TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administração Relações Humanas

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

Darlei Testoni

Jader Adami

Luisvan R. Dimas

Mª Eduarda Vicente

Teoria da Administração

Relações Humanas

Rio do Sul

2018

Resumo

Resumo: o Presente artigo tem com objetivo apresentar a Teoria da Administração, direcionando e adentrando em teoria das relações humanas, exibindo as principais caraterísticas, filósofos e seus pensamentos.

Introdução

DEVEMOS DESENVOLVER UMA INTRODUÇÃO AQUI... DAR UMA ANALISADA NO RESUMO SE ESTAR BOM OU DEVE SER EDITADO DE ALGUMA FORMA, ESCREVER A ULTIMA PARTE QUE CONVERSAMOS NA SALA DE AULA E POR FIM FAZER O SUMARIO...

Administração

  1. Origem da Administração

        A administração apesar de ter virado parte da ciência somente no século XX, ela estava presente no inicio da evolução da sociedade, onde os povos precisavam alcançar seus objetivos estipulando regras e tarefas a todos para que, houvesse organização, planejamento, e o controle dos recursos naturais e humanos.

        Henry Mintzberg contesta esta visão da atuação do Administrador, dividido em funções processuais, propondo que este atue, na verdade, exercendo diversos papéis, sendo estes interpessoais (papel de líder, de contato e aquele ligado à imagem de chefe), informacionais (papel de monitor, de disseminador e de porta-voz) e decisionais (papel de empreendedor, de manipulador de distúrbios, de alocador de recursos e de negociador). (MINTZBERG, 1986)

        Duas instituições que se destacaram na evolução da administração foram:

 Igreja católica: Segundo Gomes (2005) A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.

Organizações Militares: As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade. (Gomes, 2005)

  1. Teorias da Administração

        A Administração em si, esta envolvida em diversas matérias, seja ela para ajudar na parte das tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente ou a competitividade, por conta disso há diversos autores que fizeram suas pesquisas e contribuições para que assim haja soluções para os problemas industriais e corporativos de cada época.

        A primeira teoria administrativa surgiu a partir da Revolução Industrial, onde ocorreu à revolução do carvão e petróleo, como fontes de energia, do ferro e aço, como matéria-prima, com isso Rabelo (2016) explica que surgem as consequências da revolução industrial, são elas:

- Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.

- Indispensabilidade de maior eficácia e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

        Assim então surge a Teoria da Administração Cientifica onde Frederick W. Taylor foi considerado por vários anos “o pai da administração”, ele defendia a pratica da divisão do trabalho, Taylor elaborou os primeiros estudos essências, foram eles em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, planejamento a atuação dos processos, produtividade e à participação dos recursos humanos, autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, a supervisão funcional, e Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida.

        De acordo com Bezerra (2017) ‘’Na medida em que a ciência da administração encara novos problemas e situações, suas teorias precisam adaptar suas abordagens a fim de mantê-las úteis e aplicáveis no mercado. ‘’

Teoria das Relações Humanas

   

  1. Origem da Teoria das Relações Humanas

        Segundo Oliveira (2010), a Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, em consequência de conclusões surgidas das experiências de Hawthorne, que foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.  A Teoria Clássica da Administração tinha como pretensão, desenvolver uma nova filosofia empresarial, em que a tecnologia e o método de trabalho constituem as preocupações básicas do administrador. Apesar de ter sido pouco contrariada e questionada, a teoria clássica da administração era vista por trabalhadores e sindicatos como um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais. Assim, a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de intervir e corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.

             De acordo com Chiavenato (2011), a teoria das relações humanas possui seguintes fatores que proporcionaram sua origem:

  1. A necessidade de humanizar e democratizar administração adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano, voltado assim para a democracia dos conceitos administrativos e libertando dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
  2. O desenvolvimento da ciências humanas, principalmente a psicologia, assim como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. Com isto, vieram a demonstrar por meios experimentais as diversas falhas dos processos da Teoria Clássica.
  3.  As ideias da filosofia pragmática, as contribuições da psicologia foram fundamentais para o humanismo nas organizações e na administração de pessoas, em que Elton Mayo, o fundador da teoria, buscou desenvolver a sociologia no ambiente de trabalho.
  4.  As conclusões da Experiência de Hawthorne realizada em 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que só comprovaram as inadequações da Teoria Clássica da Administração, pois apresentaram um modelo de trabalho muito mais eficiente e humanizado.

        Diante disto, Elton Mayo, desenvolve uma experiência, chamada de Hawthorne, que fornece grandes resultados e contribui para a melhor qualidade administrativa das organizações, como veremos a seguir.

  1. Elton Mayo: Experiência de Hawthorne.

        Elton Mayo era um psicólogo e cientista social australiano, nascido em Adelaide, que foi, durante muitos anos, professor e diretor do Centro de Pesquisas Sociais da Harvard School of Business, Segundo Oliveira (2010), Elton Mayo é o principal idealizador da Teoria da Relações Humanas e o local dos seus estudos e experiência foi em uma indústria de Western Electric Company, localizada em Chicago, no bairro Hawthorne, que deu o nome para esta pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com