TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estruturalista Questões

Por:   •  17/1/2021  •  Resenha  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

Érika Dorsch - JC3009734

Lara Cristina - JC3010279

Quézia de Sá - JC3008738

Thais Miranda - JC3008851

  1. O que vem a ser abordagem estruturalista na Teoria da Administração? Qual sua proposta?

A abordagem estruturalista surgiu da necessidade que as organizações sentiram de ordem e exatidão e como resposta as reivindicações de trabalhadores por um tratamento justo, foi a tentativa de alguns autores de reunir os aspectos importantes das abordagens clássica e humanística. Sua proposta é tratar a organização do ponto de vista da estrutura, das pessoas e do ambiente.

  1. Explique em que consiste a Burocracia Weberiana.

Para Max Weber, a burocracia significa o tipo de organização onde a racionalidade e a eficiência atingem o seu grau mais elevado. Na teoria burocrática se utilizava a formalização das rotinas, procedimentos e comunicação escrita para poder registrar tudo, divisão das tarefas, princípio da hierarquia respeitando o poder das autoridades da empresa, a impessoalidade dos funcionários para com sua função e desempenho e competência técnica, tudo isso para atingir os objetivos e a máxima eficiência da organização.

  1. Os estruturalistas focaram as organizações complexas em virtude dos desafios que essas impõem à análise organizacional. Explique as características da visão acerca do homem, nesse tipo de organização (complexa).

Diferente da Teoria Clássica que caracterizava o homem como “homo economicus” e da Teoria das Relações Humanas que caracterizava como “homem social”, os estruturalistas dão ênfase ao “homem organizacional”. A teoria estruturalista estuda a relação da organização com a sociedade. Os estudiosos verificaram que os indivíduos não dependiam apenas dos serviços industriais, mas também de serviços mais específicos como a educação, saúde, empresas de prestação de serviços, cuidar da família e ir à igreja, o que deu origem então às organizações complexas que são diferentes das indústrias. Com o surgimento dessas organizações, faz-se necessário olhar para a personalidade do indivíduo pois ele desempenha vários papeis, então é preciso que o homem tenha algumas características como: flexibilidade, ser tolerante às frustrações e ter capacidade de adiar recompensas.

  1. Como os estruturalistas analisam os conflitos nas organizações? Explique.

Antes entedia-se o conflito como algo deficiente na organização, era ignorado e negado. Os teóricos da teoria clássica, por exemplo, entendiam que os conflitos poderiam ser evitados se fosse ensinada uma única maneira correta de fazer as coisas. Para os estruturalistas, o conflito é um processo social fundamental e um grande elemento propulsor do desenvolvimento, embora isto nem sempre ocorra. Por isso, nem todos os conflitos são desejáveis, eles podem ser reduzidos, mas não ignorados, porque são inevitáveis. Tais conflitos são gerados por tensões entre os objetivos organizacionais e as necessidades individuais, entre níveis hierárquicos e unidades administrativas.

  1. De que maneira o ambiente social constitui as organizações segundo os estruturalistas? Relacione esse tema com os diversos assuntos, constituidores de nossa sociedade, vistos em sala de aula até o momento. Como essas realidades constituem as organizações brasileiras, sendo elas públicas ou privadas?

Segundo a Abordagem Estruturalista, toda organização possui uma cultura própria onde há costumes instituídos, princípios e valores, linguagem de negócio e comunicação, entre outros fatores. Outro ponto da Abordagem é o fato de que o ambiente externo influencia as questões internas de uma empresa, e também que ambos os ambientes constantemente se relacionam.

Num contexto atual muito se fala de questões sociais como: a inclusão de minorias nas organizações, preconceitos, desfavorecimento de boa parte da sociedade economicamente e educacionalmente, etc. Consequentemente essas questões sociais têm influenciado a cultura de uma empresa e seu modo de se relacionar com o ambiente externo.

Como exemplo de como uma questão social, vista em aula, pode influenciar a cultura de uma empresa, temos o caso do João Freitas, homem negro, morto por seguranças do Carrefour. A forma como a rede de supermercados lidou com este fato e se manifestou ao público, e o fato de boa parte da mídia ter colocado em evidência a cor da pele do homem morto, impactou consumidores quanto ao desejo de permanecer ou não comprando na rede de mercados em questão, provavelmente investidores também, e parte da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com