TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TCC: A Logística Reversa e a Sustentabilidade.

Por:   •  4/9/2016  •  Artigo  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  1.965 Visualizações

Página 1 de 2
  1.  Título : A Logística Reversa e a Sustentabilidade.
  2. Tema

A logística esta inserida em todos as questões que envolvem o transporte, movimentação e armazenamento de insumos e produtos nas empresas, sempre preocupado com o atendimento ás exigências dos clientes.

Nesse contexto, o trabalho desenvolve a inserção da Logítica Reversa, visando a Sustentabilidade, como meio de agregar vantagem competitiva e redução de custos. Esta técnica, se revela como uma sistematização de bens e produtos, conhecida como gerenciamento de cadeia de suprimentos.

3. Problema

Com o aumento do consumo, tem-se verificado um número cada vez maior de resíduos eliminados por intermédio de disposição em aterros, incenerização, ou jogados fora, sem quaisquer cuidados adicionais, gerando acúmulo de lixo.

Com isso, as legislações ambientais estão cada vez mais rígidas,  responsabilizando o fabricante até o final da vida útil do produto. Assim as empresas passaram a buscar  qualidade do produto e sustentabilidade nos processos de produção, visando melhoria no atentimento aos seus consumidores.

4. Justificativas

O novo perfil do consumidor , preocupado com o meio ambiente, chamou a atenção  de muitas empresas que veem com seriedade seus clientes. As mesmas passaram a dotar uma visão estratégica, em que a empresa se responsabiliza pela troca imediata do produto, logo após a venda, visando o reaproveitamento do material.

Para essa diferenciação de serviços, esta sendo implementada em muitas empresas a  Logística Reversa, onde os produtos são puxados e empurrados pela cadeia de suprimentos. Os produtos então descartados são transformados em produtos secundários, componentes ou materiais.

A reintegração dos resíduos nos processos produtivos, premite um desenvolvimento mais sustentável, reduzindo os resíduos para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com