TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Homeostase do Risco

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

Fabricio Sakai, Gustavo Stabelini e Leonardo Souza

1. Teoria da Homeostase do Risco

A Teoria da Homeostase do Risco foi desenvolvida pelo pesquisador Gerald Wilde em 1982. Em poucas palavras, o termo homeostase se refere à propriedade dos seres vivos em regular seus corpos para manter uma condição estável. De maneira análoga, a teoria de Wilde propõe que o risco é um fator subjetivo que depende da maneira como a pessoa percebe e avalia determinada situação.

A principal aplicação dessa teoria está em como motoristas percebem o risco no trânsito. Diferente do que se espera, uma melhoria na segurança pode resultar no motorista ficar menos atento numa forma inconsciente de regular essa percepção de risco percebida anteriormente -- que seria esse mecanismo da Homeostase do Risco. Porém vale notar que essa percepção não é tão simplista, e depende de diversos fatores como personalidade, condição física, idade e condição social. Além de, obviamente, fatores relacionados ao trânsito em si, como: segurança da via, segurança do veículo, distância entre veículos, e sinalizações.

Embora a teoria tenha uma aplicação direta, vale notar que - na realidade - seu efeito é limitado. Dificilmente, ocorre uma compensação total no sentido de uma melhoria de segurança proporcionar um 'descuido' na mesma altura e que, no fim, não surja efeito. O que ocorre, geralmente, é um pequeno incremento na segurança, fruto de uma melhoria real na segurança junto de uma percepção menor de risco pelo usuário.

Um exemplo concreto é o estudo de iluminação em uma via. Uma via bem iluminada tem potencial de reduzir acidentes em até 80%, porém o que acontece na prática é uma melhoria de apenas 30% (e em alguns casos menor). Porque, apesar de iluminação trazer - de fato - uma melhoria na segurança, essa melhoria traz consigo uma percepção menor de risco pelos motoristas, o que faz eles ficarem mais desatentos.

A lição que a Teoria da Homeostase do Risco traz não é ignorar melhorias, mas sim planejar elas cuidadosamente de modo que o resultado compense o esforço. De pouco adianta, um esforço gigantesco para diminuir acidentes, e que seja acompanhado de uma percepção muito menor de risco, que no final acabe não valendo tanto a pena assim.

2. Árvore de Falhas

Consiste em um processo que busca, a partir de um evento indesejado e pré-definido (evento topo), as possíveis causas desse evento.

Visa melhorar a confiabilidade dos processos através de análises qualitativas (determinação das falhas) e quantitativas (cálculo da probabilidade de ocorrência). É aplicável tanto para análise de projetos quanto para sistemas em operação, orientando adoção de medidas corretivas e preventivas.

É uma ferramenta de fácil interpretação pois utiliza símbolos para caracterizar eventos, que interagem com outros eventos através de operadores lógicos como “e” e “ou”.

Esta ferramenta é utilizada da seguinte maneira:

        1) Definir e caracterizar o sistema analisado.

        2) Definir o Evento Topo

        3) Determinar as causas das falhas e suas probabilidades

Assim, com esses elementos é possível realizar uma avaliação do sistema em análise.

3. Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento e de Riscos consiste na elaboração e na implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos bem como manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com