TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão. Organizacional Change

Tese: Tecnologia De Gestão. Organizacional Change. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  3.651 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho vamos apresentar os aspectos referente às Tecnologias de Gestão, suas competências e suas habilidades, discutiremos os desafios para o gestor contemporâneo, descreveremos a empresa escolhida “ Padaria Nosso Pão”, identificamos seu gestor administrativo.

Conceituamos a mudança organizacional e quebra de paradigmas, falamos sobre o conceito do gestor organizacional e seu papel na empresa. Apresentamos as tecnologias de gestão organizacional, conceitos de terceirização. Foi abordado também ferramentas de gestão organizacional do Sistema de Informações Gerenciais (SGI), assim debatendo as novas demandas e ambientes para o gestor contemporâneo.

ETAPA 1

PASSO 1

1.1- Identificação da Empresa

A empresa em que foi feito o estudo é uma padaria que atua no ramo de panificação e doces em geral, está no mercado há – anos, se situa na Rua João Ferreira da Silva, nº 1.051, no bairro Árvore Grande – Sorocaba-SP, tendo como nome: Padaria Nosso Pão – LTDA ME, a mesma fabrica pães, doces, bolos, salgados, etc.

Está registrada no Simples Nacional, com um capital de 20.000,00, estando em um imóvel próprio com área construída de 180m². A empresa conta com 19 colaboradores sendo: 02 padeiros, 01 confeiteiro, 02 auxiliares de confeiteiro, 02 faxineira, 01 auxiliar de gerente e 09 balconistas.

 Missão: Sua principal função como empresa é servir alimentos de boa qualidade num ambiente limpo e agradável.

 Visão: Manter a qualidade dos seus produtos visando possível expansão empresarial com filiais em futuro próximo.

 Valores e Princípios: A empresa se baseia na ética, respeito, humildade e transparência em suas ações; valorizando o compromisso com a qualidade de vida e a transformação da comunidade ao nosso redor.

1.2 Profissional Entrevistado - Proprietária: Flávia Dias Nascimento – Graduada em Gestão Comercial

• Ao entrevistar o Gestor, fizemos uma análise total e abrangente à respeito da padaria e suas mudanças nos últimos anos, que são:

• Reformas internas e externas do prédio onde situa a empresa

• Visibilidade ampla, com letreiros nítidos e iluminação total da área

• A comodidade interna da padaria pensando em seus clientes, com mais espaço, mesas e balcões

• A contratação de mais funcionários na parte de atendimento, na produção de seus produtos, aumentando o salário, conseguindo assim, um bom atendimento com maior satisfação de seus clientes

• Contratou segurança patrimonial, instalou câmeras de segurança 24 horas, interna e externa.

• Criou procedimentos internos como: indicadores econômicos, meio ambiente no setor, produção mais limpa, comparando equipamentos de última tecnologia, cursos de atendimento, para melhor atender seus clientes, tendo assim um crescimento tanto monetário e fluxo maior de clientes, os quais acabam virando parceiros e amigos do dia a dia.

PASSO 2 e 3

1.1-Mudança Organizacional

A mudança organizacional é um processo que modifica a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência das empresas. Essas mudanças envolvem praticamente todos os segmentos.

As empresas devem manter a alta estabilidade para que possam implementar as mudanças, pois empresas que mudam constantemente, podem gerar estresse em seu colaboradores, porém mudanças são necessárias, ainda que, em alguns casos implique perturbação.

As empresas assim como as pessoas, sofrem influências, isso faz com que se crie procedimentos e rotinas, assim a empresa aprende, pois isso começa a fazer parte de sua cultura, fazendo com que as mudanças não sejam tão estressantes.

Para que tais ações estejam alinhadas ao objetivo e ao planejamento, é necessário que exista uma liderança capaz de conquistar comprometimento e responsabilidade, para ter resultados por parte de seus agentes, toda mudança deve ser bem definida, identificando qual o estado atual do grupo envolvido e verificar qual mudança será almejada. Mudança ultimamente tem sido palavra de ordem no vocabulário do administrador moderno.

As empresas e as pessoas tem que aprender rápido e hoje é possível observar que em muitas organizações existem programas para ouvir idéias e sugestões de seus colaboradores, assim transformam e fazem adaptações de melhorias em seus processos fabris, de serviços ou administrativos.

O gestor organizacional tem o papel de administrar uma empresa, agindo justamente, sendo solidário e corporativo, sabendo ouvir e reconhecer seus erros. Deve estar preparado, ser responsável, sendo capaz de tomar decisões ao que se refere ao planejamento do trabalho em equipe.

Um gestor organizacional também tem o papel de refletir valores e princípios da empresa, isso faz com que gere, criatividade, qualidade, motivação e satisfação de todos os envolvidos.

Deve estar preparado e flexível às mudanças, buscando sempre fazer melhor do que aquilo que já sabe fazer, deve estar atento às novas culturas, às adversidades e as competitividades entre as empresas que usam de grandes avanços tecnológicos, pesquisando, desenvolvendo e tornando uma organização eficaz e criativa.

1.2- Quebra de paradigmas

Paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, explicando para as pessoas como lidar com diferentes situações, é criado um critério para a escolha de uma solução para os problemas, que podemos considerar como uma solução possível.

Quando muitas questões surgem e já não podem ser resolvidas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e se dá início a um novo processo, por isso que os processos devem ser bem definidos para que a mudança de paradigma ocorra corretamente, é necessário que o administrador veja por diferentes ângulos, seja criativo e intuitivo para desenvolver uma competência paradigmática, ou seja, que ele tenha soluções criativas para resolver seus problemas.

Quebra de paradigma é uma mudança nos modelos padrões que ocorre sempre para a melhoria da empresa. A substituição dos paradigmas é muito importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com