TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.313 Palavras (34 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 34

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologias de Gestão

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Prof. Dr. Oderson Dias de Mello

Tecnologia em Gestão de Recursos humanos

Tutor à distância: Sandra Ossada

Campinas / SP

2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado, com o objetivo de enfatizar a importância e a utilização de ferramentas na gestão de processos em que cada dia se torna mais desafiadora as organizações.

As tecnologias de gestão incluem todo e qualquer processo estruturado e aplicado de forma continuada para a melhor administração de uma organização, são processos que lidam com a modernização gerencial, melhoria da qualidade, aumento da competitividade e busca pela sustentação das organizações.

ESCOLHA DA EMPRESA

Apresentação da Empresa: Comercial varejista brasileira Ltda, Supermercados Brasil é uma rede de supermercados e farmácias.

A matriz encontra-se na Rua carlos alberto, 521 jd. Sul America Campinas/SP CEP:13059-581.

Os principais executivos são confidenciais.

CNPJ: 61.233.151/0006-99

Breve Histórico da Empresa: A história da rede de supermercados Brasil começa em 1955, em Sorocaba, com o Sr. Clovis almeida e seu primeiro empreendimento: um açougue. O trabalho sério fez com que os negócios crescessem e, em 1979, o foco foi substituído pelo pequeno Supermercado Almeidas que teve mais uma loja aberta em 1985.

Em 1989, graças ao empenho e dedicação do Sr. Almeida e sua esposa, um antigo sonho se realizou. Foi inaugurado o Supermercado Brasil — Comercial Varejista Brasileira Ltda. Uma loja moderna para a época, com boas instalações e variedade. Além disso, era o primeiro supermercado da região a ser equipado com tecnologia pioneira, utilizando leitores ópticos em todos os seus caixas. A família resolveu, então, vender os Supermercados Almeida e concentrar toda sua atenção no novo negócio investindo alto, por exemplo, no treinamento de funcionários e no desenvolvimento humano, buscando oferecer as melhores condições à equipe desde o início.

A segunda unidade Brasil veio logo depois, sendo inaugurada em 1994 na cidade de Campinas, com uma área de 1.500 m² e um elevado padrão de tecnologia e qualidade para a época. Em 1996 foi a vez de Itatiba e, no ano seguinte, Rio Claro. Em 1999 foram outras 3 unidades, em Capivari, Pirassununga e mais uma em Itatiba, todas com mais de 1.000 m². Estava formada a rede de supermercados Brasil.

Com o crescimento da rede foi necessário, então, investir nas lojas já existentes, começando pela ampliação e reforma da unidade de Rio Claro, em 2002. Em 2004 foi reconstruída a primeira loja de Itatiba, que teve sua área de vendas ampliada, bem como o número de check-outs, passando a contar com ar-condicionado e adega climatizada. Os investimentos não cessaram por aí, e o foco em 2005 foi à unidade de Campinas, que passou a seguir o novo padrão implantado na loja de Itatiba.

Dando continuidade à sua evolução, a cidade de Pirassununga também ganhou mais uma loja em 2006, um exemplo de pioneirismo, com restaurante, lojas de conveniência e posto de combustíveis. Ainda em 2006 a rede ampliou suas atividades até Leme. Em 2008 os investimentos em novas estruturas foram em Capivari, que teve a loja reformada ganhando uma estrutura nova e moderna — inclusive com adega climatizada; Campinas também ganha sua segunda unidade, com 2.000 m e tudo o que há de mais avançado no ramo de supermercados, contando com restaurante, rotisseria e adega climatizada. A terceira loja de Campinas veio no final de 2010, dentro de um grande shopping; no mesmo período, Limeira também teve sua antiga loja substituída por uma nova, a maior e mais moderna da rede, incluindo até mesmo um mall com espaço para 19 lojas.

O Brasil ganhou cada vez mais espaço e se tornou uma das mais importantes redes de supermercados do país ocupando a 9ª posição no estado de São Paulo (ranking da SupreHiper) e 36ª posição nacional. Em 2009, o Brasil agregou mais um ramo de atividades ao seu negócio: a Drogaria Brasil. Hoje, a rede da Drogaria conta com lojas em Campinas, Capivari, Itatiba, Limeira e Pirassununga.

Visão: Ser uma referência regional em supermercados pela organização, qualidade dos produtos e serviços, excelência no atendimento e rentabilidade.

Missão: Proporcionar a maior satisfação em compras na cidade onde atua.

Valores: 1ºOrganização.

2ºComprometimento.

3ºRespeito

4ºCredibilidade.

1.2

a) Mudança organizacional

As organizações devem mudar para se manterem atualizadas com as variações ocorridas no ambiente ao seu redor. A vantagem das mudanças é a organização poder usar as melhores práticas para maximizar sua eficiência e produtividade, além de alcançar ou ultrapassar suas metas organizacionais. A paralisação ou o congelamento da organização provoca o acúmulo de mudanças necessárias, o que ocasionará uma crise. O gerenciamento contínuo das mudanças minimiza os riscos, além de permitir que a organização colha benefícios.

Em geral afetam as linhas de autoridades, os níveis de responsabilidades de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas. Em virtude de novas tecnologias, de oportunidades de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão, de alguma maneira, mudando.

Podemos enxergar essa realidade não só na economia de mercado, mas também nos governos, por meio de suas políticas e normas; nas empresas e nas organizações não governamentais que crescem esse legitimam em defesa de temas emergentes, como: meio ambiente saúde e bem estar social, diversidade, direitos humanos e comunidades.

Todos esses cuidados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com