TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese de Administração Conceito Etmologico

Por:   •  17/8/2019  •  Tese  •  5.630 Palavras (23 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 23

A Influência e Importância do Supervisor Escolar no Ambiente Educacional Autora: Natália Maturana de Lima Matta

Universidade Salgado de Oliveira Departamento de Educação à Distância

Curso de Pós- Graduação lato Sensu Gestão Escolar: Administração, Supervisão e

Orientação Educacional.

Nome do professor orientador Adriana Penha da Costa Lima Peçanha

RESUMO

Este trabalho visou colaborar para a reflexão acerca da importância e influência do supervisor no campo educacional, a maneira como lidam com as crianças e adolescentes e o papel da instituição de ensino diante do cumprimento da função do mesmo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, embasada em artigos acadêmicos com objetivo de relatar o papel do supervisor educacional no processo de administrar um ambiente estudantil. A principal conclusão foi a necessidade de esclarecimento acerca da profissão, onde ainda enfrenta-se prematuro ou nulo entendimento acerca da mesma frisando sua importância e influência. A ideia de repassar a informação para a ampliação do entendimento sobre o assunto fora alcançada, uma vez que propagou-se, através de dados quantitativos e qualitativos, a conscientização acerca de tal importância.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Ensino; Escola; Sistema Educacional; Supervisão;

ABSTRACT

This work aimed to contribute to the reflection about the importance and influence of the supervisor in the educational field, the way they deal with children and adolescents and the role of the educational institution in the fulfillment of its function. The methodology used was the bibliographical research, based on academic articles with the purpose of reporting the role of the educational supervisor in the process of managing a student environment. The main conclusion was the need for clarification about the profession, where it still faces premature or nonsensical enlightenment about it, emphasizing its importance and influence. The idea of re- passing the information to the breakdown of these paradigms had been achieved, since quantitative and qualitative data were disseminated to raise awareness of this importance.

KEY-WORDS: Education; Educational System; School; Supervision; Teaching;

INTRODUÇÃO

Diante dos problemas e das dificuldades encontradas no ambiente escolar, juntamente ao avanço das tecnologias, o acompanhamento de crianças cujas famílias não apresentam devida estrutura no campo familiar e à necessidade de um aprofundamento de estudo com objetivo de melhorar e ampliar conhecimento das dificuldades existentes no campo estudantil, surgem questionamentos acerca do que seria o relacionamento entre instituição de ensino e aluno e levanta-se a necessidade de mostrar o campo de trabalho do supervisor educacional.

Conforme sugerido por Costa, (2013) o objeto da função do supervisor escolar é o processo e acompanhamento do ensino e da aprendizagem. E este campo do processo de ensino aprendizagem amplia-se: a supervisão dos programas realizados dentro da instituição de ensino, supervisão da escolha acerca dos livros didáticos, do planejamento do ano letivo e de ensino, supervisão da metodologia de ensino, a supervisão da avaliação de ensino aplicada, entre outros campos institucionais.

De acordo com o histórico houveram transformações no papel do supervisor escolar no decorrer das décadas. Sua função e suas ações, que antes eram voltadas primeiramente para o controle e para a inspeção escolar, tornaram-se, através dessas mudanças consideráveis, mais desafiadores, pois começaram a serem inseridos à formação, à orientação e ao acompanhamento pedagógico dos professores e de todo corpo estudantil (MOTTA, 2017).

Mesmo com toda mudança ocorrida através dos anos, ainda existem questionamentos como: Qual a relação de tal supervisor com sua equipe escolar? Como ele contribui para a escola? Qual seria a influência do supervisor? Qual seria portanto o papel real do supervisor escolar? Mediante tais questionamentos notou-se a necessidade de apresentar e esclarecer através dessa pesquisa a importância e significância do trabalho exercido pelo supervisor escolar dentro de uma instituição de ensino. Buscou-se portanto, através de um objetivo geral, apresentar e esclarecer de forma acessível e entendível, como o profissional possui extrema importância para o campo acadêmico.

  1. A SUPERVISÃO ESCOLAR E SEU PAPEL NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O conceito educação trata-se de um processo de transformação do ser humano, fazendo com que o mesmo desenvolva através de prévios conhecimentos, suas habilidades e potencialidades. Para que essa transformação aconteça, ser humano necessita de referências e essas referências podem vir de ambientes como: familiar, social e cultural. No decorrer de nossas vidas, convivemos com diversas fontes de aprendizado, dentro ou fora dos ambientes acadêmicos e em cada uma dessas experiências começamos a aprender inúmeras atitudes e maneiras que formam nosso caráter e nossa essência.

Com o avanço da tecnologia podemos verificar grandes desafios para a escola, pois a tecnologia vem ocupando um espaço significativo na rotina de aprendizado de crianças e adolescentes que passam a ter muito mais acessos à ela (SILVA, 2015). O acesso às diversas fontes de saberes pode ser prejudicial ou amigável, porém precisa ser filtrada para que a criança não cresça com formando um caráter não didático devido ao mau uso dessas tecnologias.

Em nossos tempos modernos e cotidianos, a escola possui um espaço de aprendizagem completo, contando com a ajuda dessas tecnologias e modificando o método de ensino e aprendizagem dos alunos. Hoje a escola dizima de forma positiva a ideologia de ser um ambiente opressivo e massivo, como era vista em épocas passadas, sendo reconhecida portanto como local predominado pelo diálogo e liberdade de expressão em conjunto ao desenvolvimento em harmonia e prazer, pois os profissionais que atuam na área da educação buscam tratar de forma mais assertiva, o acesso à cultura e valores éticos (SILVA, 2015).

O supervisor escolar, o profissional alvo da metodologia aplicada em todos os campos da instituição de ensino, cuja função é orientar, instigar, questionar, averiguar e motivar, possui portanto uma ação muito mais complexa de apoio e também de parceria com todo o corpo docente. O supervisor escolar trata-se portanto, do profissional orientador e organizador de todo trabalho pedagógico cujas funções são exercidas em todos os campos do ambiente educacional (OLIVEIRA et al. 2018).

Quando relacionamos todos os profissionais presentes nas instituições de ensino, o supervisor educacional é visto como aquele que estabelece um posicionamento, sendo capaz de fazer, movimentar, agir e envolver-se interagindo e relacionando-se com todos os ambientes da escola, indo muito além das salas de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (140.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com