TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias cientificas

Por:   •  15/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Administração cientifica – Taylor

A administração cientifica se baseia nas tarefas dentro de uma organização, procurando usar métodos científicos para aumentar a produção e diminuir os custos de uma empresa usando principalmente a observação e mensuração, com essas observações Taylor percebeu que os operários de comparavam um com o outro, e se sentiam desmotivados quando percebiam que ganhavam um salário igual aos que produziam menos.

Ele também percebeu que alem dessa comparação que existia, os funcionários também diminuíam a produtiva por que colocavam seus interesses pessoais á frente do da empresa, existia muitos processos empíricos que faziam os operários perderem tempo, existia uma falta de conhecimento da gerencia sobre a rotina e tempos da tarefa, não existia uniformidade entre os funcionários e eles acreditavam que se produzissem muito, iriam ser substituídos pelas maquinas.

Taylor chegou a conclusão que para atingir o objetivo ele precisava estabelecer processos padronizados, selecionar operários com as características adequadas para as funções, treinar os operários para executar a tarefa e criar um ambiente de cooperação entre os operários, criando assim a organização racional do trabalho.

A organização racional do trabalho começou a dar ênfase em mudanças que segundo Taylor influenciava na produção dos operários, ela analisa os tempos e movimentos necessários para a produção, os movimentos que cansavam os operários e como diminuí-lo, a divisão e especialização dos operários, desenhos de cargos e tarefas, e incentivos para os funcionários que produzissem mais, o ambiente em que o operário trabalhava.

A teoria cientifica se baseia muito nas tarefas e pouco nas pessoas, isso fez com que ela recebe-se algumas criticas, entre elas estão: A falta de liberdade entre os operários, o excesso de movimentos repetitivos, a falta de conhecimento dos grupos informais, o fato dela enxergam um homem como um ser que só gosta de dinheiro e a limitação de campo, pois ela só pode ser utilizada em industrias. Todas essas criticas apontam aspectos que atrapalham na produção e desenvolvimento de um industria, fazendo com que a teoria cientifica não seja tão boa como poderia ser.

Henry Ford utilizou e divulgou a administração cientifica, e foi o percursos da produção em massa, baseando-se na teoria cientifica criada por Taylor, Ford adotou três princípios para melhorar sua produção que são:

-Principio da intensificação: Que buscava diminuir ao Maximo o tempo que existia entre a matéria prima e produto final.

-Principio da Economicidade: Que buscava reduzir a sua mercadoria parada, e vende-la o mais rápido possível, para que recebe-se antes mesmo de pagar pela matéria prima ultilizada.

-Principio de Produtividade: Aumentar ao Maximo a produção.

 Teoria clássica - Fayol

A teórica clássica por sua vez foca principalmente na visão da gerencia, tendo assim um conceito de cima para baixo das entidades, diferente da teoria Cientifica ela visa a estrutura que a organização precisa ter para ser eficiente.  Fayol idealizou funções que todo administrador deve saber para uma gestão adequada, são elas: Funções Técnicas, Comerciais, Contábeis, Financeiras e Segurança, que juntas coordenam e administram as demais áreas da empresa.

A partir das funções idealizadas Fayol criou 14 princípios básicos que segundo ele serve para auxiliar na administração.

1. Divisão do Trabalho: As pessoas mais especializadas e mais eficientes para executar seu trabalho. Este princípio é muito claro na linha de montagem moderna.

2. Autoridade: Os gestores precisam dar ordens para fazer as coisas. Enquanto a autoridade formal dá-lhes o direito de governar, os gestores nem sempre consegue a obediência, a menos que tenham autoridade pessoal (liderança).

3. Disciplina: Os membros de uma organização devem seguir as regras e convenções que governam a sociedade. Este será o resultado de uma boa liderança em todos os níveis, modalidades de equidade (tais acordos para premiar o desempenho superior) e as sanções por infrações, aplicadas de forma justa.

4. Unidade de Gestão: As operações que têm o mesmo objetivo devem ser abordadas por um único gestor e usar um único plano.

5. Unidade de Controle: Cada funcionário deve ser instruído sobre uma determinada operação, apenas uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com