TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologia

Por:   •  2/4/2015  •  Monografia  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Em nossa analise dos conceitos de contabilidade de custos, concluímos a principio que no campo de terminologia contábil básica, são subdivididos vários grupos de classificação de custos onde custo direto devemos ter em mente que o mesmo é estimado de acordo com as funções que assim se denominam, ou seja, o mesmo está ligado diretamente aos fatores de produção de bens e serviços no momento de sua realização, sendo assim possível mensura-lo de imediato, dispensando a técnica de rateio para encontra-lo, já que é economicamente mais fácil de achar porque está incluso nos fatores de produção e de mão de obra.

Temos como exemplo de custos diretos: a mão de obra direta para a produção do bem e a matéria prima utilizada, também podemos utilizar como exemplo uma construção que tem como custos diretos o cimento, azulejos, pedra, areia entre outros.

O custo direto está ligado ao fato de quanto pagaremos para produzir e de quanto precisaremos de material para a construção de algo ou a realização de um serviço, por fim o mesmo é que serve de base para o inicio dos custeios para qualquer determinada operação ligada à produção de bens.

Para a empresa saber de fato quanto ela tem de custo direto para a realização de determinado fato produtivo seja ele de bens ou serviços à mesma precisa ter um controle rigoroso de seu estoque sempre controlando a entrada e saída dos produtos e suas quantidades, com ênfase no tempo de durabilidade ( validade se foro caso), também é necessário à mensuração dos gastos com a mão de obra de produção, exigindo assim um apontamento de dias, horas, minutos trabalhados e a quantidade de pessoas necessárias para a execução de determinada atividade.

Diferente de custo direto o custo indireto é mais complexo mensurar devido exigência técnica de rateio para ser medido, onde o custo indireto não está relacionado a cada produto ou serviço no momento de sua realização, desta maneira exigindo a técnica de rateio para saber o quanto custou cada fato empregado para a produção do bem ou serviço, como por exemplo, o salário do funcionário responsável pela manutenção da betoneira, que esta diretamente ligado ao andamento da obra porem, não pode ser considerado um custo direto porque sua função é indireta a realização da obra e só aconteceu porque em determinado momento o equipamento necessitou de reparos, ou seja, não esta diretamente ligado ao fator produtivo e sim ao fator de manutenção para a produção.

Os custos indiretos estão mais presentes nas empresas porque cada departamento é responsável pela elaboração de parte do serviço, para que no final o mesmo se concretize e sua missão é, exatamente saber o quanto cada departamento representa de custo para a produção de um bem ou serviço, sendo assim o mesmo necessita de um parâmetro para alocar os custos ao objeto custeado, para isso usa-se algum critério de rateio como, por exemplo, mensurar as horas trabalhadas do pessoal da limpeza com reparos no prédio da instituição como reformas e pintura, desta maneira então o rateio é utilizado para separar as horas trabalhadas com o serviço de limpeza e as horas trabalhadas com o serviço de reparos.

Desta maneira, a terminologia contábil tem uma classificação especifica o que facilita a analise dos numero declarados. Para que tal analise seja feita com coerência e exatidão, é utilizado grupos  que classificam os atos presentes e futuros na administração da empresa, que são:

  • Gastos: Ocorre quando há um sacrifício financeiro par a instituição, representado normalmente pela entrega do ativo ou dinheiro        , à vista ou à prazo e é decorrente da compra de bens ou serviços. Contabilmente gastos só existem quando há aquisição de bens ou serviços, no momento que se reconhece o ato como dívida.

  • Desembolso: quando ocorre o pagamento do bem ou serviço adquirido, independente do período que o mesmo foi efetuado.

  • Investimento: Acontece no momento da aquisição, seja na compra de matéria – prima, ou maquinários ou ainda de ações de outras companhias; desta maneira ele se torna um gasto alocado na conta do ativo pois acarreta em futuro retorno financeiro.
  • Custo: são gastos para transformação de matérias-primas em produto ou serviços final, que seja destinado a venda, como por exemplo: a compra de borracha como matérias-primas, para a produção de pneus, e o pagamento de salários com mão-de-obra operacional, desta maneira todo esse processo é denominado “Custo”.
  • Despesa: São gastos para consumo com a finalidade de gerar receita. Numa regra geral não existe despesa sem retorno financeiro, seja direto ou indireto; temos como exemplo a despesa com comissão de vendas, onde o colaborador gerou receita imediata ou à prazo para a empresa, e resultou na comissão, reduzindo o patrimônio liquido, sendo assim a despesa comissionaria é chamada de  Custo de Produto Vendido, finalmente despesa é a somatória de todos os componentes que compõem o custo de produção do bem ou serviço vendido.
  •  Perda: E a redução do ativo definitivo de forma involuntária por imperícia ou imprudência, são causados quando há consumo de bens ou serviços de forma involuntária. Exemplo: roubo de veículo da empresa, sem seguro, que gera prejuízo a empresa, e um gasto adicional inesperado, para substituir o bem perdido, ocorrido devido a imprudência de não assegurar o veiculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com