TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das Restrições: Conceitos e Princípios

Por:   •  23/6/2017  •  Resenha  •  6.363 Palavras (26 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 26


Teoria das restrições: Conceitos e Princípios

Resumo

Este artigo tem como propósito abordar os princípios e aplicações da Teoria das Restrições, denominada também de TOC (Theory of Constraints), esta teoria é uma metodologia de raciocínio e gerenciamento inovadora. Criada pelo físico israelense Eliuahu M. Goldratt, segundo ele, essa teoria é uma ciência organizacional, que fornece os princípios para que uma empresa, seja ela qual for, tenha sucesso. Portanto, se uma determinada empresa enfrenta obstáculos que a impedem de chegar ao seu objetivo, como falta de caixa, setores mais produtivos que outro, entregas atrasadas, funcionários que trabalham orientados por eficiência local e não para o negócio ganhar dinheiro, essa teoria irá fornecer conhecimentos, soluções aplicáveis para que tal empresa alcance seu sucesso, objetivando maximizar o ganho de dinheiro da empresa, com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes. Esse impedimento ou limitação que faz com que a empresa não se movimente em direção aos seus objetivos, é uma restrição. Tendo, como principal objetivo, para a maioria das empresas, o lucro, se algo há impede de gerar lucros, com essa teoria, iremos descobrir quais os fatores ou restrições, estão causando esse impedimento. Goldratt, compara uma empresa como uma corrente de metal, da qual, se puxarmos a corrente dos dois lados, a força aplicada será igual em todos os elos, se um dele for mais fraco que os demais, a corrente se partirá. Em uma empresa, a capacidade de produzir aquilo que vai gerar ganho, será igual ao recurso mais escasso que se tem, ou seja, é preciso encontrar dentro da empresa o elo mais fraco da corrente, do qual é chamado de gargalo produtivo, que emperra todo o sistema. Para solucionar essa restrição, é necessário que todos os setores, se movimentam de forma contínua e coordenada na mesma direção. O problema está focado no conceito e princípios que regem a Teoria das Restrições. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Teoria das Restrições. Gargalo. Gerenciamento. Ganho. Restrição.

1 Introdução

        A Teoria das Restrições, também conhecida como TOC (Theoruy of Constraints), foi criada nos anos 1980, por Eliyahu M. Goldratt, ele desenvolveu um sofware destinado à programação da produção. Esse software era conhecido como OPT (Optimized Production Timetables). Goldratt, abordava uma série de princípios relalacionados com as restrições do próprio sistema produtivo que eles consideravam.

        Em 1982, o nome do software passou a ser Optimized Production Technology. Com o intuito de refletir os princípios básicos da própria aplicação da OPT, ou seja, as regras do OPT começaram a ser formuladas com a compreensão crescente da superioridade que o software continha não em relação ao seu algoritmo mas principalmente ao que não se manifesta.

        “[...] No início de 1987, eu adotei a denominação que é utilizada atualmente – teoria das restrições. Uma melhor compreensão da psicologia fez com que eu substituísse a ênfase em princípios/regras por um processo iterativo focalizado. Além disso, as ramificações significativas que este processo apresenta para áreas tais como contabilidade, distribuição, markenting e desenvolvimento de produtos quase obrigaram a escolha da nomenclatura adotada”. (SRIKANT, 1989 apud COX, 2002, p. 36).

        A utilização da Teoria das Restrições, valoriza o resultado global em detrimento do resultado das partes, dando ênfase as restrições que são os obstáculos do sistema. E isso é feito para que estes não venham a prejudicar a lucratividade geral da empresa e alcance suas metas. Ou seja, propõe uma metodologia para analisar e buscar solucionar problemas, ligados não apenas a administração de produção, orientando a empresa, mas para o planejamento e controle da atividade contínua aprimorando para fomentar o atual competitivo da organização.

Muitas empresas que implementaram a logística de produção de Goldratt melhoravam significativamente a produção que problemas começavam a aparecer em outras áreas da empresa. Goldratt elaborou soluções para áreas das empresas, como logísticas de distribuição e gerenciamento de projetos. Porém ele sabia que as empresas precisavam de algo mais fundamental que apenas soluções prontas: toda vez que uma empresa aplicava as soluções que ele tinha criado ela dava um salto em competividade, mas depois estagnava. Ele então decidiu ensinar às pessoas o raciocínio lógico que usava para resolver problemas. (GIUNTINI, p.3).

Para ele, as empresas precisavam aprender a resolver seus próprios problemas para que pudessem garantir o seu futuro, para que pudessem melhorar continuamente Goldratt explicitou as ferramentas de raciocínio lógico que usava intuitivamente, as ensinando em seu livro A Meta.

        A Teoria das Restrições (TOC) é uma técnica estratégica para ajudar as empresas a melhorar efetivamente a taxa de conversão das matérias-primas em produtos acabados. Logo, a TOC proporciona a identificar e a eliminar restrições ou gargalos – locais onde os produtos parcialmente completos tendem a se acumular enquanto esperam para serem processados – no processo de produção. As restrições são qualquer coisa que limite o desempenho de uma empresa.

        No mercado competitivo global comum à maioria das empresas, a habilidade de ser mais rápido que os concorrentes é um fator crítico de sucesso. Muitos gestores argumentam que o foco na velocidade na abordagem TOC é crucial. Eles consideram a velocidade no desenvolvimento do produto, na entrega do produto, na produção como mais importantes, uma vez que os concorrentes globais encontram expectativas mais altas dos clientes em relação ao desenvolvimento rápido de produto e da pronta entrega. Muitas empresas da Internet, incluindo os vendedores de produtos para computador, vestuário, e outros bens de consumo, estão descobrindo que a promessa de pronta entrega é, algumas vezes, a única maneira de fazer uma venda, uma vez que a concorrência forçou todas as empresas concorrentes a fornecer produtos e serviços de qualidade excelente. (LIN, p.14, 2007).

        A TOC é formada por dois campos, os Processos de Raciocínio de um lado, e os aplicativos específicos (como logística de produção) do outro.

        Os processos de raciocínio da TOC ultrapassaram os limites da Administração e são usados em muitas outras áreas do conhecimento humano, eles formam a base de toda a TOC.

        Embora Goldratt, tenha a denominação de teoria, a TOC é mais do que o estudo crítico de princípios, hipóteses e resultados com o objetivo de determinar os fundamentos lógicos das restrições, pois oferece o acervo conceitual baseado em novos conceitos e paradigmas, incluindo as indicações e ferramentas necessárias para conduzir as organizações ao caminho da consecução de seu objetivo. Abandona a Contabilidade de Custos e adota a Contabilidade de Ganho como referencial para a formação dos preços. ((GIUNTINI, p.6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com