TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das relações humanas

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 10

OBJETIVO DO TRABALHO

Apresentar os principais conceitos relacionados à Teoria das Relações Humanas

1 – Qual o contexto da Teoria – Relações Humanas

A teoria das Relações Humanas desenvolvida por Gorges Elton Mayo praticamente surgiu no contexto da grande depressão em 1929 com a quebra da bolsa Nova – e preocupadas com seu desempenho e recuperação as empresas começam a tratar os funcionários estudando a complexidade humana no processo de produção.

Fonte: http://www.enfoquenet.com.br/administracao-2/teoria-das-relacoes-humanas/

        

2 – Principal autor e sua bibliografia:

Cientista social, australiano, falecido em 1949, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Harvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932. Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.

Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/elton-mayo

3 – Principal autor e sua pesquisa:

A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932, por Elton Mayo e seus colaboradores em uma fábrica de Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro Hawthorne e tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com os primeiros resultados, a pesquisa logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários.
Foi verificado pelos pesquisadores que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. A partir daí, eles tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, então estranho e impertinente, motivo pelo qual a experiência se prolongou até 1932, quando foi suspensa devido à crise de 1929. A fábrica da Western Eletric Company, já desenvolvia uma política de pessoal voltada para o bem-estar de seus operários e com a experiência pretendia, não o aumento de produção, mas sim, conhecer melhor seus empregados.

A experiência se desenvolveu em quatro fases

Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/elton-mayo

4 – Homem social X Homem Econômico

O foco do Homo Econômicos – motivação pelo dinheiro é gerado pelos estudos de Taylor, agora toma nova ênfase: o homo social, neste novo enfoque, observa-se os sentimentos dos trabalhadores e a formação de grupos.

Fonte: http://www.enfoquenet.com.br/administracao-2/teoria-das-relacoes-humanas/

5 – Explique porque segundo Elton Mayo, o desenvolvimento da civilização industrializada esmagou o homem? A que especificadamente, o autor estava se referindo?

Segundo Chiavenato (2000, p. 116) “ O trabalho era uma atividade exclusivamente grupal: onde os números de produção eram influenciados pelo clima organizacional e fatores de remuneração da equipe. Reação dos empregados como um grupo: Agiam seguindo as normas do grupo, a fim de manter os laços de amizade entre todos. Cooperação mútua: Os indivíduos deixam sua família, e tratam a cuidar somente da atividade remunerada, perdendo os laços familiares; buscando apenas os interesse dos patrões.”

6 – Qual o conflito social a civilização industrializada trouxe?

O operário não reage como individuo isolado, mas como membro de um grupo social. O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto” e de “ser reconhecido”.

Fonte: http//www.ebah.com.br/content/ABAAABq3YAK/teoria-administracao-ii

7 – Quais grupos primários da sociedade sofreram certa desintegração com a civilização industrializada

A civilização industrializada trata como conseqüência a desintegração dos grupos primários da sociedade, como família, os grupos informais e a religião, enquanto a família surgirá como uma nova unidade social que proporcionará um novo lar, um local de compreensão e de segurança emocional para os indivíduos.

Fonte: http://amigonerd.net/humanas/administracao/trh

8 – E diante desse cenário, qual a tarefa básica da Administração?

Formação de uma elite capaz de compreender e comunicar-se com o operário, e não o empregado compreender a lógica administrativa.

Fonte: http://alunodeadm.blogspot.com.br/2009/03/teoria-humanistica-da-        administracao.html

9 – Quais as críticas a T. R. H (Teoria das Relações Humanas)

Segundo Silva (2001, p. 212) “... Alguns estudiosos até a ridicularizaram e aos seus defensores, com títulos jacosos e apelidos como happines boys (garoto da felicidade) para significar a ênfase dos defensores nos aspectos sentimental dos participantes das organizações:

Algumas criticas: Validade cientifica (muitas das conclusões não são sustentadas por adequada evidencia cientifica), miopia dos enfoques, falta de adequado foco ao trabalho, negligencia da dimensão da satisfação do trabalho, super preocupação com felicidade, mal entendido do sentido da participação, a visão da decisão do grupo, geração de conflitos, antiindividualismo...”

10 – Explique a Teoria de Kurt Lewin sobre motivação:

Segundo Chiavenato (2000, p. 126) “... Kurt Lewin se referia em suas pesquisas sobre o comportamento social ao importante papel da motivação. Para explicar a motivação do comportamento, elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas explicações fundamentais:

A – Comportamento humano é dividido da totalidade de fatos coexistentes,

B – Esses fatos coexistentes tem caráter de um campo dinâmico no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais partes,

O comportamento humanos não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse espaço dinâmico é o espaço de vida que contem a pessoa e o seu ambiente psicológico” Lewin propõe a seguinte equação para explicar o comportamento:

C = f  (P , M)

                                 C = Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com