TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral dos Sistemas

Por:   •  30/6/2021  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Por volta de 1950 o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy publicou estudos na área da Biologia e artigos sobre sistemas abertos que se tornaram base para a Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Em 1954 com o intuito de aprofundar os estudos sobre a TGS formará a Society for General Systems Research. Seus conhecimentos sobre a biologia auxiliou a evidenciar as diferenças entre sistemas físicos e biológicos, enfoque esse que proporcionou o entendimento para qualquer funcionamento de um sistema.

Uma definição importante para a TGS é a do termo sistema. De acordo com Bertalanffy (1977, p. 57), o criador da Teoria do Sistema Geral - TGS, sistema é o “conjunto de unidades em inter-relações mútuas”.

Nessa relação de sistemas temos alguns termos importante de identificação como: a entrada, que é a força ou impulso para operação do sistema, bem como a saída, que é o resultado dessa operação, temos a retroação que é o meio pelo qual parte da força de saída retornar para reentrada, ambiente, meio que envolve todo o sistema e por fim a homeostasia que é o equilíbrio obtido por seu autocontrole.

Com o objetivo de diminuir e unir teorias anteriores, a TGS permitiu organizar os conhecimentos entre a interação das ciências. A TGS tem base em três princípios da abordagem sistêmica o: Expansionismo, Pensamento Sintético, Teleologia.

Na abordagem clássica o Reducionismo é substituído pelo Expansionismo no qual a visão é focada no todo, o Pensamento Analitico pelo Sintetico em que é mais focado juntar as coisas e o Mecanicismo é modificado para a Teleologia onde a causa é uma condição, a relação causa-efeito não é relação determinista, mas sim probabilística.

A Teoria Geral dos Sistemas possui três premissas básicas:

1 - Um sistema existe dentro de outro. Um subsistema encontra-se localizado dentro de um supra-sistema e por consequência dentro de outro supra-sistema.

2 - Os sistemas são abertos. Um sistema possui a capacidade de se comunicar com o ambiente e trocar informações.

3 - A função do sistema é dependente de sua estrutura. Um sistema possui um objetivo claro que define seu papel na troca com outros sistemas e com o meio.

Os sistemas abertos são aqueles que apresentam relações com o ambiente por meio de entradas e saídas, trocando matéria e energia com o meio, enquanto os sistemas fechados apresentam essa relação com o meio que estão, mas sem sofrer influência dele e nem influência.

Em relação aos sistemas quanto a constituição temos os sistemas físicos ou concretos que são compostos por equipamentos, objetos e os sistemas abstratos ou conceituais que são compostos por filosofias, hipóteses e ideias.

Dentre algumas contribuições que a TGS trouxe, temos a adoção de conceitos como sistema aberto, sistema fechado, teleologia, além do reconhecimento do meio/ambiente na organização e o reconhecimento da importância da visão holística nas organizações, importante nas estratégias da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com