TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendo em Vista o Aprendizado sobre Liderança

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa 4

Psicologia Organizacional

Questão: Tendo em vista o aprendizado sobre liderança, fale sobre as principais teorias sobre o tema, destacando suas diferenças.

Teorias de Liderança

Existem muitas teorias que surgiram com o tempo, mas três delas são as mais utilizadas no campo da administração: Teoria do Traço, Teoria dos Estilos de Liderança e Teoria Situacional.

Teoria do Traço

É a teoria mais antiga, onde pesquisadores buscavam encontrar e definir aspectos de personalidade comum nos líderes.

Um traço significa uma característica distinta da personalidade. Um líder possui traços específicos que o qualifica e destaca dos demais e que do qual pode influenciar o desempenho de outras pessoas.

Essa teoria afirmava que o indivíduo já nasce líder, que não tem como aprender ser como tal, que não existem técnicas para isso.

Contudo, não foi possível chegar às exatas características de um líder, pois o mesmo não possui qualidades únicas, que traços comuns em alguns líderes não são aceitáveis para definir o que é liderança.

No entanto, foram identificados seis traços em que líderes podem ser diferenciados de não líderes: ambição e energia, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, inteligência e conhecimento.

Teoria dos Estilos de Liderança

Essa teoria acreditava que a liderança pode ser ensinada e que as pessoas podem se prepararem para serem líderes.

Tem o objetivo de estudar o comportamento do líder, independente da personalidade, ao delegar tarefas aos colaboradores e tomar decisões.

A teoria das Relações Humanas, que começou no final da década de 20, onde a relação do líder é valorizada, tem a mesma proposta que a teoria dos Estilos de Liderança. Os conflitos das duas teorias deram origem à caracterização de dois estilos de liderança:

• Autocrático: onde apenas o líder toma as decisões, sem a participação dos colaboradores. O líder diz para os trabalhadores o que eles devem fazer e como fazer.

• Democrático: onde as decisões são debatidas e avaliadas pelos colaboradores. O líder dividi suas responsabilidades, envolvendo os trabalhadores no planejamento e na execução das tarefas.

Teoria Situacional

Essa teoria afirma que não existe um aspecto certo de liderança para as situações, mas ocasiões e aspectos distintos de líderes. Dependendo do perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação.

Esse modo de liderança é determinado pelo comportamento do líder, da maneira em que ele conduz os colaboradores, ditando suas funções. Também é importante a maturidade dos colaboradores, que serve para que defina a habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com