TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da admistracao

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.796 Palavras (20 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 20

ETAPA 2.1 teoria da administração!

TEORIAS ADMINISTRATIVAS 
Cada Teoria Administrativa procurou enfatizar, uma variável, omitindo ou depreciando todas as demais, as teorias são propostas conforme a contextura histórica em que estão incorporadas, dando ênfase aos problemas, mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas, elas surgiu como forma de sobrevir nas relações de trabalho, de modo a analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho, a teoria clássica, que serviu de fundamento a todos os pensamentos posteriores, que direcionam para cinco temas em comum: pessoas, ambiente, estrutura, tarefas e tecnologia. A primeira escola responsável pelas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de fundamentos de todas as outras teorias posteriores.

a). Teoria Clássica da administração 
A primeira Abordagem Estruturalista é a Teoria Clássica ou (Fayolismo)  criada por Henri Fayol (1841-1925), a qual o objetivo era mostrar uma visão mais estrutural nas empresas se desviando das idéias da Administração Cientifica de Taylor, que enfatizava as tarefas e o crescimento da eficiência da empresa através do aumento no nível operacional. 
A Teoria Clássica de Fayol apostava que a eficiência poderia obter maior desenvolvimento através da forma e disposição e rígida dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações e suas principais características era a adoção dos princípios gerais da administração para a adequação do administrador através da divisão do trabalho, da autoridade e responsabilidade, da unidade de comando, da hierarquia, da departamentalização e da coordenação. Ele visava a empresa do topo para baixo. 
Enfatizava as funções básicas da empresa divididas entre: funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de segurança. Enfatizava também o processo administrativo de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, bem como a organização formal da empresa. 

b) Teoria da Burocracia
A segunda Abordagem Estruturalista é a Teoria da Burocracia, criada por Max Weber (1864-1920), que tinha como foco a organização formal voltada para a racionalidade e eficiência. Seu surgimento teve o objetivo de solucionar as crescentes complexidades das organizações e suas principais características são: A divisão do trabalho organizacional em hierarquia de autoridade; as sete dimensões ideais segundo Weber são: formalização, divisão de trabalho, princípios de hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário; caráter formal das organizações, caráter racional; competência técnica e meritocracia; especialização da administração; profissionalização dos participantes, completa previsibilidade do comportamento.

c) Teoria Estruturalista
A terceira Abordagem Estruturalista é a Teoria Estruturalista que surgiu em 1947, com Amitai Etzioni e Thompson, através da oposição surgida entre a Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, essa teoria tinha a necessidade de visualizar a organização como uma unidade social. Teve seu surgimento por influência do estruturalismo nas ciências sociais e do novo conceito de estrutura. 
A Teoria Estruturalista foi desenvolvida através de estudos sobre as limitações e a rigidez do sistema burocrático que se constitui de um sistema fechado ocasionando na abertura de espaço para a instalação de sistema aberto nas organizações, como forma de unir as ideias clássicas e humanísticas. Suas principais características são: a adoção de princípios da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, conceitos de estruturas e fundamentação no estruturalismo, foco na análise organizacional e na análise inter organizacional, interdependência das organizações com a sociedade, aprovação da organização formal e informal, conjunto organizacional.

d) Teoria das Relações Humanas: Abordagem Humanística 
A primeira Abordagem Humanística ou Teoria das Relações Humanas teve como seus principais precursores Elton Mayo (1880-1949), que demonstrou as relações sociais do trabalho através do estudo de Hawthorne e Kurt Lewin (1890-1947), que se baseou no estudo de pequenos grupos analisando a importância da interação individual e da dinâmica de grupo. 
Essa abordagem surgiu como uma teoria de combate e oposição com a Teoria Clássica, porém não negou todos os seus conceitos reconhecendo alguns deles tais como, o estudo de tempo e movimento, os princípios gerais da administração, a organização informal, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, eficiência, hierarquia, departamentalização e etc. Seu surgimento também teve o intuito de humanizar e democratizar a administração, além de desenvolver as ciências sociais. Foi uma resposta imediata das conclusões obtidas por Elton Mayo de sua experiência em Hawthorne. 
A Teoria das Relações Humanas tem como principais características, a transferência de ênfase nas tarefas para ênfase nas pessoas, de princípios técnicos e formais para aspectos psicológicos e sociológicos, ênfase na psicologia no estudo das organizações e adoção de conceitos humanísticos tais como, grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação e liderança que substituíram os conceitos técnicos que até então eram utilizados. Essa abordagem teve seu o foco fixado na organização informal e nos grupos sociais. 

e) Teoria Comportamental 
A segunda Abordagem Humanística ou Teoria Comportamental surgiu com Chester Barnard teve seu marco depois da publicação do livro de Herbert Simon (O Comportamento Administrativo) em 1947, que apresentou o objetivo de desenvolver uma teoria de decisão Ela descende diretamente da Teoria das Relações Humanas e mantém os aspectos estruturais da empresa de lado, priorizando seu foco nos aspectos comportamentais 

Em 1962, surgiu o Desenvolvimento Organizacional, que é entendido como um desdobramento da Teoria Comportamental voltado para mudanças nas organizações através de um modelo de diagnóstico e intervenção envolvendo mudanças estruturais e comportamentais, com o objetivo de melhorar a eficiência e a eficácia nas empresas. 
As principais características da Teoria Comportamental são: 
Ênfase no comportamento organizacional, ou seja, na dinâmica e não na estrutura, o foco no processo decisório; 
Ênfase em aspectos comportamentais como motivação, liderança, comunicação, equipes; a organização como um sistema social cooperativo e o conflito entre objetivos organizacionais e individuais. 
Já as características principais do Desenvolvimento Organizacional são: foco na empresa como um todo, orientação sistêmica, desenvolvimento de equipes, agente de mudanças, solução de problemas, enfoque interativo, retroação, orientação contingencial, processo de grupo e aprendizagem experiencial. 



RELATORIO etapa 2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com