TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  11/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

        CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

PIRASSUNUNGA

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROJETO INTEGRADO

PROPOSTA DE CONSULTORIA PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE CARGOS E SALÁRIOS NA EMPRESA COLÉGIO BARTOLOMEU

José Luizetti de Souza – RA 180218111304

Débora Luizetti de Souza – RA 324233511304

Wellington Leandro dos Reis – RA 18180217511304

Julia Fernanda Bueno

Karine Lorrany Betini

Mayara Fernanda Jacobino – RA 0064587715

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de Pirassununga como requisito parcial para a aprovação na disciplina Projeto Integrado sob orientação do Professor Wendel Alves Batista

Pirassununga – SP

2018

Introdução

A importância de um plano de Cargos e Salários para a empresa

        Não há dúvida que as pessoas são a chave do sucesso do resultado das empresas. Nas organizações modernas os empregados deixaram de ser meros cumpridores de tarefas e passaram a ser participantes das estratégias para o alcance dos objetivos. Estamos na Era do Conhecimento e as pessoas são fundamentais, o sucesso das empresas não se constrói apenas com uma boa estrutura e tecnologia de ponta, é necessário que ela tenha um quadro de profissionais capacitados e motivados.

        Desta maneira, a valorização das pessoas, de seus sentimentos e de seus interesses é fundamental. O bom desempenho de uma empresa está diretamente ligado à administração eficiente de pessoal. Pessoas motivadas desempenham suas atividades com mais atenção e vontade, gerando melhores resultados. A valorização faz com que as pessoas se sintam mais motivadas se elas entenderem que a empresa reconhece seus esforços trabalham melhor e tornam o ambiente mais favorável a melhores resultados.

        O salário quando visto de maneira isolada não pode ser considerado como fator motivacional, porque, do ponto de vista do empregado, é visto como uma obrigação da empresa como recompensa pelo trabalho prestado. Sendo assim, a administração de recursos humanos tem ganhado destaque nas empresas. Elas passam a se preocupar em como ter uma forma de manter seus empregados motivados para que tenham um melhor desempenho. Então concluímos que, em uma empresa onde não existem premissas detalhadas para a administração de pessoas, um ótimo ponto de partida é o plano de cargos e salários. Depois de bem definidos e estruturados os cargos e as políticas de remuneração na empresa, a área de recursos humanos terá embasamento para a definição dos perfis de empregados que serão recrutados ou admitidos, de que forma eles precisarão ser treinados, haverá clareza na cadeia hierárquica da empresa e possibilitará a implantação de uma avaliação de desempenho justa com possibilidades de valorização e crescimento profissional.

        Podemos chamar o plano de cargos e salários que será implantado de um “catálogo dos cargos existentes na empresa” onde constarão todos os cargos existentes, os requisitos para ocupá-los e as tarefas que devem ser desenvolvidas pelos profissionais que ocupam cada cargo.

Percepção da Demanda

        Este trabalho apresenta proposta de implantação de um plano de Cargos e Salários na empresa COLÉGIO BARTOLOMEU.

        De acordo com as tratativas em reunião preparatória, entendemos que o desejo dos administradores do COLÉGIO BARTOLOMEU é possuir um plano de cargos e salários, onde esteja descrito claramente as funções e tarefas dos diversos cargos existentes na empresa, suas responsabilidades, os pré-requisitos necessários para o ocupante de cada cargo, perfis dos cargos existentes, sinalizando a evolução desejada para cada ocupante de cargo.

        O plano deve permitir que se estabeleça uma política salarial justa e competitiva baseada nos fatores internos, mas correlacionados com os valores de mercado e elaborar normas que assegurem um tratamento equitativo.

        Entendemos que os cargos existentes atualmente no organograma do Colégio Bartolomeu são (por ordem hierárquica):

[pic 2]

        Serão estes os cargos que serão contemplados no projeto.

Resultados esperados

        No final da implantação do projeto aqui oferecido o COLÉGIO BARTOLOMEU obterá os seguintes resultados:

  • Será elaborada uma política salarial justa e competitiva com estruturas salariais capazes de reter os profissionais e de atrair colaboradores no mercado, de acordo com as necessidades da empresa, serão determinados os valores relativos dos cargos, estabelecendo um equilíbrio interno sem distorções salariais, usando referências de mercado. Além disso, será possível harmonizar os interesses econômico-financeiros da empresa com os interesses de crescimento e qualidade de vida de seus colaboradores;
  • Serão elaborados perfis de cargos que representem efetivamente a atual estrutura organizacional da empresa, mas mostrando a evolução desejada do perfil dos cargos, e propiciando análises para uso em outros objetivos de Recursos Humanos, servindo de base para evolução qualitativa dos profissionais da empresa;
  • Serão definidas, claramente, as responsabilidades básicas de cada cargo na organização;
  • O projeto possibilitará que a estrutura organizacional seja racionalizada e possibilitará a redução e/ou simplificação da estrutura organizacional.

Descrição sumária do projeto

        Serão descritos os cargos existentes atualmente, através de entrevistas com os gestores e ocupantes dos cargos e aplicação de questionários iguais aos modelos anexados a esta proposta.

        Serão elaborados os perfis exigidos de cada ocupante dos cargos.

        Será desenvolvida uma tabela dinâmica de salários, que tenha possibilidade de fácil atualização, considerando o valor praticado na empresa e sua relação com o mercado.

        Faremos um estudo sobre a empresa, considerando sua atuação no mercado de trabalho, sua estratégia de gestão, sua missão e sua realidade financeira, para avaliarmos a estrutura de recursos humanos existente, verificando junto com seus gestores se é adequada à realidade atual ou necessita ajustes. Se neste estudo for determinado que há necessidade de ajustes, será desenhada a nova estrutura e apresentada a melhor solução para implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com