TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 3][pic 2]

                        Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

NOME .....................................................RA

                     

PROINTER FINAL

Cidade – Estado

2015

SUMÁRIO

RESUMO ............................................................................................

INTRODUÇÃO......................................................................................

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS ..........................

PLANO DE BENEFÍCIOS  .......        

POLÍTICA DE ADMISSÃO         

POLÍTICA DE DEMISSÃO  ....        

PLANO DE RECOMPENSA E REM. ESTRATÉGICA ....        

POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO ....................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................

ANEXOS ................................................................................................

RESUMO

Este trabalho fala sobre a implantação da Área de Recursos Humanos dentro de uma empresa. Primeiramente é apresentada a empresa, quantidade de funcionários, localização ramo de atividade, após a apresentação é informado o motivo pelo qual se tem a necessidade de abertura do setor de RH. É preciso que as empresas enxerguem o RH como ponto estratégico dentro da empresa e não como gastos desnecessários, foi elaborada pelo consultor uma pesquisa de clima onde os funcionários responderam questões referentes à satisfação do emprego, do clima, dos benefícios, da remuneração e das bonificações, deram sugestões de benefícios e comentaram insatisfações, é falado também sobre a politica de admissão e demissão, onde é esclarecido sobre meios de recrutamento, seleção, todo o processo da contratação, procedimentos e regras que asseguram tanto o funcionário quanto o empregador nas questões das normas regulamentadoras e leis que auxiliam a empresa no processo tanto de admissão quanto de demissão. As empresas precisam de diferenciais na para manter os funcionários motivados e por mais tempo na empresa, algumas empresas utilizam de plano de benefícios para atrair e reter os talentos, Planos de recompensas e remuneração são ótimas opções para alavancar o grau de satisfação dos funcionários e motiva-los a vender mais e com mais qualidade. As questões de Saúde e Segurança no trabalho é um ponto que o RH toma por primordial tanto para a segurança do funcionário que é seu maior patrimônio. Neste trabalho são informadas as politicas que a empresa usa para garantir a segurança tanto dos funcionários quanto dos clientes e fornecedores.

.

INTRODUÇÃO

Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando- o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.


PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS:

A TECROUPAS é uma empresa de pequeno porte, tem 20 funcionários, está localizada no bairro da Paraiso em São Paulo. Atua no ramo de varejo de roupas infantil e juvenil. É atuante há três anos no mercado. A dona da empresa visa a abertura de uma nova loja na região da Lapa, devido à grande movimentação de clientes de outras regiões no local e a insatisfação de alguns clientes ao sair da loja. E para esta abertura quer aproveitar e fazer a implantação do setor de Recursos Humanos dentro da organização.

Foi disponibilizado um questionário para todos os funcionários, onde tinha perguntas do gênero pessoal e de assuntos diversos sobre a empresa, benefícios, salário, tempo de empresa, escolaridade, idade, se tem filhos, interesses.

E a partir deste estudo foi possível identificar os problemas pontuais dentro da loja, insatisfações com salário, benefícios, reconhecimento, divisão de tarefas, e foi possível identificar benefícios e melhorias que podem ser disponibilizados para os funcionários, fazendo assim com que os mesmos possam ter maior motivação e satisfação dentro da organização.

O setor de RH trabalha em cima destas questões, de uma forma estratégica podendo levar a empresa ao seu crescimento esperado, com analise do histórico da empresa, da missão, visão e dos valores pode se criar um plano de benefícios que se enquadre ao perfil da empresa.


PLANO DE BENEFÍCIOS:

O setor de RH pode trabalhar em cima desses problemas diários para evitar que a empresa perca clientes. Elevando a autoestima dos funcionários, fazendo-os trabalhar mais motivados. Alguns problemas foram identificados sem a necessidade do questionário, como por exemplo, a relação interpessoal dos funcionários. A pesquisa identificou ainda a faixa etária dos funcionários que são em sua maioria entre 20 e 30 anos e que demostraram grande interesse em benefícios como descontos em teatro, cinema e shows, auxilio educação, além é claro dos benefícios mais comuns como plano de saúde e odontológico e vale refeição/alimentação e auxilio creche.

Já o tempo de serviço identificado pela pesquisa, mostrou certa estabilidade já que o funcionário mais novo de empresa tem 1 ano e 3 meses na casa.  O que foi suficiente para verificar a fidelidade que os funcionários têm com a empresa.

Com essas informações o quadro abaixo apresenta os benefícios sugeridos e a porcentagem dos funcionários que o citaram, tornando claro as preferências.

Benefícios Sugeridos

Funcionários %

Auxilio Educação

80%

Convenio com cinemas/teatro

75%

Plano de saúde

65%

Plano odontológico

45%

Auxilio creche

45%

Quadro 1: Sugestão de benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com