TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos

Por:   •  1/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância Rio Verde de Mato Grosso / MS

Curso Superior De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos

Anderson Oliveira Alves – RA 2199865849

Andressa Cristina Favi da Silva – RA 2708196380

Daniel da Silva Pereira - RA 2709206462

Magda Vieira Silva Rosa – RA 5602190555

Tânia Maria Gomes Ferreira de Carvalho – RA 4165311236

DESAFIO PROFISSIONAL

2a SÉRIE

Disciplinas: Matemática; Processos Gerenciais; Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Tutor (a) EaD: Mary Silvea Santana

Tutora Presencial: Aline Patrícia Spolador Reggiori.

Rio Verde de Mato Grosso / MS

2016

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO 3

II – PASSO 01 – Relações Humanas 3

III – PASSO 02- Análise da Produção 6

IV – PASSO 03 – Contratação e Formalização de Serviços Terceirizados 7

V – PASSO 04 – Enterprise Resource Planning – ERP’S 9

VI – PASSO 05 - Legislação sobre Destinação de Rejeitos e Resíduos 10

VI. 1 - Legislação sobre a destinação de rejeitos e resíduos 10

VI. 2 - Plano de Ação 11

VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

I – INTRODUÇÃO

O objetivo deste Desafio Profissional é de apresentar alguns aspectos fundamentais, que colaborarão para fixar os conteúdos que foram abordados em sala de aula. Tendo como base os conhecimentos adquiridos em sala de aula das disciplinas norteadoras de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Para a análise de decisões sobre os novos investimentos, é necessário um conjunto complexo de questões alternativas que são contempladas na administração. As abordagens essenciais para realização deste projeto de investimento são: o método de elaboração, as análises e avaliação do projeto de investimento que, envolverá fatores como sociocultural, econômico e político, podendo estes influenciar nas tomadas das decisões. Outra questão que deve ter muita atenção em um planejamento é a Gestão Ambiental, sendo definida como um conjunto de ações e iniciativas que a empresa segue, para ser considerada ecologicamente correta, ante a sociedade.

II – PASSO 01 – Relações Humanas

A teoria de administração que exerce maior influência na Empresa Energy Baterias Automotivas é a Teoria Clássica da Administração, esta forma de administração teve início na França em 1916, com o fundador francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. A Teoria Clássica caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente. Partindo da organização e da estrutura como um todo, garantindo a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas seções departamentos ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.

Fayol propôs 14 princípios gerais da administração que segundo ele, fortaleceu o corpo organizacional e tinham-no ajudado a funcionar, quando teve uma experiência como gerente, são elas:

• Divisão do trabalho: consistia na especialização das tarefas e das pessoas gerando um aumento da eficiência.

• Autoridade e responsabilidade.

• Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os colaboradores.

• Unidade de comando: O controle único é possível com a aplicação de um plano para o grupo de atividades com os mesmo objetivos.

• Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem prevalecer sobre os interesses particulares.

• Remuneração do pessoal: Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos colaboradores e da também da própria organização.

• Centralização: Concentração da autoridade no topo da hierarquia da empresa.

• Cadeia escalar: refere-se a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.

• Ordem: Cada coisa para o seu lugar, e um lugar para cada coisa.

• Equidade (reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.

• Estabilidade do pessoal.

• Iniciativa: ter capacidade em visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.

• Espírito de equipe.

Já a teoria que pretendem adotar na nova forma de administração da Energy é a Teoria das Relações Humanas da Administração que teve início em 1920, com o professor Elton Mayo, na qual fez experimentos (os estudos de Hawthorne) para provar a necessidade das pessoas para a produtividade, e não máquinas. Esta teoria acredita que as pessoas desejam ser parte de uma equipe de apoio que facilita o crescimento e desenvolvimento. E se os colaboradores receberem atenção especial e forem incentivados a participar, perceberão que o seu trabalho tem significado dentro da organização, motivando-os a serem mais produtivos e tendo como consequência um trabalho de alta qualidade. Um fator que é marcado nos experimentos de Hawthorne é a produtividade. Sendo que após este experimento, Abraham Maslow e Douglas McGregor revelaram os laços motivacionais em relação à teoria das relações humanas. Maslow sugeriu cinco necessidades básicas que são elas: Fisiológicas, segurança, amor, estima e auto-realização, sendo fatores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com