TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de grupo – Células da produção

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia de grupo – Células da produção

A tecnologia de grupo é um conjunto de técnicas manufatureiras que tem como objetivo explorar as similaridades básicas de peças e de processos manufatureiros, a partir de sua classificação e codificação, ou seja podem ser classificadas por tamanho, forma, roteiros de fabricação ou  volume. A essência técnica  é através de um sistema de codificação, onde cada parte recebe um código estruturado contendo as características físicas de cada peça.

O sistema de codificação é vantajoso para o sistema produtivo, pois torna mais fácil a determinação do roteiro de fabricação, onde os passos ficam mais claros devido a seu código.

Exemplo: Quatro famílias de peças são processadas nas máquinas A, B, C e D. Uma análise de cada família permitirá uma melhoria no processo.

[pic 1]

De acordo com a figura representada, após  analisar as famílias obtemos uma visão do processo, muito mais organizado e estruturado, com roteiros especificados.

A padronização faz com que o número de partes sejam reduzidos e quando novas partes são projetadas, o código de peças já existente pode ser acessado no banco de dados da empresa  para que possa identificar peças similares que  já estão em produção. Como outra vantagem é que a codificação apresenta o agrupamento de peças similares em famílias, ou seja, peças de uma mesma família normalmente são feitas em máquinas similares e com o mesmo ferramental, reduzindo desta forma os custos e o tempo de desenvolvimento.

A codificação estruturada de materiais constitui uma das mais difíceis e trabalhosas tarefas para uma empresa, pois a classificação criteriosa muitas vezes leva a um sistema de codificação com um número excessivo de dígitos, dificultando sua operacionalidade. Com o advento de poderosos softwares de gestão de banco de dados que existem dentro das empresas  permitem listar os materiais sobre os mais variados critérios., essa tarefa pode ser muito simplificada.

Células de manufatura

Células de manufatura é o  conjunto de máquinas fisicamente  separado para produzir uma família de peças. Os agrupamentos apresentados na figura acima são caracterizados como células de manufatura.

 

A figura abaixo representam exemplos esquemáticos de células.

 [pic 2]

A tecnologia de grupo traz vantagens competitivas para a organização, proporcionam maior desempenho no processo, gerando menores custos de produção.

Vantagens das células de manufatura

Os custos são reduzidos de acordo com a necessidade de manuseio,os roteiros de produção são mais diretos fazendo com que a produção seja mais rápida e flexível, tendo menor espera em processo, menores estoques e antecipação da expedição

Outras vantagens são a facilidade de ligação com outras células e a possibilidade de a alimentação da célula pode ser feita por gravidade, tanto na entrada quanto na expedição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com