TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de Negocioação

Por:   •  24/4/2015  •  Resenha  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

Técnicas de Negociação.

Etapa I. O Processo de Negociação.

Passo I (Individual).  Leitura do capitulo PLT O Processo de Negociação e leitura dos artigos e matérias disponibilizados.

Passo II (Individual). Realização da resenha do capitulo lido e comparação entre texto do PLT e dos artigos lidos.

Resumo PLT.

O Processo de Negociação.

Os autores abordam neste capitulo a negociação como um sistema que envolve entradas (Estímulos) e saídas (Respostas), que por sua vez realimentam as entradas.

Entradas negativas tais como: diferenças, conflitos, manipulação, inflexibilidade, resultam em saídas negativas tais como: rendições decisões por imposição em parte forçado, insatisfação unilateral, desacordo, bem como as entradas positivas, tais como: valores pessoais, interesses comuns, entre outras, resultam em saída positiva como: concessões, persuasão, acordo e resolução de conflitos.

É possível manter a negociação num fluxo constante de compartilhamento mão de entradas positivas.

Resumo dos Artigos:

O ramo comercial seja ele qual for sempre passará por problemas ou dificuldade, uma delas  é atender bem ao cliente e deixa-lo satisfeito. Se não houver uma boa negociação a empresa também não estará satisfeita e o resultado não será positivo para nenhuma das partes.

O que é a negociação? Negociação é saber aceitar as ideias, os propósitos e os interesses sempre pensando no bem da empresa e no melhor resultado. Lembrando que é muito importante que as duas partes saiam satisfeitas que tenham a oportunidade de falar e argumentar e que se sintam respeitados.

Hoje em dia não se manipulam, mas as pessoas, no processo de uma negociação têm que haver objetivos e equilíbrio, pois de que vale um resultado com um futuro falso! Se as duas partes não se completam e entram em acordo espontaneamente por que um gostou da ideia do outro, É claro que o resultado não vai ser bom, pois com certeza não conseguiu fidelizar o cliente, para que futuramente venha a fechar outros negócios, Por isso é muito importante que as pessoas sejam inteiramente transparente umas com as outras e assim maior é chance de fidelizar e conquistar cliente.

 Hoje em dia os clientes têm conhecimento dos produtos ou serviços dos quais iram utilizar, E sempre estão atentos a uma boa negociação. Hoje no mercado não existem pessoas que abram mão de algo para satisfazer a outra parte e assim entrar em acordo, E é o que procuram os clientes.

Para conduzir uma boa negociação, tem que estar ligado a capacidade de uma comunicação elevada, para que saiba explicar, se expressar e não deixar dúvidas.  Existem técnicas de negociação que são: habilidades pessoais,

Planejamento e organização, treinamento e disciplina,

Autodesenvolvimento, visão, determinação,

Inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade.

São técnicas básicas que todo bom negociador deve ter para conseguir uma negociação de sucesso!

É necessário que preste atenção em sua própria postura, e na postura do outro que tenha contato visual e que o tempo todo esteja atento a expressão da outra parte. Sempre demonstrando simpatia, que é o que levará a conseguir a credibilidade, Antes de qualquer negociação, é importante que esteja sempre preparado. Afinal a preparação é o que te levará a negociar com segurança e confiabilidade, quando uma pessoa entra em uma reunião seja para um debate ou apresentar projetos, estando preparada tem certeza e firmeza em suas palavras.  Lembrando que a outra parte é sempre clara e objetiva, e nesse interesse que deve se concentrar.

É essencial que saibam se comunicar e ouvir, independente se é uma negociação competitiva ou paciente, deixando que a outra parte fale, sem que o interrompa faz com que use isso ao seu favor. Para um negociador é necessário que ele saiba:

  • Com quem negociar
  • Qual a melhor opção se fechar negócio
  • Detalhe do que está negociando
  • E sempre ter uma reserva de acordo

Sempre manter a calma e procurar não se estressar, para que o acordo não fique irritante, procurar nunca mostrar a outra parte uma postura "dominante" afinal depende sempre da outra parte.

Sempre demonstrar agilidade, e facilidade para trabalhar com diversos projetos e pessoas oferecendo sempre a seus clientes comodidade e confiança, mostrando a eles que a sua negociação é o caminho certo!

Bons negociadores possuem habilidade para negociar e entendem que para cada negociação existe uma estratégia especifica, e sabem que elaborando uma boa estratégia podem conseguir uma boa negociação e atingir um bom resultado.

Fonte de pesquisa dos artigos.

http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/12792/9255/7___Estilos_de_Nego

ciacao___A_maneira_pessoal_de_realizar_negocios_internacionais.pdf. .

Passo III. (Equipe). Discussão sobre abordagens identificadas no passo II e definição sobre técnicas de negociação que são relevantes para estratégias das organizações.

Algumas Dicas práticas para uma negociação.

O que se deve fazer

O que não se deve fazer

Escute com atenção

Não faça demasiadas concessões no inicio das negociações.

Deixe espaço suficiente para manobra nas propostas.

Não faça ofertas inicias demasiado radical e deixe espaço para adaptações e concessões.

Se não concordar com o compromisso proposto, não hesite em recusar.

Nunca diga “NUNCA”

Faça propostas com condições "Se você fizer isso eu faço aquilo"

Não responda imediatamente (mesmo antes de a outra parte terminar) com "sim" ou "não"

Tente descobrir qual é a posição da outra parte: “O que achava se...”.

Não ridicularize a outra parte

Seja flexível de forma a adaptar-se á situação e as reações do seu adversário. Lembre-se de que a flexibilidade não é sinal de insegurança ou fraqueza, mas de estar alerta e compreender a questão.

Não comece a falar se não tiver algo de relevante a dizer

Se durante as negociações, se dizem coisas "off the record",  mantenha-se "off the record"

Não interrompa a outra parte. Deixe-a acabar primeiro antes de começar a falar.

Trabalhe com uma agenda para tomar a reunião mais eficiente

Nunca faça reuniões com mais de 2 horas sem intervalo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com