TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 3][pic 2]

                        Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

ALESSANDRA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA RA:9135173397

                     

PROINTER FINAL

Cotia – São Paulo

2015

SUMÁRIO

RESUMO .............................................................................................03

INTRODUÇÃO.....................................................................................04

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS ........................05

PLANO DE BENEFÍCIOS ...................................................................05

POLÍTICA DE ADMISSÃO         06

POLÍTICA DE DEMISSÃO ....        07

PLANO DE RECOMPENSA E REM. ESTRATÉGICA ....        07

POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO ...................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................09

ANEXOS ..............................................................................................10

 RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os pontos referentes a um projeto direcionado a uma implantação do setor de recursos humanos em uma empresa privada e fictícia e assim demonstrando sua aplicabilidade, este projeto tende a detalhar cada processo que envolve a implantação desse setor, demonstrando pontos de atenção a serem melhorados; planos de benefícios; política de admissão e demissão; plano de recompensa e remuneração estratégica e sem esquecer a política de segurança no trabalho. Trazer o conhecimento de forma clara e construtiva, analisar e intender cada ponto como forma de motivação para os empregados e satisfação de retorno para a empresa.

 INTRODUÇÃO

Através do desafio proposto foi criado uma empresa fictícia, com a razão social FRM Soluções, foi fundada em 2001, como empresa individual e constituída como limitada em 15 de dezembro de 2003, atualmente a FRM Soluções possui uma estrutura predial que ocupa área própria na área do varejo conta com 15 funcionários e investe na expansão. Com o passar dos anos, a empresa cresceu e junto dela as exigências para atender melhor seus clientes começaram a aparecer, por ser uma empresa pequena e familiar, já não estava dando o suporte necessário aos seus clientes, visando a expansão e crescimento da empresa, foi preciso fazer uma manutenção na sua gestão, para garantir o bom atendimento e superação a suas novas expectativas. Para garantir produtos e serviços de qualidade e satisfação, a FRM Soluções realizou um planejamento estratégico com seus diretores, com o objetivo de analisar a situação atual da mesma, a partir das condições internas e externas da empresa, se buscou estabelecer a evolução, planejamento, programas, ações e as diretrizes para que a empresa venha atingir seus objetivos. Através do planejamento estratégico realizado foram tomadas medidas positivas para melhorar o ambiente, foi percebida também a falta que o setor de recursos humanos faz para a empresa, assim havendo a implantação ficara mais fácil a mesma identificar os anseios de seus colaboradores. A FRM Soluções resolveu ouvir seus funcionários, realizando uma pesquisa para saber o que poderia ser feito para as ações da empresa em relação a eles, esse processo vai beneficiar não só a empresa como também os funcionários motivando e dando melhor qualidade de vida, a empresa decidiu investir no capital humano, por isso resolveu implantar o setor de recursos humanos, que tem como objetivo cuidar das pessoas. Com esse departamento podemos oferecer um suporte e assim pesquisar e melhorar o clima organizacional da empresa, juntamente com o departamento pessoal que é responsável pela parte burocrática, rotinas e legislação trabalhista o resultado obtidos referente a pesquisa entre os funcionários, resolvemos identificar pontos de atenção a serem melhorados e efetuar um plano de benefícios, após o termino dos mesmos demos início a política de admissão e demissão; plano de recompensa e remuneração estratégica e a política de segurança no trabalho. Assim com esse projeto temos o objetivo de entusiasmar e motivar os funcionários para que possam acarretar mais lucros a empresa.

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS:

Práticas de apoio para melhorar as políticas e os processos do arranjo organizacional, capazes de construir vantagens competitivas tão sustentáveis quanto possível. “Equipe é um número de pessoas com competências complementares que estão empenhadas em um propósito comum, com metas de desempenho e onde todos são responsáveis pelo sucesso. ” (Katzenbach e Smith). Utilizando a gestão do conhecimento a organização diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual. Para que essas equipes possam manter o foco em suas atividades e em seus desempenhos, é necessário o conhecimento, pois estas pessoas devem se comunicar e aprender para desenvolver suas tarefas esta valorização faz com que os profissionais se sintam mais motivados, gerando mais eficiência, dedicação e consequentemente qualidade, dissemina informações para êxito do conhecimento entre os colaboradores da empresa.

PLANO DE BENEFÍCIOS:

O equilíbrio interno consiste em tornar os salários dos cargos oferecidos na organização mais justos e homogêneos, de acordo com suas atribuições específicas; além disso, com a implementação do plano de cargos e salários é possível se observar com maior clareza seu quadro de funcionários, proporcionando uma melhor análise se será preciso ou não “enxugar” o quadro existente ou se será necessário contratar mais pessoas. Também é possível identificar se os funcionários operantes possuem as competências necessárias para exercerem os cargos adquiridos na organização. Já o equilíbrio externo baseia-se na equiparação salarial com o proposto pelo mercado de trabalho, de acordo com o segmento de atuação da empresa. Também é importante ser observado os fatores externos dos quais as organizações precisam estar atentas; como os direitos adquiridos pelo empregado na Legislação trabalhista, bem como os estabelecidos pelos sindicatos da categoria específica de cada empresa. Para que a implantação do Plano de Cargos e Salários aconteça é necessário definir a remuneração adequada de função, e a descrevê-las de forma justa, fazendo com que a empresa seja estimada no que diz respeito a remuneração com salários competitivos e colaboradores motivados, até porque gasto com colaboradores e considerado um investimento, pelo fato de ter retorno, qualidade e bem-estar na empresa. A ausência de um Plano de Cargos e Salários em uma empresa dificulta na estruturação do seu crescimento pelo fato da organização dos funcionários, com isso acarreta graves erros, insatisfações, queda na produtividade, isso sim pode gerar custos e prejuízos para empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com