TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional Ribeirão Preto

 NOME

Lorrayne Asheley de Paula Arruda

 RA

7632736003

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional Ribeirão Preto

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Passo 3:

Para concluir esta Atividade Colaborativa, você deverá consolidar as conclusões que os debates no Fórum auxiliaram você a desenvolver. Este é o momento em que você elabora seu artigo. Organize todas as conclusões a que você chegou após debate no Fórum. Em seguida, elabore suas argumentações/explicações, de forma a justificar as seguintes questões, em ordem sugerida a seguir:

  1. Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos perceber a presença de determinadas forças atuando sobre a escravidão no trabalho desde o mundo antigo? Quais são elas? Quais comparações poderíamos fazer entre como era em diferentes épocas e como é atualmente?

Dica: As forças, mencionadas aqui, referem-se a áreas como política, economia, cultura, tecnologia etc.

  1. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos visualizar os agentes responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo? Quem seriam eles? Como eles atuam?

Dica: Os agentes, mencionados aqui, referem-se aos meios de comunicação, aos governos, às corporações, à sociedade etc.

  1. Escravidão e ética. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Quais seriam os argumentos que justificam o fato de a escravidão no trabalho, atualmente, ser um problema de consciência ética?
  2. Considerações finais. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Quais seriam os caminhos para a solução da escravidão no trabalho contemporâneo? Quem deveria ser diretamente envolvido? De que maneira aconteceria esse processo?
  3. Referências bibliográficas utilizadas.

Importante: Use toda sua competência para escrever textos fluidos e coerentes. Lembre-se: isso implicará no resultado final de sua nota. Para escrever seu artigo, integre todos os seus textos, de forma a garantir uma leitura compreensível e atraente.

Dica: É importante você referenciar todo o material pesquisado, segundo os padrões da ABNT. As normas ABNT para o formato do artigo estão disponíveis em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao>. Acesso em: 21 jul. 2014. Já as normas ABNT para referências e citações bibliográficas estão disponíveis em: <http://sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acesso em: 21 jul. 2014.

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI



Apesar de a Lei Áurea ter assinatura há mais de um século, infelizmente é possível ver a prática de trabalhos escravos no Brasil. É importante dissipar que no Brasil a mão-de-obra escrava não é só praticada em regiões de zona rural, mas também praticada em regiões de zona urbana, usando todos os indivíduos desde maiores e capazes até a utilização de mão-de-obra escrava de menores de idade.
Na lei Áurea decretada em 13 maio 1888 ordenou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra. Antigamente eles se submetiam a essa prática quando existia uma divida que não fosse capaz de pagar, essa pratica se da o nome de servidão, ou peonagem por divida, onde o indivíduo usa de sua capacidade de trabalho para saldar uma conta. No passado a antiga escravidão era permitida, os escravos em 1850 eram vendidos por uma quantia de aproximadamente R$ 120 mil reais e o relacionamento era de longo período e muitas vezes até com seus descendentes. Já a escravidão contemporânea é proibida, e se tem um curto período de relacionamento, terminado o serviço não é mais necessário prover sustento.  
Podemos imaginar e citar alguns causadores desse tipo de ato: Falta de alternativas de renda para os cidadãos, o incentivo financeiro indiscriminado das empresas independente de como elas faze-o, a inferioridade social dos trabalhadores em razão da pobreza e baixa escolaridade.
Na escravidão contemporânea nossos trabalhadores são submetidos a condições deprimentes, pois sofrem vários tipos de violências, moral, ou até mesmo físicas, para serem mantidos em local de trabalho. Contra isso foram tomadas providências para erradicar esse problema.
Onde o trabalhador é amparado pelos princípios que regem as relações de trabalho o principal e mais importante deles o Princípio da Proteção que é base da criação de todos os outros princípios, e por medidas adotadas pelo poder público como o Projeto de Emenda Constitucional PEC 438 e o Plano Nacional Para Erradicação do Trabalho Escravo, e a atuação do Ministério Público do Trabalho como fiscal da lei e Órgão Agente ao combate de tal prática.
Cada dia mais fica evidente a necessidade de empresas assumirem uma atuação marcada em valores éticos e socioambientais, algumas servindo de exemplos, com ótimas gestões e etc. Porém outras se esqueceram do que seria a Ética, comercializando pessoas, e tradando-as, como se fossem uma máquina,  simples objetos.
Portanto para que haja total extinção do trabalho escravo atual no Brasil, é preciso uma maior atuação dos três poderes ( Executivo, Legislativo e Judiciário) e maior contribuição da sociedade civil, em denuncias e etc. Maior números de agentes de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
É intolerável a prática de escravidão no Brasil em pleno século XXI, se temos tantas leis estabelecidas em nossa Constituição Federal, direitos fundamentais, como a dignidade da pessoa humana, a inviolabilidade à liberdade, à igualdade e ainda os direitos sociais como o trabalho, sendo que todos os trabalhadores têm seus direitos protegidos pela Constituição Federal em seu artigo 7º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (326 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com