação é ilusoriamente favorável, uma vez que 47,1% do lixo coletado no Brasil são dispostos em aterros sanitários, contra 22,3% destinados aos aterros controlados e 30,5% em lixões. Em contrapartida, em número de municípios, o resultado mostra outra realidade: apenas 18,4% possuíam aterros controlados, 13,8% aterros sanitários e 63,6% dos municípios utilizam lixões, sendo que 5% não informaram como são dispostos seus resíduos. Quanto à geração per capita, cidades de até 30 mil habitantes geram cerca de 0,50 kg/hab.dia, segundo IBAM (2001), podendo atingir valores maiores que 1,00 kg/hab.dia em megalópoles com mais de 5 milhões de habitantes.


2RESUMO.

A destinação adequada dos rejeitos oriundos das diversas atividades humanas constitui um grande desafio, principalmente aos países em desenvolvimento. Em relação aos resíduos sólidos urbanos, no Brasil apenas 32,2% dos municípios destinam seus rejeitos em aterros - 13,8% aterros sanitários e 18,4% aterros controlados – contra 63,6% os que dispõem em lixões. O município de Santo André – SP vem se destacando por dar um destino adequado para o resíduo o que não municípios brasileiros de pequeno porte, limitada à coleta diária dos rejeitos na zona urbana e disposição final em um lixão. A implementação de uma usina de triagem e compostagem Trouxe grandes benefícios ao município, possibilitando a redução significativa da quantidade de lixo a ser descartada diariamente, além da geração de empregos e redução dos impactos causados pelos lixões. Assim, tornou-se necessária a educação ambiental e coleta seletiva para todos os cidadãos.

Palavras-Chave: Coleta Seletiva Meio Ambiente Conscientização

FOTOS DO SISTEMA DE TRIAGEM

[pic 1][pic 2]


6 CONCLUSÂO

Será necessário um grande trabalho de Educação Ambiental, mas teremos resultados em longo prazo, sendo que o importante é não desistir quando surgem os obstáculos. Para que a coleta seletiva continue terá que haver o apoio do governo municipal (prefeitura), pois através da pesquisa realizada, percebemos que o governo municipal vem ampliando sua rede de coleta seletiva, esta é uma questão tão impresidivel para a cidade e para o meio ambiente, observamos o quanto é importante à participação de todos, o papel da SEMASA como instituição responsável pela coleta seletiva e divulgação é fundamental para a Educação de todos. Para termos um planeta melhor é preciso que definimos um destino adequado pra nossos resíduos. Cada indivíduo fazendo a sua parte contribuirá para uma cidade mais limpa um ambiente melhor de se viver. Nosso planeta agradece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com