TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias de Gestão Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Tecnologias de Gestão

Trabalho apresentado a disciplina de Tecnologias de Gestão da Universidade Anhanguera- UNIDERP.

Professor EAD: Dr. Oderson Dias de Mello.

Tutor Presencial: Jeane Clesia.

Tutor EAD: Carmem Martíns Régis.

JARAGUÁ DO SUL / SC

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatório primeiramente é identificar os desafios para o gestor contemporâneo, a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do nosso campo profissional em diferentes modelos organizacionais, conceitua-se o que é mudança organizacional e quebra de paradigmas. Apresentam-se tecnologias de Gestão Organizacional, conceitos como terceirização, benchmarking, gerenciamento com livro aberto, reengenharia, empowerment, gestão em organização horizontal e aprendizagem organizacional. Abordam-se as ferramentas de Gestão Organizacional, como os Sistemas de Informações Gerenciais.

Etapa1

Desafio para o gestor contemporâneo.

Nome: BJ CONFECÇÕES LTDA

Localização: Rua Horácio Rubini, 555 - Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul-SC

Segmento: Vestuário

Produtos Fabricados/ Comercializados: Moda Feminina Adulta

Porte: Empresa de Pequeno Porte

Missão e valores: Em definição.

Justificativa pela escolha: É uma empresa em expansão, reconhecida no mercado onde esta inserida. O publico também reconhece sua trajetória de sucesso. Vemos nisso, crescente busca de postos de trabalho na empresa.

Contato na empresa: Marli Jungton.

A mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa, para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes. Para ocorrer à Mudança é preciso determinar como ela ocorrera, porque ela é necessária.

Ocorre um envelhecimento precoce do produto quando há um produto mais eficaz no mercado.

Evolução tecnológica é quando a empresa possui tecnologia que facilita o processo de produção, diminuindo custos.

Não se pode mudar constantemente, não existe mudar por modismo, mas é preciso acompanhar a tendência de cada setor. As Mudanças Organizacionais devem ser estudadas, planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores.

Quebra de paradigmas.

Entendemos que paradigmas são modelos, referencias para lidar com situações. Em geral, empresas usam esses paradigmas para nortear suas ações. Com a atual transição rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptar-se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados suprem a necessidade. Assim ocorre a quebra de paradigmas, dessas referencias porque tais indicadores não suprem a necessidade de respostas. Essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.

Gestor Organizacional.

Gestor é administrador com novas responsabilidades. A ele se atribui funções e habilidades como: qualidade, criatividade, racionalização dos processos, flexibilização e a capacidade de planejar de maneira estratégica, alocar recursos (humanos, materiais e naturais) de maneira que seja possível atender a necessidade do mercado atual e atingir os objetivos traçados para a organização.

Papeis do gestor organizacional.

Papel Interpessoal.

Representação: Representa a função de estar presente em locais e momentos importantes (ex: cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos). Representa a organização, portanto é um símbolo desta.

Liderança: Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados.

Ligação: Mantêm relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes. Também usando as redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.

Papel Informacional: Monitoração: Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais.

Coletor: Busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informação. O papel é possuir o maior volume de informações relativas à organização.

Disseminação: Sua função é comunicar as informações à equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa.

Porta - voz: Quando é necessário comunicar informações para o publico que se localiza fora da organização. Deve possuir a sensibilidade para discernir entre o que pode ou não ser comunicado das informações empresariais.

Papel Decisorial.

Empreendedor: Assume riscos, delega ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadoras ou novos projetos que alavanquem a organização.

Resolve conflitos: Encontra-se em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções.

Alocação de recursos: Deve encontrar o equilíbrio para alocar a quantidade correta de recursos e sua utilização. Decide a quem atribuir estes recursos, programa, orça e estabelece prioridades.

Negociação: Deve ser um bom negociador, pois estará praticando esse papel constantemente em suas atividades. Ele deve negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo sempre objetivando os melhores resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com