TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da adm

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA

  1. R. G. 60 anos, agricultor, cor branca, brasileiro, natural de Campo Grande-MS. Casado, pai de dois filhos, com formação escolar primeiro grau incompleto. Atualmente reside somente com a esposa.Queixou se de dormência na língua, atrofia dos membros, dificuldades para engolir, foi relatado pelos familiares que o paciente apresentou dificuldades ao realizar algumas tarefas diárias.Procurou um medico no SUS         (Sistema único de Saude ) onde atraves de exames foi relatado que o paciente teve um AVC do lado D do cerebro , passaram se uns dias e o mesmo foi encaminhado para a clínica escola UCDB onde em sua avaliação foi realizado o teste de estesiometro  até o monofilamento verde. Positivo para sinal de ROMBERG, sinal  de BABINSKI presente nos  MMII, foi colocado halteres de 1.5 kg em ambas as mãos, pediu para que ele realizasse flexão do cotovelo porém só efetuou do lado D, paciente apresentou fadiga. Passado alguns meses após a avaliacao  o paciente regrediu o estado, demonstrando maior espasticidade dos membros. Sendo assim foram pedidos novos exames do paciente e após ter realizado o exame de ressonancia magnetica que revelou comprometimento do neurônio motor superior foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica.
  1. Por que o sinal de Romberg e Babinski deram positivo nesse diagnostico?

R: O sinal de babinski após os 2 anos é um sinal de danos nas vias nervosas que conectam a espinha, medula e cérebro(trato cortiço espinhal) 
O teste de romberg é feito para confirmar uma ataxia sensorial da doença. Usado para avaliar a propriocepção que se negativo indica que a ataxia será de natureza cerebelar.

  1. O que o neuronio motor tem como função?

R: o neurônio motor superior conecta a região cortical do cérebro ao tronco cerebelar e a medula espinhal que vão diretamente para o músculo. Aumento de tônus e reflexos; são responsáveis por coordenar os movimentos planejando e executando este, manutenção da postura, coordenação da cabeça e olhos.

  1. Por que a ELA é confundida com o AVC?

R: Por falta de profissionais que exigiam exames mais minuciosos e por muitos sintomas semelhantes a outras doenças a ELA é muito confundida, pois é uma doença estrutural que apresenta a fase flácida do AVC e a perda da função de um dos lados tornando a pessoa hemiplégica temporariamente se agravando cada vez mais. 

  1. Por  que no teste de estesiometro foi sentido ate o monofilamento verde. E o que isso significa?

R: Mostra que a sensibilidade do paciente está normal, e pode ser um feito para a ELA, pois só afeta a parte motora.

  1. Quais  outros testes de sensibilidade  podem ser usados?

R: Teste de barognosia, vibração, discriminação entre dois pontos

  1. Por que ele teve regração no tratamento e não houve melhora?

R: O paciente regride pois é uma doença degenerativa, que afeta os neurônios motores

  1. Para evitar a perda funcional mais rápida do que o esperado, tanto o paciente quanto o terapeuta devem balancear delicadamente o nível de atividades entre os extremos do exercício inadequado e do excessivo. Levando isso em conta cite e explique os dois fatores primordiais que devem ser levados em conta ao planejar e implementar uma atividade ou exercício para pacientes com ELA?

R: 1-Prevenção de atrofia por desuso: deve-se prevenir de descondicionamento e atrofia dos músculos, além do nível causado especificamente pelo processo da doença. Esta atrofia junto com a fraqueza patológica e a espasticidade de grupos musculares específicos contribuem para os movimentos pouco coordenados e menos eficientes, que requerem mais gastos de energia, contribuindo para o nível da perda funcional e da incapacidade do paciente. 2- Prevenção dos danos por uso excessivo: deve-se evitar o desgaste muscular ou a fadiga muscular do paciente, pois poderá acarretar danos maiores ao paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (175.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com