TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração. Processos administrativos

Projeto de pesquisa: Teorias da administração. Processos administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Sabemos que as organizações estão passando por imensas transformações, transformações estas que proporcionam diversos acontecimentos inovadores, causando muitos impactos na vida de todos os envolvidos dentro e fora delas.

Foi mediante esses impactos que as empresas passaram a se preocupar com seus colaboradores e entre as preocupações e pontos de atenções que surgiram, as competências desses funcionários eram um deles, assim surgindo a Gestão de Competências de Profissionais, um tema fundamental para a compreensão das organizações.

O trabalho abaixo desenvolvido demonstra um pouco da importância e transformações que tal gestão causa dentro das empresas. Pois como lemos em um dos artigos estudados, essa gestão se trata de um contexto que “empurra” os profissionais para fora de suaszonas de conforto, uma estratégia nos ambientes competitivos de mercado por uma crescente complexidade.

O trabalho nos mostra como são definidas e desenvolvidas essas competências dentro das organizações, não esquecendo dos objetivos e necessidades de mercado.

Podendo ser vista como parte de um sistema imenso nas gestões dentro das organizações, a Gestão por Competências representa uma mudança cultural em direção a um sucesso que não visa somente as empresas, mas também seus colaboradores. Assim se mantendo nos padrões das que são inovadoras e continuando sua competitividade no mercado.

A seguir podemos entender de forma mais clara que apesar de todas as tecnologias, as empresas passaram a compreender que seu sucesso vai além do que máquinas e inovações em funcionamento.

O trabalho abaixo nos demonstra um pouco do que são e quais as consequências que as competências dos profissionais geram nas organizações, desde as mais antigas até as mais atuais.

2. DESAFIO PROPOSTO

Você trabalha em uma empresa comercial de pequeno porte, a L.O.C.A.L., que atua no mercado há 30 anos e que vem passando por uma reestruturação, necessária diante da evolução acelerada em que se vive nos dias atuais.

Esta situação está fazendo com que os colaboradores da empresa se assustem e sintam-se fora da sua “zona de conforto”, uma vez que o “acomodar-se” e achar que as coisas serão como sempre foram, é o pensamento de quase 70% dos funcionários, os quais possuem de 10 a 20 anos de empresa, estando prestes a se aposentar e não aceitando novasmudanças. Porém, nos dias atuais é necessário e esperado que o profissional desenvolva competências que garantam sua relevância e seu destaque no mercado de trabalho.

Diante disso, você, como líder do setor de vendas, recebeu a atribuição de reorganizar a sua equipe de trabalho, que conta com profissionais novos, recém-contratados e funcionários mais antigos, onde há choque de gerações e atitudes, gerando desmotivação e conflitos constantes.

O principal desafio está em descobrir os pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores, mapear estas informações, avaliar atividade exercida como maior aptidão na relação profissional x atividade exercida e criar uma estratégia para otimizar esta relação de habilidade/competência com ênfase principal no melhor desenvolvimento do negócio.

3. ETAPA PROPOSTA

3.1 ETAPA Nº 01

Teorias da Administração. Processos Administrativos.

Passo 01 - Pesquisar no PLT-302 e nas bibliografias complementares da disciplina Competências Profissionais (escolher duas obras - relacionadas abaixo); após esta pesquisa redija o entendimento principal adotado para toda a condução desta ATPS, no máximo três laudas:

1. O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história;

2. Assistir ao vídeo “A lição dos 5%” de Max Gehringer e, com base nesse ensinamento e nas

leituras complementares, descrever quais as habilidades e competências são necessárias para o administrador moderno. Vídeo disponível em:

Acesso em: 6 nov. 2013.

Compartilhado em: .

Passo 2 - Pesquisar no PLT 302 e nos artigosdisponível em:

https://drive.google.com/file/d/0BzEyXOpiO7qpZXYyMnJ6cHk2cFE/edit?usp=sharing

Acesso 23 de jan. de 2014 e,

https://drive.google.com/file/d/0BzEyXOpiO7qpZ1ItWXk5cklueWM/edit?usp=sharing.

Acesso 23 de jan. de 2014.

O que cada teoria administrativa surgiu em resposta aos problemas empresarias relevantes de uma determinada época, agrupar em uma tabela, as principais teorias, destacando:

• O foco de estudo desta teoria

• O nome de destaque da teoria em questão

• Em que consiste o estudo desta teoria

• As principais críticas que esta teoria sofreu

Após esta leitura, aponte a compreensão e padronização dos conceitos que o grupo adotará para a produção deste trabalho, em seguida, construa a teoria que será trabalhada com os tópicos acima mencionados.

Passo 03 - Debater sobre os conceitos levantados nos passos 1 e 2 (desta Etapa) e responder a seguinte questão: Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L. encontra-se? Justifique a resposta, apresentando em Power Point as visões individuais e o consenso definido pelo grupo (máximo 15 slides).

4. DESENVOLVIMENTO DE ETAPA

4.1 RESOLUÇÕES DA ETAPA 01

4.1.1 RESOLUÇÕES DO PASSO 01

Teorias da Administração. Processos Administrativos

A cada dia novas técnicas cientificas são incorporadas fazendo com que a Administração se torne uma ciência. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história,

Administração é o símbolo de organização onde os conceitos de estratégias,planejamentos, controles e direção de forma geral se misturam com um único objetivo, o crescimento da organização, o diferencial diante da concorrência e de uma maneira geral gerando benefícios para a sociedade.

Vivemos em um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com