TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de sublinhar e resumir

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE

Laureate Internacional Universities  

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALFRED VAN RHACHAD CARRIL QUEIROZ

TÉCNICAS DE SUBLUNHAR E RESUMIR

MANAUS

2015

ALFRED VAN RHACHAD CARRIL QUEIROZ

TÉCNICAS DE SUBLUNHAR E RESUMIR

        

Trabalho apresentado no centro

Universitário do norte como pré-requisito

Para obtenção de nota parcial da 1° avaliação

Da turma ADM0101

        

MANAUS

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

1 TECNICAS DE SUBLINHAR E RESUMIR        

2 TIPOS DE RESUMO        

2.1 REDAÇÕES DE RESUMO: PARÁGRAFOS E CAPITULOS        

2.2 REDAÇÃO DE RESUMOS DE LIVROS        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

Sublinhar tornou-se uma técnica indispensável para elaborar um resumo, limitando o texto em suas ideias principais, se preocupando para não reproduzir as frases do autor.

Para se obter uma boa finalidades nas anotações, são formados procedimentos a serem seguidos,  mas que podem haver adaptações pessoais do autor do resumo.


1 TECNICAS DE SUBLINHAR E RESUMIR

Sublinhar é a técnica utilizada para elaborar esquemas e resumos, para ressaltar ideias importantes de um texto.

O requisito fundamental desta técnica é a compreensão do assunto, pois possibilita a identificação de ideias principais e secundarias, fazendo-se uma seleção do indispensável, sem o prejuízo do entendimento.

Contudo há certas normas que devem ser obedecidas para que se produzam resultados eficazes. Não se deve sublinhar parágrafos inteiros, apenas palavras-chaves, isto porque, sublinhar uma frase inteira sobrecarrega a memoria e o aspecto visual, além do risco de reproduzir as frases do autor. Deduzindo que a reprodução de usar o vocabulário próprio ou do autor é improcedente. Pois não se resume apenas as palavras, mas as ideias contidas no texto.

A técnica de sublinhar pode ser desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos:        

  1. Leitura do texto, para tomar de contato;
  2. Esclarecimento de duvidas de vocabulário, termos técnicos e outras:
  3. Releitura do texto, para identificar as ideias principais;
  4. Ler e sublinhar, em cada paragrafo, as palavras que contem a ideia-núcleo e os detalhes mais importantes;
  5. Assinalar com linha vertical, á margem do texto, os tópicos mais importantes;
  6. Assinalar, á margem do texto, com um ponto de interrogação, os casos de discordância, as passagens obscuras, os argumentos discutíveis;
  7. Ler o que foi sublinhado, para verificar se há sentido;
  8. Reconstruir o texto, em forma de esquema ou de resumo, tomando as palavras sublinhadas como base.

 

O indispensável e sublinhar apenas o necessário evitando acumular anotações, que além de causar mau aspecto, dificulta o trabalho do leitor e gera confusão

O ideal é fazer uma comparação do texto original com o sublinhado.

(ANDRE & HENRIQUE, 1992, p. 50-1)

2 TIPOS DE RESUMO

Há vários tipos de resumo e cada um apresenta características especificas, de acordo comas suas finalidades:

  1. Resumo descrito ou indicativo: focaliza nos principais tópicos de texto, e não dispensa a leitura do texto original para a compreensão do assunto, quanto á extensão não deve ultrapassar de quinze ou vinte linhas e se utiliza frases curtas.
  2.  Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou ¼ do original, abolindo-se gráfico, citações, exemplificações abundantes, mantendo as ideias originais, não se permite opiniões pessoais do autor do resumo, se deve dispensar a leitura do texto original.
  3. Resumo critica: consiste em uma redução do texto original, mantendo as ideias fundamentais, assim como o informativo, ele dispensa a leitura do texto original, contudo as opiniões e comentários do autor.
  4. Resenha: é um resumo critico, de conteúdo, mais abrangente, além de reduzir o texto, permite opiniões e comentários, incluindo julgamentos de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área do conhecimento, a relevância da obra em relação a outras do mesmo gênero etc.
  5. Sinopse (em inglês, synopsis oi summary; em francês, resume d’auter):neste resumo indicam-se temas ou assunto da obra  e suas partes principais, trata-se de resumo curto, elaborado apenas pelo autor da obra e por sus editores.

SALOMON(1977, p 176-7)indica a maneira certa e a erra de elaborar uma sinopse:

“Ensaios de acumuladores elétricos de tipo acido-chumbo.

 Jão william MEREGE

ERRADO:

Como introdução ao seu trabalho o autor de definição dos termos usados de acordo com as especificações brasileiras recomendadas pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), enumera os aparelhos a serem usados e explica o tratamento prévio necessário ao êxito em ensaios.

Explica, com pormenores as frases dos ensaios parciais e apresenta vários gráficos e tabelas dos resultados obtidos. Expõe também a diferença entre os métodos S.A.E. (Society of Automotive Engineers) e os da ABNT usados nos ensaios.

Certo:

Definição dos termos, de acordo, com as especificações da ABNT. Aparelhos usados e tratamento prévio necessário ao êxito dos ensaios. Fases dos ensaios parciais: determinação da tenção final de carga, da f. r m., da capacidade em A-h e W-h, dos rendimentos. Gráficos e tabelas dos resultados obtidos.

Diferença entre os métodos as S.A.E e da ABNT.”

Observe-se a linguagem objetiva, concisa, as frases curtas do exemplo certo. Com menos palavras, o modo certo oferece muito mais informações.

2.1 REDAÇÕES DE RESUMO: PARÁGRAFOS E CAPITULOS

 

A técnica de resumo difere, no modo de redigir, se trata de um texto curto ou de uma obra inteira, por texto curto compreende-se o que consta de um paragrafo a um capitulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com