TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Adm

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.600 Palavras (19 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO METROPOLITAMO DE ENSINO - IME[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS-FAMETRO

Alunos:  Ana Paula Smith

         Bruna Beleza

            Débora Lorena

             Fabiana Pereira              

               Fernanda Eulália

             Jessica Pâmela

            Miriam Moreira

            Rodrigo Castro

 

Turma: ADM141N04

Abordagem Neoclássica e a Teoria da Burocracia

Professor: José Cardoso

Disciplina: Teoria Geral da Administração

Manaus – 2014

INTRODUÇÃO

Desde já, pode-se dizer que a Teoria Clássica da ênfase nas empresas formais, bem como se põe de camadas hierárquicas ou níveis funcionais visando as funções e as tarefas. Ou seja, compreende uma estrutura organizacional, afim de que seus objetivos sejam atingidos e mantendo o equilíbrio dentre as organizações, isto é, os níveis hierárquicos são definidos de acordo com o grau de autoridade delegada.

Já na Teoria Neoclássica de acordo com o desenvolvimento das organizações, a mesma tem que evoluir conforme o mercado, se diferenciando e especializando.

Assim enfatiza as funções do Administrador: o planejamento, a organização, a direção e controle, logo estar voltado para fatores que levam a decisão de descentralização bem como as vantagens o desvantagens que a descentralização proporciona. Logo, a Teoria Burocrática é uma forma  de organização humana , na adequação dos meios objetivos,as origens da burocracia remontam à época da Antiguidade, a mesma não se limita a organização estatal , utiliza regras racionais impessoais , almejando eficiência.

CAPÍTULO 1

  1. – Organização Linear

        A organização linear tem como característica a organização militar, onde a autoridade é única e absoluta do superior sobre seus subordinados. Existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e controlo da organização, funciona como uma pirâmide, à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

        Essa organização é mais indicada para pequenas empresas ou estágios iniciais das organizações, por ter estabilidade e manter uma disciplina rígida.

        Os subordinados não podem dar opiniões, esse modelo de gestão tem muitos problemas e quando surge algo novo tende a resistir à mudança.

  1. – Organização Funcional

        O objetivo da organização funcional é descrever as principais características do critério funcional de departamentalização e suas aplicações, ou seja, quando cada departamento corresponde a uma função principal.
         As funções organizacionais são um conjunto de tarefas interdependentes, cada uma das funções contribui para a realização das tarefas totais da organização. 

        Essa organização permite que cada pessoa atue na sua área específica de trabalho, sem se preocupar com as de mais, além de permitir uma comunicação rápida e direta com os cargos mais elevados.

        O problema de ter uma organização onde os funcionários podem ter contato direto com os cargos mais elevados é que muita das vezes o funcionário pode confundir a circunstâncias, e o cargo superior pode perder a voz de comando.

  1. – Organização Linha-Staff

O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

A Organização linha-staff apresenta características mais complexas. Suas principais características são:

- Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomínio da primeira. Na organização linha-staff existem características lineares e características funcionais simultaneamente. Cada órgão se reporta a um e apenas um órgão é superior: é o principio da autoridade única ou unidade de comando típica da organização linear. Porém, cada órgão recebe também assessoria e serviços especializados de diversos órgãos de staff.[pic 2]

- Coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação. Na Organização linha-staff existem linhas formais de comunicação entre superiores e subordinados e que representam a hierarquia. Existem também linhas diretas de comunicação que ligam os órgãos e o staff e que representam a oferta de assessoria e serviços especializados. A rede de comunicações da organização linha-staff é formada de linhas formais de autoridade e responsabilidade lineares e de linhas diretas de assessoria e prestação de serviços de staff.

- Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores). Na organização linha-staff há uma separação entre órgãos operacionais (linha), que são os órgãos executivos das operações básicas da organização e os órgãos de apoio (staff), que são os órgãos assessores e consultores que prestam serviços internos.

Hierarquia versus especializaçãoApesar do convívio entre características lineares e funcionais, há forte predominância dos aspectos lineares na organização linha-staff. A organização linha-staff mantém o principio da hierarquia (cadeia escalar), ou seja, a nivelação dos graus de autoridade linear, sem abrir mão da especialização. A hierarquia (linha) assegura o comando e a disciplina, enquanto a especialização (staff) fornece os serviços de consultoria e assessoria. Reúnem-se em um só tipo de organização a autoridade hierárquica e a autoridade do conhecimento.

CAPÍTULO 2

2.1 – Departamentalização por função

Também denominada departamentalização funcional, consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.[pic 3]

A divisão do trabalho faz com que a organização se departamentalização de acordo com o critério de semelhança de funções, em atividades agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças.

Mas nem todas as empresas usam a mesma nomenclatura, como produção, vendas e finanças. Outros departamentos podem ser criados, de acordo com as características de cada empresa. Vejamos alguns exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com