TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização no serviço público

Por:   •  2/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

Terceirização no serviço público

No artigo intitulado “Estado, ordem social e privatização – As terceirizações ilícitas da administração pública por meio das organizações sociais, OSCIPs e demais entidades do “Terceiro Setor”, publicado na revista Fórum de contratação e gestão pública em 2007, o mestre em Direito e especialista em “Terceiro setor” Tarso Cabral Violin expõe os dispositivos de ordem constitucional capazes de descortinarem a dicotomia lícito/ilícito na prestação de serviços públicos ou de ordem social por entidades com ou sem fins lucrativos e a essencialidade da nossa Constituição cidadã.

Para o autor toda a discussão ocorre sobre o viés da responsabilidade direta, ou seja, não há de se pensar em uma desresponsabilização do Estado em relação à ordem social. O Estado em seus níveis – Federal, Estadual e Municipal – são constitucionalmente responsáveis diretos pelo Bem Estar Social de seus cidadãos, vide o Art. 193 da mesma: ”A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem estar e justiça sociais”.

O processo dialógico presente na argumentação é necessário devido às novas propostas de administração do social a partir da expectativa do neolibralismo. Tal movimento pressupõe políticas públicas voltadas ao mercado de bens e consumo, minimizando e descentralizando o papel do Estado em questões sociais. Essa proposta dita “contemporânea” transfere toda a responsabilização do Estado, essencialmente constitucional, para o chamado Terceiro Setor (ONGs e OSCIPs). Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello a Constituição de 1988:

“... apresenta-se com uma estampada antítese do neoliberalismo”

“... arrasa liminarmente e desacredita do ponto de vista jurídico quaisquer veleidades de implantação, entre nós, do ideário neoliberal”

Defende Violin que a Carta Magna é uma Constituição Social, onde em se tratando diretamente da ordem social, obriga a atuação primordial do Estado no âmbito da Seguridade Social – Previdência Social, Saúde e Assistência Social – e Educação, por exemplo. Vale ressaltar que a Constituição diferencia seu tratamento quando trata de atividades econômicas. Tal ordenamento econômico, por sua vez, propõe o Estado como subsidiário. A diretividade ocorrerá somente por imperativos de segurança nacional ou relevante interesse coletivo.

Os dispositivos constitucionais supracitados podem ser aludidos como responsabilidade direta do Estado (exclusivos) ou como responsabilidade conjunta (Estado e Sociedade Civil). No rol da responsabilidade direta temos os serviços de Previdência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Comunicação Social e as questões Indígenas. Já em se tratando de responsabilidade conjunta temos: o Desporto, o Meio Ambiente, os Direitos da Criança e do Adolescente e os Direitos dos Idosos.

Direta ou conjunta o Estado tem responsabilidade, pois pode atuar com todo seu aparelhamento para garantir o ordenamento social de forma democrática, justa e equitativa.

“Entendemos que o Estado tem um papel importante na execução direta de serviços sociais com educação, saúde, assistência social, etc. É permitido que a iniciativa privada preste estes serviços, que serão fiscalizados e em alguns momentos autorizados pelo Poder Público, mas é obrigatório que o Estado tenha o seu aparelhamento para prestação direta dos serviços sociais” (Violin, 2007, p. 07)

Outro aspecto importante do texto está posto sobre as terceirizações na Administração Pública. Com o contexto neoliberal as concessões de serviços públicos que antes eram ancilares, agora, passam a ser totalmente gerenciados pelos concessionários, ou seja, o Estado passou a ter responsabilidade subjetiva, e não objetiva como define a C.F de 1988.

Em análise do Tribunal Superior do Trabalho, a discussão relaciona-se ao conceito de atividade-fim e atividade-meio, garantindo juízo lícito nas terceirizações de atividades-meio. Para tais julgadores são exemplos de atividades-meio: serviços de vigilância e de conservação e limpeza. Essas atividades caracterizam-se pela inexistência de pessoalidade e de subordinação direta à Administração Pública.

Em se tratando de atividades-fim, a contratação de pessoal através de prestadores de serviços fere a legislação que preza pelo concurso público para tais atividades. Segundo Dora Maria de Oliveira Ramos não há lei expressa que impeça a terceirização na atividade-fim do terceirizante, porém a Justiça estabelece esta condição como presunção relativa de que, nesta situação, haverá fraude aos direitos dos trabalhadores, tornando tal contratação ilícita.

 O tema é contemporâneo e representa a percepção sobre os limites das terceirizações quanto aos indicativos e atividades sociais. Diante das exposições dos especialistas em Direito citados no Artigo em questão, evidencia-se que nossa constituição é pautada na cidadania e na garantia de direitos e justiça sociais, necessários à dignidade humana. O Estado é por direito – uma vez que representa o povo através da representatividade política eleita - o protetor dessa garantia, não tendo fundamento jurídico a transferência de responsabilidade para o Terceiro Setor das questões públicas diretamente ligadas ao social em sua totalidade ou essência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com