TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceira Idade no Mercado de Trabalho

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A população idosa no país, vem crescendo cada vez mais, pois, a tecnologia e a inovação na medicina vêm contribuindo muito para que se tenha uma velhice mais saudável e longa.

Já existe uma pesquisa feita pelo IBGE que diz que a população idosa hoje, tem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 65 anos, uma quantidade considerável.

No atual cenário, muitos idosos se viram em uma condição de sustento obrigatório, pois, com a reforma trabalhista, se faz necessário continuar trabalhando e para isso, também é importante manter a saúde e a disposição em alta para conseguir seguir a diante e dar resultados.

Diante disso, fomos em busca de analisar o mercado e explorar como esses profissionais, como uma alta experiência, vem atuando e se mantendo ativo.

Infelizmente, ainda existe empresas que discriminam essa população, pois acreditam que por sua idade, não conseguem atender a demanda de trabalho, dificultando a inserção deles no mercado.

Porém, ainda sim, existem uma porcentagem pequena de empresas que acreditam no potencial e experiência que esses profissionais podem trazer ao ambiente corporativo, e já atuam com a inclusão deles no negócio.

Importante também analisar, o quanto o profissional com uma idade mais avançada acredita que pode sim continuar e buscar novas oportunidades. Vimos neste trabalho, a oportunidade de analisar este cenário e explorar melhor a inserção deles no mercado.

Palavras chaves: Idosos, inclusão, mercado de trabalho, avanço da medicina.

SUMARIO

INTRODUÇÃO 6

1.ENVELHECIMENTO 7

2.POPULAÇÃO IDOSA 7

3.INCLUSÃO DO IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO E SEUS DESAFIOS 8

4.GERAÇÕES – A IMPORTANCIA DAS GERAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES 9

4.1CARACTERÍSTICAS DE CADA GERAÇÃO 10

5.GANHANDO ESPEÇO NO MERCADO DE TRABALHO 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERENCIAS 12

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo em uma era onde o avanço tecnológico vem crescendo de uma maneira considerável e cada vez mais nos surpreendemos com este avanço, principalmente na saúde, há cerca de vinte anos atrás, não tínhamos a quantidade de tratamentos e atividades que possuímos hoje. Isso fez com que despertasse um certo interesse na população e por consequência disso, a qualidade de vida dessas pessoas, vem crescendo cada vez mais.

É notável que a cada ano que passa, as pessoas vem se preocupando com a saúde e buscando meios para prevenir doenças, uma delas é o esporte, hoje em dia, nota-se que muitos idosos estão inseridos em diversas atividades físicas e muitas das vezes levando o esporte de forma mais seria inclusive.

O que levou a acreditar que este idoso ainda sim, possui energia para continuar suas atividades normais, trabalhar, viajar, enfim, tudo o que um adulto de entre 40 e 50 anos faz hoje. Contudo, mesmo essas pessoas sabendo que estão com disposição e energia para continuar na ativa, ainda sim existe um certo preconceito com profissionais que passam dos cinquentas anos, pois, já são consideráveis velhos para algumas posições.

Existe uma pesquisa do IBGE que diz que cerca de 30 milhões de pessoas hoje, possuem mais de 60 anos de idade, ou seja, é uma quantidade considerável, se comparada com a população de mais de 200 milhões que o Brasil tem hoje.

A tendência deste cenário é aumentar, pois, o custo de vida esta cada vez mais alto, e grande parte dos jovens de hoje, não tem como objetivo principal, formar uma família e ter filhos, e se tiver, não passam de um filho ou dois.

Com isso, podemos avaliar que cada vez mais, nos deparamos com uma população mais adulta e então entramos no tema deste trabalho.

A população idosa está crescendo, é fato, mas o maior problema hoje é que ainda muitas empresas, não acreditam que esses profissionais, possam ainda sim dar resultados satisfatórios para o negócio.

Ainda assim, existe poucas empresas que acreditam nesta mão de obra e também na inclusão social, como o grupo GPA, que atualmente emprega aproximadamente quatro mil colaboradores maiores de 55 anos em toda a sua rede de negócio.

Os principais cargos ocupados são os operacionais, como empacotador e operador de loja, que hoje a empresa não exige um grau forte de experiência, mas que faz total diferença no dia a dia da operação da loja.

O grupo GPA acredita que esta mão de obra, tem muita valia, pois, a troca de experiência com os mais novos agrega muito no dia a dia, além de que, os idosos são mais pacientes, e podem contribuir nas imediações de conflitos com essa nova geração imediatista que o mercado vem recebendo.

1. ENVELHECIMENTO

O envelhecimento da população é de fato um acontecimento inevitável e que por sua vez, vem tomando uma proporção grande no mercado de trabalho e cada vez mais as pessoas, estão se adequando a esta nova realidade.

E a consequência desta realidade vem mudando o conceito na sociedade de que o idoso não é mais uma pessoa totalmente vulnerável e que deve ser tratado como uma pessoa que não tem mais utilidade para a sociedade. De acordo com o Estatuto do Idoso (2013, 3º edição, p.7)

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que, nos anos mais recentes, ganha maior importância nos países em desenvolvimento. No Brasil, o crescimento da população idosa é cada vez mais relevante, tanto em termos absolutos quanto proporcionais. Os efeitos do aumento desta população já são percebidos nas demandas sociais, nas áreas de saúde e na previdência.

2. POPULAÇÃO IDOSA

De acordos com os dados do IBGE hoje são cerca de 208 milhões de brasileiros e nos últimos cinco anos, ouve um aumento de 18% dos idosos, ou seja, em 2017 já haviam mais de 30 milhões de brasileiros com a faixa etária a partir de 60 anos.

Isso é decorrente da melhoria de condições da saúde, onde as pessoas estão buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com